WEC, Prólogo, dia 2: Toyota no topo da tabela de tempos

Por a 13 Março 2023 10:46

O paradigma pouco se alterou da primeira sessão de testes para a terceira. Mike Conway registou a volta mais rápida da sessão, completando a sua melhor volta em 1:48.473s no Toyota #7 no final das três horas e meia de teste. A volta mais rápida de Conway foi 0.008s segundos mais rápida que a do companheiro na equipa nipónica Sébastien Buemi no #8. O Porsche 963 #5, pilotado por Michael Christensen, foi o terceiro mais rápido, seguido por Alex Lynn no Cadillac #2 e Kevin Estre fechou o top 5 no Porsche #6. A Floyd Vanwall e a Glickenhaus Racing melhoraram significativamente os seus tempos do dia anterior, com cada um deles a completar fortes turnos com os três pilotos ao volante ao longo das três horas.

Em LMP2, o #22 com Filipe Albuquerque ao volante, voltou a ser o mais rápido (1:50.577s), enquanto nos GTE-Am, a Porsche ‘reservou’ as cinco primeiras posições da tabela de tempos, com Matteo Cairoli a registar o melhor tempo no #56 da Project1 A terceira sessão teve três bandeiras vermelhas e um Full Course Yellow.

Hartley colocou novamente Toyota no topo

Entre os Hypercar a situação não foi muito diferente na quarta e última sessão de testes, que foi interrompida e subsequentemente encurtada em 10 minutos após um incidente que envolveu David Heinemeier-Hansson no Oreca #28 da Jota e Thomas Flohr no Ferrari #54 da AF Corse. Brendon Hartley registou o tempo mais rápido, em 1:48.216s no #7, deixando o carro “irmão” de Mike Conway a 0.117s. Enquanto a Toyota garantiu pela terceira vez o melhor registo, a Cadillac Racing manteve o forte desempenho com o novo Cadillac Serie V-Series.R, depois de Richard Westbrook ter fechado o teste com o terceiro tempos mais rápido.

Em LMP2 foi o #41 da WRT a liderar a tabela de tempos, com Robert Kubica a fechar o teste com o crono de 1:50.827s, quase a meio segundo de diferença para o #48 da JOTA, enquanto Phil Hanson foi um dos mais rápido no #22 da United Autosports.

Na categoria LMGTE Am foi novamente um Porsche no topo, mas desta vez o #86 da GR Racing, com Ben Barker ao volante.

Na classe Hypercar, os problemas maiores durante os dias de testes coletivos foram os danos sofridos no Peugeot 9X8 #93 e no Ferrari 499P #51 depois de dois incidentes. Jean-Éric Vergne teve um toque num LMP2 ainda durante o primeiro dia e depois de James Calado ter perdido o controlo ao Ferrari, que ainda tinha os pneus frios, no início da sessão 3 e ter batido, a equipa foi obrigada a trabalhar no carro italiano, que não pôde marcar presença na última sessão de testes.

Acredita-se que com as novas regras do BoP seja mais difícil às equipas esconderem o seu jogo para tirar partido ao longo do ano, o chamado ‘sandbagging’. Por isso, analisando o que fizeram durante o teste coletivo, a Toyota parece partir mais forte para a primeira corrida do ano.

RESULTADOS COMPLETOS, AQUI.

Foto: FocusPackMedia/Gabi Tomescu

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