/velocidade/wec/wec-porsche-da-os-parabens-a-derek-bell/
 

WEC: Porsche dá os parabéns a Derek Bell

Derek Bell  é um nome incontornável da história de Le Mans. Com cinco vitórias em seu nome, quatro pela Porsche, a marca de Estugarda fez questão de parabenizar o piloto britânico pelo seu 80º aniversário.

Gostaríamos de desejar ao nosso antigo piloto um feliz aniversário. Derek Bell foi um piloto de sucesso da Porsche durante 35 anos“, diz Thomas Laudenbach, Chefe da Porsche Motorsport.

Nascido a 31 de Outubro de 1941 nos subúrbios de Londres, em Middlesex, Bell tinha 23 anos quando iniciou a sua carreira de piloto. Apenas um ano mais tarde, em 1965, estava a competir no Campeonato Britânico de Fórmula 3. O seu talento não passou despercebido, e a promoção ao Campeonato Europeu de Fórmula 2 e à Fórmula 1 seguiu-se rapidamente. O britânico disputou a sua primeira prova de endurance no Circuito de la Sarthe em 1970, e as suas últimas 24 Horas de Le Mans foram em 1996. Correu em Le Mans 26 vezes e venceu em cinco ocasiões, incluindo quatro vezes num Porsche.

“Competi pela primeira vez pela Porsche em Le Mans em 1971. Durante os testes nesse fim-de-semana, descobriram que eu estava a atingir 396 km/h na recta Mulsanne. Eu sabia que éramos rápidos, mas não tão rápidos assim, porque só tinha experimentado essa velocidade antes durante uma descolagem em Heathrow. Foi assim que foi a minha iniciação com a Porsche em Le Mans”, recorda-se ele. Outra coisa que relembra até hoje é a fiabilidade dos carros: “Em todo esse tempo, só uma vez é que algo se partiu”. Do lado da Porsche, tudo era sempre possível, diz Bell. “Eles tinham sempre em mente o futuro. Era apenas uma questão de garantir que o veículo corria e era seguro. Esse era o seu trabalho”. Bell recorda o Porsche 936/81 em 1981 como a sua mais querida memória de Le Mans. “Antes da primeira sessão de treino, eu nem sequer me tinha sentado naquele carro. Mas conseguimos a pole position, liderámos todas as voltas, e acabámos por ganhar a corrida. Foi um momento inesquecível para mim, porque foi uma espécie de regresso. Estou muito grato a Porsche por essa oportunidade”, disse o aniversariante. Ele e o seu colega de equipa Jacky Ickx ganharam uma das provas mais duras de endurance com uma vantagem de 14 voltas. Foram quase uma hora mais rápidos que o vice-campeão. “Não importava onde eu fosse visto com Jacky, ele atraía sempre uma multidão. Por vezes brincava: ‘Olá, sou Derek, também conduzo aqui'”, diz Bell com uma gargalhada. “Sempre o admirei e ainda hoje, somos amigos”.

Bell obteve numerosas vitórias no Porsche 956/962 com os seus companheiros de equipa Stefan Bellof, Jacky Ickx e Hans-Joachim Stuck, e ganhou o Campeonato do Mundo de Endurance em 1985 e 1986. “Nos meus 52 anos no mundo do desporto automóvel, Derek não só foi um grande amigo, como também o meu melhor e mais querido companheiro de equipa”, diz “Striezel” Stuck, antes de acrescentar: “Não é coincidência que o nosso quadro das boxes tenha dito “BeSt”. Em 1992, ele partilhou o cockpit de um Porsche 962 em Le Mans com o seu filho, Justin Bell, e Tiff Needell. Eles terminaram em 12º lugar. Hoje em dia, Bell vive na Florida.

Resultados durante a sua carreira de corridas com a Porsche:

1971
1º lugar 1.000km Buenos Aires, Porsche 917.
5º lugar 12h Sebring, Porsche 917
3º lugar 1,000km Brands Hatch, Porsche 917
2º lugar 1,000km Monza, Porsche 917
2º lugar 1,000km Spa, Porsche 917
3º lugar 6h Watkins Glen, Porsche 917
2º lugar 1,000km Barcelona, Porsche 917
1º lugar 1,000km Paris, Porsche 917

1976
3º lugar 1,000km Nürburgring, Porsche 934
7º lugar 1,000km Nürburgring, Porsche 911 Carrera RSR
4º lugar 6h Zeltweg, Porsche 935
3º lugar 6h Monza, Porsche 934

1978
3º lugar 1,000km Nürburgring, Porsche 934

1979
3º lugar 6h Riverside, Porsche 935

1980
2º lugar 6h Vallelunga, Porsche 908/03

1981
2º lugar 24h Daytona, Porsche 935
1º lugar 24h Le Mans, Porsche 936/81
1º lugar 500km Mid Ohio, Porsche 935

1982
2º lugar 24h Daytona, Porsche 935
2º lugar 6h Silverstone, Porsche 956
1º lugar 24h Le Mans, Porsche 956
2º lugar 1,000km Spa, Porsche 956
1º lugar 6h Fuji, Porsche 956
1º lugar 1,000km Brands Hatch, Porsche 956
2º lugar 9h Kyalami, Porsche 956
3º lugar 3h Daytona, Porsche 935

1983
1º lugar Brands Hatch, Porsche 908/03 Turbo
1º lugar 6h Riverside, Porsche 935
1º lugar 1,000km Silverstone, Porsche 956
2º lugar 24h Le Mans, Porsche 956
2º lugar 1,000km Spa, Porsche 956
3º lugar 1,000km Brands Hatch, Porsche 956
1º lugar 1,000km Fuji, Porsche 956
3º lugar 1,000km Mugello, Porsche 956
1º lugar 1,000km Kyalami, Porsche 956

1984
2º lugar 24h Daytona, Porsche 935
3º lugar 12h Sebring, Porsche 935
1º lugar 1,000km Monza, Porsche 956
2º lugar 6h Riverside, Porsche 962
1º lugar 500km Mid Ohio, Porsche 962
1º lugar 6h Watkins Glen, Porsche 962
1º lugar 1,000km Nürburgring, Porsche 956
3º lugar 3h Portland, Porsche 962
1º lugar 500 Miles Road America, Porsche 962
1º lugar 1,000km Spa, Porsche 956
1º lugar 500km Pocono, Porsche 962
1º lugar 1,000km Fuji, Porsche 956
1º lugar 3h Daytona, Porsche 962
1º lugar 1,000km Sandown, Porsche 956

1985
2º lugar 24h Daytona, Porsche 962
1º lugar 3h Miami, Porsche 962
2º lugar 12h Sebring, Porsche 962
2º lugar 1,000km Monza, Porsche 956
2º lugar 1,000km Silverstone, Porsche 956
1º lugar 500km Charlotte, Porsche 962
1º lugar 500km Mid Ohio, Porsche 962
3º lugar 24h Le Mans, Porsche 962
1º lugar 3h Watkins Glen, Porsche 962
1º lugar 1,000km Hockenheim, Porsche 962
1º lugar 1,000km Mosport, Porsche 962
2º lugar 1,000km Spa, Porsche 962
1º lugar 500km Ponoco, Porsche 962
1º lugar 1,000km Brands Hatch, Porsche 962
1º lugar 500km Watkins Glen, Porsche 962