F1: Novo sistema que apaga tempos com bandeiras amarelas pode ser testado em Austin

Por a 14 Outubro 2021 14:15

Depois do incidente com Fernando Alonso na Turquia, a FIA poderá testar um novo sistema que irá apagar os tempos por volta dos pilotos que passam por uma zona de bandeiras amarelas, numa qualificação.

Fernando Alonso esteve sob investigação nos primeiros instantes da qualificação para o GP da Turquia, depois de, supostamente, não ter levantado o pé numa zona de duplas bandeiras amarelas, onde os pilotos têm de estar preparados para parar a qualquer altura. Este sistema pretende que os pilotos não se sintam motivados a tentar ludibriar os comissários e assim garantir que cumprem as indicações dos comissários.

Michael Masi, diretor de corrida da F1, disse que o novo sistema poderá ser testado em breve:

“Isto poderia ser uma solução, vamos ver o que fazemos em Austin”, acrescentou Masi. “Fizemo-lo com os limites de pista e podemos investigar quais as áreas que funcionarão melhor e assegurar que não há consequências involuntárias. Parece, à primeira vista, que poderia ser uma boa resolução, mas é preciso falar sobre tudo isto com um comité consultivo desportivo, e essa é uma das questões em agenda. Há provavelmente um pouco de afinação na redação das regras que podemos fazer. Com alguma discussão que temos tido, há provavelmente algum aperfeiçoamento que podemos fazer para o tornar mais claro para todos”.

Como o potencial ‘teste’ não seria uma alteração ao regulamento, a FIA não precisaria de colocar a alteração a uma votação que é normalmente necessária caso a F1 deseje adoptar permanentemente uma ideia ou solução.

“É o caso, portanto não é sequer uma mudança de regulamento, pelo que a terminologia legal seria ‘ teste”’, confirmou Masi. “É necessário cumprir os requisitos do Código Desportivo Internacional, com a aplicação das bandeiras amarelas duplas, mas efectivamente para provar que não se respeitou as bandeiras amarelas.”

O que a F1 e a FIA pretendem é testar o sistema que funcionaria de forma semelhante aos limites de pista. Caso o piloto passe por bandeiras amarelas numa altura que está numa volta lançada, o sistema automaticamente apagaria a volta. O teste pretende verificar o sistema e entender as repercussões da medida. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Fez isso na qualificação e na Rússia fez uma manobra deliberada onde ganhou lugares na grelha e a FIA nem pestanejou. Depois anda a chorar e a tentar tapar o sol com a peneira falando que as outras nacionalidades é que são beneficiadas. hahahaha

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Experimenta um dia tirar as “pálas” e sair da tua caverna… Há todo um mundo cá fora!

hahahaha… Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado