CRÓNICA: Um piloto ‘vale’ um campeonato?
Olivier Pla é só um dos vários exemplos de pilotos que são afetados pela troca de data das 6 Horas de Fuji, o que aconteceu para ‘acomodar’ Fernando Alonso no Mundial de Endurance. A única data concomitante com o Mundial de Fórmula 1, eram as 6 Horas de Fuji, e ‘eram’ porque a FIA mudou a data, única e exclusivamente para ter a possibilidade de contar com a presença de Fernando Alonso no evento, marimbando-se por completo para tudo o resto. E tudo o resto é ‘somente’ a corrida de Petit Le Mans da IMSA, o que impede os pilotos que já tinha previsto – e mesmo assinado contrato tendo em conta os calendários inicialmente divulgados – disputar as duas competições.
É o caso de Olivier Pla: “Muito obrigado @FIAWEC, não acredito que tenham feito isso… a vossa falta de consideração e respeito para com os pilotos que têm contrato com uma equipa na IMSA para correr na North American Endurance Cup no mesmo fim de semana é inacreditável. Estou certo que não serei o único muito mal impressionado com o que fizeram” escreveu Olivier Pla na sua conta de Twitter.
É lícito que a FIA o tenha feito para potenciar uma competição que precisa que falem mais dela como do pão para a boca, mas é perfeitamente inadmissível que tomem uma atitude destas não olhando para outros pilotos seus associados. Uns são filhos, outros enteados. Basicamente a FIA lixou todos os que não se chamam Fernando Alonso. Uma vergonha.
E se alguém está a pensar “que se lixe o Olivier Pla”, de forma egoísta, claro, então que dizer de Harry Tincknell, Mike Conway, Nicolas Lapierre, Renger Van der Zande, Bruno Senna e claro, todas as suas equipas, tanto do WEC como da IMSA, que têm agora um mau problema em mãos. Provavelmente vão acabar por mudar também a data da corrida do Petit Le Mans, mas serei só eu a achar que isto, a ser feito, era quando todos, FIA, WEC e IMSA tivessem juntos, encontrado uma solução?
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O que é curioso é que as excursões do Alonso fora da F1 estiveram muito longe de dar os resultados pretendidos. Em Indianapolis esteve bem, mas enquanto andou não fez melhor que, digamos, o Max Chilton. (De resto, é fácil parecer muito bom num circuito onde existem duas rectas e quatro curvas e no meio de pilotos medíocres.) Em Daytona, quem brilhou foi o Lando Norris, que roubou completamente o protagonismo ao Alonso. Não deixa de ser interessante a forma como se criou, em ambos os casos, um furor exacerbado à volta do Alonso e, depois das provas, toda a… Ler mais »
O que o forista do so(i) se esqueceu de dizer foi que Alonso quando chegou a Ferrari fez muito melhor do aquilo que Vettel está a fazer, visto que nos seus três primeiros anos na equipa italiana conseguiu por duas vezes disputar o titulo até a ultima corrida, muito diferente do que o alemão conseguiu até agora. Mas também quem conhece o passado deste forista por aqui já sabe que se trata de um crónico anti-alonso, e por isso mesmo já ninguém dá muito crédito ao que por aqui escreve…já para não falar nos seus devaneios contra a redacção e… Ler mais »
O que o forista que tanto critica fez foi constatar um mais que evidente facto: Alonso ganhou zero campeonatos na Ferrari, e quase pela certa não ganhará mais nenhum em lado algum, como todos sabemos! Esteve perto de ganhar? Bom, também Schumacher e Raikkonen estiveram perto de ganhar os únicos dois campeonatos que Alonso ganhou, mas não ganharam – ganhou-os o Alonso! Isso também é um facto! E também constatou que há pilotos no ativo (e só falando destes…) com um palmares muito superior ao de Alonso (e com reais possibilidades de o aumentar, ao contrário de Alonso…) que não… Ler mais »
Curioso que numa resposta ao forista do so(i) quem por aqui aparece é este forista champafonso que existe, exclusivamente, para comentar negativamente noticias acerca do Alonso. De facto, o piloto espanhol ainda tem muita importancia, de tal maneira que até há “criaturas” que criam novos nicks só para comentar Alonso.
Cumprimentos e bom fim de semana!
O Alonso está a correr imensos riscos, sujeita-se a correr em competições totalmente novas para si e isso pode perfeitamente acabar em humilhações, ainda assim, dá a cara e vai à luta, pelo meio elogiando com a maior das tranquilidades o seu colega de equipa que realmente teve uma prestação brilhante. Apesar dos títulos e das vitórias que tem, muitas para uns, poucas para outros, a verdade é que pela sua demonstração de coragem e carácter dentro e fora das pistas, continua a somar cada vez mais adeptos pelo mundo fora, porque para muitos o que conta é tê-los verdadeiramente… Ler mais »
Nem mais. O que me mete impressão é o mediatismo à volta dele e as consequências que vem disso: quando ganha, ele é o herói, o centro, foi ele que deu a vitória à equipa, equipas que são compostas por dezenas de pessoas e no caso do WEC uma corrida de 24h é protagonizada por 3 pilotos, todos eles fazem as mesmas horas e contribuem para vitória ou derrota. Ms os outros dois ficam na sombra. Falam de Alonso só quando ganha e aí fica com o mérito todo. Quando perde aí já foi culpa de algum factor exterior ou… Ler mais »
É o que faz ter dois empregos, um deles sai prejudicado. Só que, desta vez, os prejudicados, são alguns colegas, não os patrões.
Em teoria é péssimo ter uma competição moldada à volta de um piloto, é até um bocadinho ridículo. No entanto, a presença do Alonso oferece uma visibilidade à competição que não pode ser ignorada, basta ver o que aconteceu na Indy 500, basicamente tudo dobrou com o espanhol a disputar o evento, de repente milhares de pessoas descobriram que afinal aquela corrida até é interessante e merece ser acompanhada com mais regularidade. O Alonso é um “milagre” para o WEC, aqui é indiferente ser o Alonso ou outro piloto da F1, a presença de um piloto de F1 reputado a… Ler mais »
Neste caso, a questão nem é ser ridículo ou não (eu acho que é), mas sim de Fuji ser a casa da Toyota e ele correr de Toyota. Se fosse noutro circuito, ou ele corresse noutra marca, talvez não tivessem alterado. Business as usual.