CRÓNICA: Um piloto ‘vale’ um campeonato?

Por a 10 Fevereiro 2018 08:27

Olivier Pla é só um dos vários exemplos de pilotos que são afetados pela troca de data das 6 Horas de Fuji, o que aconteceu para ‘acomodar’ Fernando Alonso no Mundial de Endurance. A única data concomitante com o Mundial de Fórmula 1, eram as 6 Horas de Fuji, e ‘eram’ porque a FIA mudou a data, única e exclusivamente para ter a possibilidade de contar com a presença de Fernando Alonso no evento, marimbando-se por completo para tudo o resto. E tudo o resto é ‘somente’ a corrida de Petit Le Mans da IMSA, o que impede os pilotos que já tinha previsto – e mesmo assinado contrato tendo em conta os calendários inicialmente divulgados – disputar as duas competições.

É o caso de Olivier Pla: “Muito obrigado @FIAWEC, não acredito que tenham feito isso… a vossa falta de consideração e respeito para com os pilotos que têm contrato com uma equipa na IMSA para correr na North American Endurance Cup no mesmo fim de semana é inacreditável. Estou certo que não serei o único muito mal impressionado com o que fizeram” escreveu Olivier Pla na sua conta de Twitter.

É lícito que a FIA o tenha feito para potenciar uma competição que precisa que falem mais dela como do pão para a boca, mas é perfeitamente inadmissível que tomem uma atitude destas não olhando para outros pilotos seus associados. Uns são filhos, outros enteados. Basicamente a FIA lixou todos os que não se chamam Fernando Alonso. Uma vergonha.

E se alguém está a pensar “que se lixe o Olivier Pla”, de forma egoísta, claro, então que dizer de Harry Tincknell, Mike Conway, Nicolas Lapierre, Renger Van der Zande, Bruno Senna e claro, todas as suas equipas, tanto do WEC como da IMSA, que têm agora um mau problema em mãos. Provavelmente vão acabar por mudar também a data da corrida do Petit Le Mans, mas serei só eu a achar que isto, a ser feito, era quando todos, FIA, WEC e IMSA tivessem juntos, encontrado uma solução?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
so23101706
so23101706
6 anos atrás

O que é curioso é que as excursões do Alonso fora da F1 estiveram muito longe de dar os resultados pretendidos. Em Indianapolis esteve bem, mas enquanto andou não fez melhor que, digamos, o Max Chilton. (De resto, é fácil parecer muito bom num circuito onde existem duas rectas e quatro curvas e no meio de pilotos medíocres.) Em Daytona, quem brilhou foi o Lando Norris, que roubou completamente o protagonismo ao Alonso. Não deixa de ser interessante a forma como se criou, em ambos os casos, um furor exacerbado à volta do Alonso e, depois das provas, toda a… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  so23101706
6 anos atrás

O que o forista do so(i) se esqueceu de dizer foi que Alonso quando chegou a Ferrari fez muito melhor do aquilo que Vettel está a fazer, visto que nos seus três primeiros anos na equipa italiana conseguiu por duas vezes disputar o titulo até a ultima corrida, muito diferente do que o alemão conseguiu até agora. Mas também quem conhece o passado deste forista por aqui já sabe que se trata de um crónico anti-alonso, e por isso mesmo já ninguém dá muito crédito ao que por aqui escreve…já para não falar nos seus devaneios contra a redacção e… Ler mais »

FormulaTwo+1
Reply to  *RPMS*™
6 anos atrás

O que o forista que tanto critica fez foi constatar um mais que evidente facto: Alonso ganhou zero campeonatos na Ferrari, e quase pela certa não ganhará mais nenhum em lado algum, como todos sabemos! Esteve perto de ganhar? Bom, também Schumacher e Raikkonen estiveram perto de ganhar os únicos dois campeonatos que Alonso ganhou, mas não ganharam – ganhou-os o Alonso! Isso também é um facto! E também constatou que há pilotos no ativo (e só falando destes…) com um palmares muito superior ao de Alonso (e com reais possibilidades de o aumentar, ao contrário de Alonso…) que não… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  FormulaTwo+1
6 anos atrás

Curioso que numa resposta ao forista do so(i) quem por aqui aparece é este forista champafonso que existe, exclusivamente, para comentar negativamente noticias acerca do Alonso. De facto, o piloto espanhol ainda tem muita importancia, de tal maneira que até há “criaturas” que criam novos nicks só para comentar Alonso.
Cumprimentos e bom fim de semana!

no-team
Reply to  so23101706
6 anos atrás

O Alonso está a correr imensos riscos, sujeita-se a correr em competições totalmente novas para si e isso pode perfeitamente acabar em humilhações, ainda assim, dá a cara e vai à luta, pelo meio elogiando com a maior das tranquilidades o seu colega de equipa que realmente teve uma prestação brilhante. Apesar dos títulos e das vitórias que tem, muitas para uns, poucas para outros, a verdade é que pela sua demonstração de coragem e carácter dentro e fora das pistas, continua a somar cada vez mais adeptos pelo mundo fora, porque para muitos o que conta é tê-los verdadeiramente… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Nem mais. O que me mete impressão é o mediatismo à volta dele e as consequências que vem disso: quando ganha, ele é o herói, o centro, foi ele que deu a vitória à equipa, equipas que são compostas por dezenas de pessoas e no caso do WEC uma corrida de 24h é protagonizada por 3 pilotos, todos eles fazem as mesmas horas e contribuem para vitória ou derrota. Ms os outros dois ficam na sombra. Falam de Alonso só quando ganha e aí fica com o mérito todo. Quando perde aí já foi culpa de algum factor exterior ou… Ler mais »

Pity
Pity
6 anos atrás

É o que faz ter dois empregos, um deles sai prejudicado. Só que, desta vez, os prejudicados, são alguns colegas, não os patrões.

no-team
6 anos atrás

Em teoria é péssimo ter uma competição moldada à volta de um piloto, é até um bocadinho ridículo. No entanto, a presença do Alonso oferece uma visibilidade à competição que não pode ser ignorada, basta ver o que aconteceu na Indy 500, basicamente tudo dobrou com o espanhol a disputar o evento, de repente milhares de pessoas descobriram que afinal aquela corrida até é interessante e merece ser acompanhada com mais regularidade. O Alonso é um “milagre” para o WEC, aqui é indiferente ser o Alonso ou outro piloto da F1, a presença de um piloto de F1 reputado a… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  no-team
6 anos atrás

Neste caso, a questão nem é ser ridículo ou não (eu acho que é), mas sim de Fuji ser a casa da Toyota e ele correr de Toyota. Se fosse noutro circuito, ou ele corresse noutra marca, talvez não tivessem alterado. Business as usual.

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado