24h le Mans: Ferrari mantém o rótulo de favorita

Por a 10 Junho 2025 18:51

A Ferrari faz parte do imaginário de milhões de fãs por todo o mundo, muito graças ao seu legado, à sua presença em algumas das principais competições e ao muito sucesso que foi conquistando. Em Le Mans, a Ferrari escreveu algumas das páginas mais bonitas da história da mítica prova francesa e da sua própria história. Em 2025, volta a entrar nesta corrida, com um objetivo bem definido: vencer.

Domínio inicial e uma era dourada:

A Ferrari irrompeu na cena de Le Mans em 1949, garantindo uma vitória imediata com o 166 MM Barchetta, conduzido por Luigi Chinetti e Lord Selsdon. Este início auspicioso prenunciou um período de sucesso sem paralelo. O final da década de 1950 e o início da década de 1960 marcaram a «Era de Ouro» da Ferrari em Le Mans, onde máquinas icónicas como o 250 Testa Rossa e o 250 LM superaram consistentemente a concorrência. A marca alcançou seis vitórias consecutivas entre 1960 e 1965, um feito que continua a ser uma referência na história das corridas de resistência. Pilotos lendários como Phil Hill, Olivier Gendebien e Jochen Rindt foram fundamentais para forjar esta era de domínio.

Uma mudança para pilotos privados e proeza GT:

Após a saída da marca após 1965, a presença da Ferrari em Le Mans continuou através dos incansáveis esforços de equipas privadas. Embora as vitórias à geral se tenham tornado difíceis de alcançar, os GT da Ferrari demonstraram consistentemente o seu ADN, garantindo inúmeras vitórias, contribuindo significativamente para o impressionante total de 37 vitórias da Ferrari à classe até 2025.

O glorioso regresso: um novo capítulo de vitórias gerais:

Após uma ausência de 50 anos da categoria principal, a Ferrari fez um regresso muito aguardado e, em última análise, triunfante à classe superior em 2023 com o seu 499P. Este regresso foi espetacular, pois a Ferrari desafiou as expectativas ao vencer a corrida em 2023 e 2024.

A chave para o sucesso recente está no Ferrari 499P. Utiliza uma unidade motriz com um motor V6 biturbo de 3,0 litros na parte traseira central, derivado do Ferrari 296 GT3, combinado com um motor elétrico no eixo dianteiro. O motor V6 produz até 500 kW (670 cv), enquanto o motor elétrico dianteiro adiciona até 200 kW (268 cv) acima de 190 km/h, alimentado por uma bateria de 900 V recarregada pelo Sistema de Recuperação de Energia da Ferrari. O seu chassis é um monocoque de fibra de carbono construído pela Dallara, com aerodinâmica desenvolvida em colaboração com o Centro de Estilo da Ferrari.

A vitória de 2024 elevou o total de triunfos da Ferrari em Le Mans para 11, consolidando a sua posição como o terceiro fabricante mais bem-sucedido na história do evento, atrás apenas da Porsche e da Audi.

Em 2025, a Ferrari AF Corse irá competir com três Ferrari 499P em Le Mans. O n.º 50 conta com Antonio Fuoco (ITA), Nicklas Nielsen (DEN) e Miguel Molina (ESP). O Ferrari 499P n.º 51 será pilotado por Alessandro Pier Guidi (ITA), James Calado (GBR) e Antonio Giovinazzi (ITA). Além disso, o Ferrari 499P #83 da AF Corse conta com Robert Kubica (POL), Yifei Ye (CHN) e Philip Hanson (GBR). Depois de duas vitórias consecutivas, a Ferrari vai tentar a terceira e é vista por muitos como uma das grandes favoritas ao triunfo. Le Mans nem sempre respeita os favoritos, mas o trabalho bem desenvolvido da Ferrari faz dela uma das estruturas mais fortes para esta edição.

Foto Abertura – Philippe Nanchino / Restantes – Oficiais

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado