Velocidade: José Rodrigues quer continuar evolução

Por a 5 Fevereiro 2019 17:30

José Rodrigues tem sido um dos nossos representantes nos campeonatos internacionais. O piloto de Braga participou no TCR Italy, além de ter participado no WTCR em Vila Real, como WildCard.

Depois de se ter estreado nos TCR em 2016, no nacional de velocidade, Rodrigues deu o salto para o estrangeiro e competiu no TCR Germany em 2017, tendo participado em Vila Real no ETCC. Em 2018 mudou-se para Itália, além de ter regressado a Vila Real, desta vez para correr na Taça do mundo. O piloto fez o balanço de 2018 e falou do que poderá ser a sua época 2019:

“2018 foi mais um ano internacional, onde evoluímos imenso mesmo com muitos handicaps durante as provas. Apesar disso, conseguimos estar sempre  entre os mais rápidos, inclusive sendo quase sempre o melhor Honda Fk2. No entanto, nunca conseguimos traduzir isso em grandes resultados, por uma razão ou por outra. Mas o automobilismo é mesmo assim. “

O piloto considerou a passagem por Vila Real o ponto alto da época, numa pista que gosta muito e numa competição de top:

“O ponto alto foi claramente, a presença no WTCR. Poder estar em pista com pilotos de nível grande nível, dos melhores do mundo, marcou-me. Mesmo com as condicionantes que nos colocaram, conseguimos andar a um nível espectacular. Como já disse anteriormente, se tivéssemos as mesmas condições que os outros pilotos sabia que, principalmente em Vila Real, podia entrar na luta pelo TOP 5, como ficou provado no primeiro sector do traçado, onde mesmo com mais 80Kgs que a maioria, consegui entrar nos cinco mais rápidos. Acabou por ser extremamente gratificante. Ter levado um carro sem histórico no WTCR foi a razão para me aplicarem o peso máximo e potência de 97,5%. Na altura tive uma proposta para fazer de Hyundai, talvez hoje não hesitasse. Ou mesmo de Cupra.

Rodrigues fez também a avaliação do TCR Italy:

“É um campeonato com pilotos muito aguerridos, com muito conhecimento das pistas, que me fez evoluir muito também. No entanto, muito diferente do profissionalismo e rigor que vi na Alemanha. Foi uma experiência muito proveitosa na minha carreira. A pista de Mugello, é simplesmente fantástica. Muito rápida, pista mais dedicada ao motociclismo, e por isso a gravilha não perdoa qualquer erro.”

Quanto ao futuro, o piloto ainda não tem nada definido. José Rodrigues testou alguns GT, mas para já o foco parece manter-se nos TCR:

“Para 2019, está tudo em aberto. Gostaria de continuar no TCR, porque depois destes anos de aprendizagem, é neste momento a categoria onde sei que posso triunfar em qualquer campeonato. Parece-me que o novo TCR Ibérico está bem montado, e pode ser atractivo para termos grelhas maiores, mas é sempre aquela velha questão.”

“Recentemente testei o Porsche Carrera GT3 Cup e o Lamborghini Huracan Super Trofeo. Foram dois convites de duas marcas, para poder conhecer melhor as máquinas. É sempre proveitoso e enriquecedor ter estes contactos, porque nunca se sabe o dia de amanhã.”

O piloto elogiou a nova competição GT4 que irá estrear-se este ano nas pistas do nosso país e deixou a porta aberta a esse tipo de competição:

“O campeonato GT4 é mais opção muito interessante para os pilotos do sul da Europa. Penso que o campeonato está muito bem montado, e a fórmula é vencedora, como podemos ver no GT4 European Series. Actualmente não penso participar, mas nunca se sabe porque gosto bastante de carros de tracção traseira.”

Os ventos de mudança que se sentem no panorama nacional da velocidade são motivo de optimismo para o piloto:

Naturalmente, vejo com bons olhos [o surgimento dos novos campeonatos] porque, principalmente na velocidade nacional, as coisas não estavam a funcionar há muito tempo. Quando as temporadas são realizadas com investimentos elevadíssimos, tanto das equipas como dos pilotos e no fim deixam má imagem, algo está errado. Compete às pessoas que pensam e gerem estes organismos todos os dias, pensarem na melhor solução tendo em conta a realidade do nosso mercado, numa perspectiva de médio e longo prazo, obviamente.”

Por fim, José Rodrigues falou da sua evolução como piloto, ele que em três anos competiu em três competições diferentes, sem contar com o ETCC e o WTCR.

“Julgo que tem sido uma evolução extremamente rápida. Comecei bastante tarde e costumo dizer que a minha escola é completamente diferente da generalidade dos pilotos que vem dos Karts. Tenho aprendido muito, e naturalmente quanto mais evoluís, reconheces que tens sempre de aprender mais e mais, tanto ao nível técnico, como psicológico.

Mas no geral, penso que ter tido a possibilidade de trabalhar com alguns dos melhores engenheiros e pilotos do mundo, foi muito importante. Dei um grande salto qualitativo, que me permite hoje competir pelos melhores lugares, nos melhores campeonatos do mundo.

Sempre tive muita ambição e garra dentro de pista, mas hoje tenho outro tipo de experiência, isso deve-se ao facto ter estado em grandes grelhas. “

Quanto a sonhos para o futuro… Rodrigues quer continuar a experimentar novas realidades e tentar campeonatos diferentes:

“Sou um apaixonado por campeonatos de carros de turismo. Nasci a ver fotografias e vídeos deste tipo de corridas. E hoje, tenho o prazer de já ter competido em grandes campeonatos como, o Alemão, o Italiano, o Europeu e o Mundial. Talvez falte um campeonato Inglês …. Mas a curto prazo, gostaria de ter condições para poder lutar por vitórias num destes campeonatos. Mas todos sabemos que não é fácil, e isso depende sempre de muitas variáveis. “

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado