/velocidade/tcr/tcr-pilotos-nacionais-comecam-a-dar-o-salto/
TCR: pilotos nacionais começam a dar o salto | AutoSport

TCR: pilotos nacionais começam a dar o salto

Por a 3 Maio 2018 16:14

O sucesso do TCR tem sido uma evidência desde a sua introdução em 2015. Enquanto o WTCC apostou numa formula de maior sofisticação e maiores custos, o TCR optou pela via oposta, com uma regulamentação que permite  uma relação custo/beneficio muito mais apelativa e garante que os carros tenham performances muito próximas, evitando domínios exagerados. Em três anos, os TCR conquistaram inequivocamente o seu espaço na cena internacional, de tal forma que o WTCC, que definhava devido ao pouco interesse (e mais importante, devido aos custos elevados), deu lugar ao WTCR, uma taça do mundo com a regulamentação TCR.

Passamos de uma grelha de 15 ou 16 carros para 27 carros em pista, com grandes lutas, corridas emocionantes e muita incerteza quanto ao vencedor. Mesmo o ETCC que tinha uma grelha algo curta, tem agora 18 pilotos inscritos e muitos deles nomes sonantes dos turismos.

Em Portugal, o campeonato nacional de velocidade adoptou também a regulamentação TCR, e esperava-se que o interesse na categoria máxima da velocidade portuguesa aumentasse. Em 2016 vimos alguns regressos às pistas e grelhas que embora pequenas, proporcionaram boas corridas e mostravam que havia potencial. Em 2017 o campeonato não evoluiu como se esperava e embora a iniciativa do TCR Ibérico fosse muito interessante no papel na prática não reuniu o interesse do lado de lá da fronteira e mesmo cá a ideia não terá sido acarinhada como deveria ter sido. Em pista o número de carros era ainda reduzido mas a qualidade e a competitividade apresentada em pista era digna de registo.  Numa altura em que se colocam algumas interrogações sobre o futuro do campeonato, temos provas que a escolha dos TCR foi a certa. Francisco Abreu irá competir no TCR Europe, Gustavo Moura e Francisco Mora estarão presentes na ronda inaugural da mesma competição e até Edgar Florindo, que se estreou no ano passado no CNVT já experimentou as sensações da competição fora de portas.

Os pilotos nacionais estão a olhar para os campeonatos internacionais com ambições legitimas. Nunca faltou talento nas pistas nacionais e com os TCR, as equipa e pilotos começaram a correr com maquinaria igual à dos adversários. Há agora hipóteses dos pilotos lusos  mostrarem a sua valia fora de portas sem handicaps exagerados. Era isso que a introdução do TCR pretendia e embora por cá o campeonato ainda precise de conquistar os pilotos e as equipas, começamos a ter exemplos que o salto para as competições internacionais está agora mais facilitado.

No TCR Europe teremos três pilotos com máquinas novas e com vontade de mostrarem a qualidade que existe em Portugal. E mesmo o WTCR poderá ser uma rampa de lançamento com os dois wild cards a serem preferencialmente pilotos portugueses. Já há suspeitas de quem poderá ocupar as vagas e em breve surgirão novidades.

Resta esperar que a sorte sorria aos nossos representantes e que as suas prestações possam permitir o aparecimento de novos projectos, com qualidade e ambição.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
últimas TCR
últimas Autosport
tcr