TCR Europe: Capítulo final em Barcelona

Por a 17 Outubro 2018 11:54

Começam a chegar ao fim vários campeonatos do desporto motorizado e no próximo fim de semana teremos mais uma festa de encerramento, desta vez no TCR Europe.

A competição que veio substituir o ETCC  foi um sucesso a todos os níveis com muitos inscritos, um calendário interessante, luta renhida até ao fim e até com uma dose de polémica. A competição que ficou ao cargo da WSC juntou assim os ingredientes todos para interessar aos fãs e revitalizar o europeu de turismos que passava por uma fase de menor fulgor.

Barcelona é palco na sétima e última ronda da competição e iremos ter casa cheia para as duas derradeiras corridas de 2018. Além dos habituais inscritos, teremos novos nomes que irão aumentar a grelha e as disputas em pista. Petr Fulin foi dos primeiros nomes a ser confirmado, ele que foi o último campeão do ETCC em 2017. A juntar ao piloto checo teremos, Mike Halder vindo do TCR Germany, Klim Gavrilov um jovem russo de 18 anos que se irá estrear a nível internacional e que compete no TCR Russia, Nikola Miljković outro jovem de 23 anos vindo da Sérvia e Ashley Sutton, campeão no BTCC e que tem apostado nos TCR e irá competir também na ronda espanhola. A juntar à já extensa lista teremos Norbert Michelisz e Nathanaël Berthon, dois pilotos do WTCR.

A estrutura portuguesa Sports & You terá pela primeira vez este ano 2 Peugeot 308 TCR ao seu encargo, com o habitual Francisco Abreu e a novidade,  Enrique Hernando Alonso, piloto espanhol que  tem tido sucesso no CER e que faz em Barcelona a sua estreia internacional.

A luta pelo título ainda está em aberto, embora Mikel Azcona esteja em posição privilegiada. O piloto espanhol lidera o campeonato e tem 19 pontos de vantagem sobre Jean-Karl Vernay. Duzan Borkovic é também um dos pilotos que está a tentar levar o título para casa, ocupando a terceira posição com 134 pontos, menos 30 que o líder. Attila Tassi na quarta posição tem ainda uma ligeira hipótese mas os 41 pontos de diferença são já uma distância considerável, sendo que estão em jogo 50 pontos neste fim de semana.

A representação nacional estará ao cargo de Francisco Abreu, como foi acima referido. O piloto madeirense tem evoluído ao longo desta época e tem-se adaptado aos confrontos “mais físicos” no TCR Europe, onde por vezes surgem alguns exageros, fruto da aplicação pouco uniforme de penalizações, que potencia alguns excessos como vimos em Monza. Mas tanto Abreu como o Peugeot 308 TCR tem mostrado um crescimento sustentado que abre boas perspectivas para o futuro. Francisco Mora, 10º classificado não deverá estar presente ele que mostrou muito potencial e chegou a vencer uma corrida, na Hungria. Mora é um dos oito pilotos que venceu este ano no TCR Europe. Apenas Vernay e Borkovic conseguiram vencer mais que uma vez este ano (três vitória para cada piloto) sendo que os restantes vencedores apenas provaram o champanhe da vitória por uma vez.

Será um fim de semana de grandes emoções e de grande tensão. Olhando para o que aconteceu em Monza, é de esperar que a acção em pista seja ainda maior, juntando os candidatos ao título, os pilotos convidados que chegam para se mostrarem e os pilotos que fizeram a época toda que querem fechar com chave de ouro o ano.

Os pesos foram revistos para a prova e os Audi foram os mais prejudicados com o aumento de peso, ficando com 60 kg de lastro de compensação, tornando-se no carro mais pesado da grelha. O Cupra TCR terá um aumento de peso (20kg de lastro) tal como  o Hyundai e o VW Golf. Do outro lado da balança o Subaru WRX STI TCR, o Peugeot 308 TCR e o Honda Civic ficaram mais leve. Os dados estão lançados para a ronda final do TCR Europe. Resta esperar pela competição e ver quem será o melhor.

Alfa Romeo Giulietta TCR – 0kg –  1225kg

Audi RS 3 LMS –                            60kg – 1315kg

Cupra TCR –                                      30kg – 1275kg

Honda Civic FK8 TCR –          40kg – 1305kg

Hyundai i30 N TCR –                20kg – 1285kg

Peugeot 308TCR –                           0kg – 1245kg

Subaru WRX STI TCR –             0kg – 1245kg

Volkswagen Golf GTI TCR– 10kg – 1265kg

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas TCR
últimas Autosport
tcr
últimas Automais
tcr
Ativar notificações? Sim Não, obrigado