TCR Europe: 31 inscritos para 2019

Por a 21 Abril 2019 09:35

Depois de uma época 2018 recheada de boas corridas, com luta pelo título renhida até a ultima prova, o TCR Europe continua na senda do sucesso.

A competição europeia de maior expressão nos TCR confirmou em 2019 que é uma porta de acesso privilegiada para o WTCR. Mikel Azcona, campeão em 2018 no TCR Europe, já dá nas vistas no WTCR, e tem a companhia de Jean Karl Vernay (que no ano passado fez os dois campeonatos) e Attila Tassi, quarto classificado.

Para este ano os responsáveis da prova querem mais e melhor e para já o número de inscritos é muito bom com 31 pilotos. Do ano passado transitam pilotos como Dusan Borkovic, que foi um dos candidatos ao título e que este ano deverá repetir a candidatura, Viktor Davidovski, Stian Paulsen,

Maxime Potty, Julien Briché, Dániel Nagy e Josh Files. De referir a ausência de Stefano Comini um dos pilotos mais bem sucedidos com máquinas TCR.

A estes nomes juntam-se outros bem conhecidos de outras paragens como o caso de Davit Kajaia (que participou no TCR International), Aurélien Comte piloto Peugeot que mostrou muito potencial em 2018 no WTCR, John Filippi também ele vindo do WTCR para pilotar um Megane TCR, Luca Filippi  ex-Fórmula E, Tom Coronel este ano com um programa duplo, competindo no WTCR e no TCR Europe, Gianni Morbidelli (ex -WTCR) e Mat’o Homola ex-WTCR e vencedor de uma das corridas da ronda portuguesa em Vila Real.

O campeonato conta este ano com uma presença feminina reforçada com Marie Baus-Coppens, Jessica Bäckman e Lilou Wadoux.

Temos também novidades ao nível das nacionalidades representadas com Santiago Urrutia, piloto vindo do Uruguai, estrela na Indy Lights, que aposta agora nos TCR, Abdulla Ali Al-Khelaifi do Qatar (apoiado pela Autoridade para o Desporto Motorizado do Qatar, numa aposta para apoiar os talentos locais), Olli Kangas da Finlândia e Kajaia  da Geórgia. O contingente francês é de respeito com 10 pilotos gauleses.

Infelizmente a representação portuguesa, que no ano passado tão boas prestações teve, ficou reduzida apenas aos membros da organização da competição. Paulo Ferreira, promotor do campeonato, em declarações ao AutoSport já afirmou que espera que esta situação mude num futuro a curto prazo. No ano passado Francisco Mora (agora no TCR Ibérico e no Open de Velocidade) e Francisco Abreu (agora no GT4 SES) foram os nossos representantes, sendo que Gustavo Moura fez a primeira prova do ano passado.

“Estou entusiasmado mas também ciente que ter muitos carros em pista pode criar dificuldades extra na gestão de uma corrida. O aumento do número de carros em pista pode levar ao aumento do número de incidentes, que levem a bandeiras amarelas e Safety Cars, o que tira a beleza das corridas e desmotiva os pilotos e equipas,” disse Paulo Ferreira à AustoSport.

A minha preocupação é ter corridas bonitas, nas pistas com o tradição, que é uma das razões do sucesso. Procurei fazer o campeonato no centro da Europa para ser controlado em nível de custos de deslocações. Teremos um bom número de carros em pista e espero que isso não se torne num problema e que se mantenha apelativo para pilotos e fãs.”

Quanto ao número de máquinas presentes em pista, a Peugeot é a segunda mais representada com seis carros, atrás da Hyundai com 10 máquinas. seguem-se a Cupra (cinco carros), Volkswagen e Honda (três carros), Audi (dois carros) e a grande novidade, os Renault Megane TCR que fazem a estreia no campeonato (dois carros).

Para este ano uma das novidades é a nova escala de pontos. A nova escala atribuirá 40 pontos para o vencedor da corrida e, em seguida, 35, 30, 27, 24, 21, 18, 15, 13, 11, 9, 7, 5, 3, 1.

O calendário da competição passa por algumas das melhores pistas da Europa e decorre de abril a outubro:

27/28 Abril – Hungaroring

17/19 Maio – Hockenheim

8/9 Junho – Spa-Francorchamps

13/14 Julho – Red Bull Ring

3/4 Agosto – Oschersleben

21/22 Setembro – Barcelona

12/13 Outubro – Monza

De referir que a ronda de Barcelona terá também em pista os carros do TCR Ibérico.

O TCR Europe está muito forte, com bons nomes, boas máquinas e um óptimo calendário. Com o WTCR cada vez mais restrito, o TCR Europe é a opção ideal para os pilotos que queiram manter-se numa competição de alto nível internacional, com perspectivas de subirem ao topo mundial. Um campeonato que promete muito.

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