Taça do Mundo de GT FIA em Macau: Chuva de Estrelas

Por a 13 Novembro 2019 11:22

Quatro ex-campeões da Taça GT Macau-SJM-Taça do Mundo de GT da FIA vão lutar pela vitória na edição deste ano do evento entre uma interessante formação de estrelas internacionais das corridas de GT. Edoardo Mortara, Maro Engel, Laurens Vanthoor e Augusto Farfus Jr, que somam oito vitórias entre si, vão regressar à corrida decisiva de GT3 do final de temporada do programa do Suncity Grupo 66º Grande Prémio de Macau.

Mortara, que ganhou o apelido de ‘Sr. Macau’ graças às suas seis vitórias na corrida de GT e no Grande Prémio de Macau de Fórmula 3, vai conduzir novamente um Mercedes-AMG GT3, este ano, pela equipa de fábrica Mercedes-AMG Team Craft Bamboo Racing. O italiano, que venceu a Taça GT Macau em 2011, 2012 e 2013 e, depois, em 2017, após esta se ter tornado Taça do Mundo de GT da FIA, vai correr no circuito citadino da Guia de 6,2 km pelo 12º ano consecutivo. Terceiro classificado, atrás de Farfus Jr e Engel, no ano passado, Mortara deixou, mesmo assim, a sua marca ao melhorar a volta recorde da corrida que tinha realizado em 2013 a caminho do pódio.

Engel, entretanto, regressa pelo sétimo ano consecutivo com o objetivo de estender a sua série de pódios que remonta a 2014, o ano da sua primeira de duas vitórias na corrida. O piloto alemão conduzirá pela Mercedes-AMG Team GruppeM Racing, com a qual terminou em segundo lugar o ano passado.
O segundo carro da equipa GruppeM apoiado pela fábrica será tripulado por Raffaelo Marciello, um antigo piloto da Ferrari Driver Academy e vencedor do título do Blancpain GT Series em 2018.

A Mercedes-AMG Team Craft Bamboo Racing também irá colocar um segundo carro a correr, para o campeão da ADAC Formel Masters em 2013 e da Audi Sport R8 LMS Cup em 2017, Alessio Picariello, um dos cinco pilotos classificados como prata pelo sistema de categorização da FIA, convidados para participar no evento.

Mais Mercedes estão inscritos para pilotos prata por um par de equipas asiáticas. A Zun Motorsport Crew colocará em pista um Mercedes-AMG GT3 para Adderly Fong, de Hong Kong, China, que tem várias participações em Macau em seu nome, tanto no Grande Prémio de Macau de Fórmula 3, como na Taça GT Macau. A Solite Indigo Racing tornar-se-á a primeira equipa sul-coreana a inscrever-se na corrida com Roelof Bruins, o campeão da ADAC Formel Masters em 2013 e, agora, uma presença regular no Blancpain GT World Challenge Asia.

O vencedor do ano passado da Taça GT Macau – SJM –Taça do Mundo de GT da FIA, Farfus Jr, está de regresso com a BMW Team Schnitzer. O brasileiro, que fazia parte da campanha do construtor alemão no Campeonato do Mundo de Endurance da FIA em 2018/19, conduzirá um dos dois BMW M6 GT3 do pelotão. A ele se junta o piloto da BMW no DTM Joel Eriksson, que correrá pela equipa habitual em Macau, Fist – Team AAI.

A Audi, a marca mais bem-sucedida nos 11 anos de história da Taça GT Macau, estará representada por cinco carros. A equipa belga WRT, vencedora da corrida com Laurens Vanthoor em 2016, participará com dois Audi R8 LMS GT3. O irmão mais novo de Laurens, Dries Vanthoor, vencedor da prova de Suzuka do Intercontinental GT Challenge, em Agosto deste ano, conduzirá um carro de fábrica sob a bandeira da Audi Sport Team WRT. Charles Weerts, um vencedor de corridas em 2019 no Blancpain GT World Challenge Europe com a equipa, correrá na segunda inscrição.

Christopher Haase renova a sua ligação à equipa Phoenix Racing, com a qual venceu as 24 Horas de Nurburgring em 2012 e 2014, enquanto o sul-africano Kelvin van der Linde, um piloto de fábrica da Audi como Vanthoor e Haase, correrá pela Audi Sport Rutronik.

A estrela chinesa em ascensão de corridas de GT, David Chen, um piloto regular no Blancpain GT World Challenge Asia, completa a formação da Audi num R8 da Audi Sport Team Asia TSRT.

A Porsche tem quatro carros na lista de inscritos, cada um para ser tripulado por um piloto de fábrica. A Rowe Racing, a representante da marca alemã na Blancpain GT Series Endurance Cup nesta época, inscreve um par de Porsche 911 GT3-R. Estes serão conduzidos por Laurens Vanthoor e Earl Bamber, os campeões da classe GT Le Mans no IMSA SportsCar Championship na América do Norte, nesta temporada.

Vanthoor venceu esta corrida em 2016, na sua última participação pela Audi, e tem competido com a Porsche nos dois últimos anos. Por duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, Bamber foi o vencedor da corrida extra-campeonato da Porsche Carrera Cup em Macau, em 2013, e fará a sua sexta participação no evento.

A participante chinesa Absolute Racing também vai correr com um par de 911 GT3-R para o actual campeão do WEC na classe GTE Pro e vencedor das 24 Horas de Spa de 2019, Kévin Estre, e para Alexandre Imperatori. O francês Estre regressa ao Circuito da Guia pela primeira vez desde 2016, quando terminou em segundo na corrida. O suíço Imperatori também não é um estranho a Macau, tendo terminado no pódio no evento de GT em 2012 e 2013.

Os Treinos Livres para a Taça GT Macau – SJM –Taça do Mundo de GT da FIA começam na quinta-feira, 14 de Novembro, com os Treinos Cronometrados a decorrerem no dia seguinte. A Prova Classificativa de 12 voltas, no sábado, 16 de Novembro, decidirá a grelha de partida da Taça GT Macau – SJM –Taça do Mundo de GT da FIA, que se irá correr durante 18 voltas no domingo, antes do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3.

Lista de Inscritos – CLIQUE AQUI

2
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
macickx
Membro
macickx

É possível dar horários de Portugal? Obrigado

macickx
Membro
macickx

já vi obrigado

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport