Super Seven by Toyo Tires: reviravolta na luta pelo vice-campeonato da 420R

Por a 25 Novembro 2019 00:03

Terminou em alta a Super Seven by Toyo Tires, o troféu de maior longevidade do automobilismo nacional. No desfecho da temporada, um duplo triunfo de J.J. Magalhães permitiu reviravolta na luta pelo vice-campeonato da 420R. O Campeão já estava encontrado desde Portimão, Pedro Salvador, que não participou nas corridas do Estoril devido a uma lesão nas costas.

A ultima corrida da temporada, com 10 pilotos em posição de chegar ao triunfo até à derradeira amostragem da bandeira de xadrez, voltou a ilustrar o enorme equilíbrio de uma competição que continua a bater recordes de forma sistemática

Pedro Salvador (420R), Bernardo Bello (S1600 Pro) e José Kol Almeida (S1600 Business) são os campeões da temporada 2019.

No último dia da temporada 2019, viveram-se três corridas que certamente ficarão na memória dos pilotos, das equipas e do público que, neste domingo, se deslocaram ao Circuito do Estoril para celebrar mais uma grande festa da Velocidade em Portugal.

No entanto, foi na derradeira contenda que as emoções atingiram o seu ponto mais alto, consequência de uma batalha extenuante e absolutamente extraordinária entre um grupo de 10 pilotos da categoria 420R. Mas também da consagração de José Kol Almeida, que garantiu o título de campeão da categoria Business da melhor forma possível: com um saboroso triunfo!

CORRIDA 1

A abrir a manhã de Domingo, as hostes arrancaram com mais um amigável despique entre os pilotos portugueses e britânicos da 7 Race Series que militam na mais potente classe 420R. Saindo da 1.ª posição da grelha, J.J. Magalhães conseguiu resistir nas primeiras voltas aos avanços de Francisco Villar, Diogo Tavares e José Carlos Pires, mas também de David Henderson, Richard Ainscough e Phil Jenkins.

Motivado pelo triunfo obtido no dia anterior, embora com satisfação contida depois de este ter sido decidido na secretaria, como o próprio viria a admitir (herdou-o fruto de uma penalização aplicada a posteriori a Francisco Villar), o piloto do Team Norte (Magalhães) agarrou-se com unhas e dentes ao comando da prova, chegando mesmo a liderá-la à geral durante grande parte da corrida.

Com um ritmo fortíssimo, Henderson viria, contudo, a passar para a frente, mas J.J Magalhães fez o suficiente para assegurar o triunfo entre os portugueses, concluindo a corrida com apenas 3 décimos de vantagem sobre Diogo Tavares e cerca de 4s para José Carlos Pires, que deste modo encerraram o pódio.

No 4º lugar, Gonçalo Lobo do Vale cruzou a linha da meta à frente de Ricardo Rajani, Diogo Costa, Duarte Lisboa, Nuno Afonso, Luís Lisboa e Rodrigo Galveias, num top 10 que esteve sempre muito animado. Atrás deste grupo, Paulo Costa superou Tiago Sousa, Daniel González-Vallinas e Rui Silva.

Não-classificados por motivos distintos, David Saraiva completou apenas uma volta com problemas de temperatura no motor do carro, ao passo que Luís Calheiros Ferreira viu ceder o veio de transmissão do seu Caterham durante a 3ª volta. Já Francisco Villar ficou arredado da corrida com problemas no carro após um toque provocado por outro concorrente.

CORRIDA 2

Dedicada aos S1600 portugueses, a 2ª corrida do dia viveu do grande combate travado entre José Kol Almeida e Frederico Brion Sanches na classe Business. Os dois pilotos alternaram o comando durante quase toda a prova, mas o piloto da BCM Sports (José Kol Almeida) voltou a fazer-se valer de um tramo final muito forte para somar o triunfo, embora Brion Sanches tenha realizado a volta mais rápida da categoria.

Não-classificados, Fernando Costa cumpriu apenas duas voltas, encostando junto aos rails com problemas no seu Caterham, enquanto Bruno Martins completou apenas uma, tendo decidido abandonar, por precaução, após uma passagem mais agressiva por um corretor.

Na S1600 Pro, Bernardo Bello aproveitou as ausências de Luís Filipe Oliveira, que optou por não participar no Domingo para recuperar fisicamente das lesões sofridas numa caída de moto e que o condicionaram durante o fim-de-semana, e ainda de Pedro Falé, que ficou sem carro no dia anterior, para travar um combate contra si próprio ao longo de toda a corrida.

Francisco Figueiredo ainda procurou dar réplica nas voltas iniciais, mas o novo campeão da categoria (Bello) demonstrou um ritmo de qualificação surpreendente ao longo dos 25 minutos da prova. Atrás de Figueiredo, na 3ª posição, Pedro Lacerda festejou um pódio merecido, concluindo a corrida à frente de António Nunes Almeida e Miguel Couceiro.

CORRIDA 3

Costuma dizer-se que o melhor está guardado para o fim e a validação do adágio popular ficou demonstrada na derradeira contenda do dia. Juntos pela primeira vez no Domingo, os habituais concorrentes do Super Seven by Toyo Tires deram corpo a uma das melhores corridas da história da competição e proporcionaram um grande espetáculo desportivo.

O elogio feito pelo eventual vencedor entre os 420R, que a descreveu como “a melhor corrida” dos seus 30 anos de carreira, diz tudo sobre as emoções vividas dentro do carro, numa prova que teve todos os ingredientes que contribuem para a paixão pelo automobilismo: suspense, emoção, inúmeras ultrapassagens e condições do piso mutáveis, com a chuva a surgir nos instantes finais para criar ainda mais incerteza sobre o resultado.

Partindo novamente da pole-position, Francisco Villar fez de tudo para aguentar o arranque fulminante de J.J. Magalhães e Diogo Tavares, com José Carlos Pires colado atrás destes e a segurar um comboio formado por Gonçalo Lobo do Vale, Ricardo Rajani, Luís Calheiros Ferreira, Duarte Lisboa, Diogo Costa e Luís Lisboa.

Durante grande parte da corrida, este grupo esteve separado por menos de 2 segundos, sendo impossível decifrar a quem iria sorrir a vitória. Enquanto J.J procurava defender-se de Tavares, Villar espreitava uma oportunidade para aproveitar um erro de ambos enquanto se mantinha colado a este duo. Todos passaram pelo comando da prova, e a chuva que se abateu sobre o Circuito do Estoril só veio trazer ainda mais incerteza.

No final, seria mesmo J.J. Magalhães a festejar novo triunfo, o 3º de um fim-de-semana épico em todos os sentidos, e a garantir, assim, o vice-campeonato da categoria. A incríveis 55 milésimos de segundo, Diogo Tavares terminou na 2ª posição, à frente de Francisco Villar, Gonçalo Lobo do Vale e José Carlos Pires.

Autor da volta mais rápida da corrida, Diogo Costa fez uma segunda parte da prova muito forte, recuperando posições enquanto se envolvia em combates muito animados contra Luís Calheiros Ferreira, Ricardo Rajani, Duarte Lisboa e Nuno Afonso — os restantes pilotos no top 10.

Atrás deste grupo cruzaram a linha da meta Luís Lisboa, Rodrigo Galveias, Ricardo Guedes, Paulo Costa, Tiago Sousa e Daniel González-Vallinas. A rematar um último terço de campeonato difícil, Sérgio Saraiva não alinhou nesta prova, depois de a equipa não ter conseguido solucionar o problema sofrido pelo primo David na corrida anterior.

Na S1600 Pro, Bernardo Bello confirmou o domínio exibido nas corridas anteriores com novo triunfo, à frente Miguel Couceiro, que repetiu pódio, e ainda de Rodrigo Nunes de Almeida, que se estreou nele esta temporada.

Na classe Business, José Kol Almeida recebeu a consagração desejada como novo campeão com mais um triunfo para a sua conta pessoal, subindo ao 1º lugar do pódio na companhia dos seus rivais em 2019, Frederico Brion Sanches e Bruno Martins. Tal como Sérgio Saraiva, Fernando Costa também não alinhou para esta corrida.

Concluídas as 6 rondas de uma temporada inesquecível, o Super Seven by Toyo Tires despede-se de 2019 com a presença de oito equipas (BCM Sports, Team Norte, Comval, BS Motorsport, Atomic-Mageltech, Team Nova Driver, Speedy Motorsport e CRM Motorsport) e os seguintes resultados nas categorias 420R, S1600 Pro e S1600 Business.

420R

1º Pedro Salvador

2º J. J. Magalhães

3º Diogo Tavares

S1600 Pro

1º Bernardo Bello

2º Luís Filipe Oliveira

3º Francisco Figueiredo

S1600 Business

1º José Kol Almeida

2º Frederico Brion Sanches

3º Bruno Martins

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas SUPER 7
últimas Autosport
super-7
últimas Automais
super-7