Porsche Cup Brasil: Marçal Muller e Felipe Fraga conquistam pole position

Marçal Muller e Felipe Fraga dominaram a qualificação para o GP Paulo Pinheiro, a etapa de 300 km que marca o início da temporada do Endurance Challenge da Porsche Cup C6 Bank no Algarve.
Os pilotos do Porsche #544 lideraram ambas as sessões de qualificação, alcançando uma média de 1:46.285, uma vantagem impressionante de 0.621s sobre Lucas Salles e Rafael Suzuki no carro #70, que ficaram com o segundo melhor tempo.

Qualificação competitiva
Além do domínio do carro pole, conduzido por Muller, que obteve três poles e um segundo lugar em quatro sessões válidas pelo campeonato de sprint da Porsche Cup C6 Bank, incluindo a da semana passada também no Algarve, a restante grelha manteve a competitividade característica das provas de longa duração. A diferença entre o segundo classificado e o 16º foi de apenas um segundo.
A segunda fila será ocupada pelo Porsche #7, do nove vezes campeão Miguel Paludo, líder do campeonato de sprint com 100% de pódios este ano, em parceria com Alan Hellmeister. Esta é a 200ª corrida de Paludo no evento, que já soma 155 pódios nas 199 provas anteriores. O quarto lugar foi conquistado pelo Porsche #27, da dupla de Pernambuco, Sérgio Ramalho e Josimar Júnior, a primeira equipa da classe Sport na grelha. O #77, de Chico Horta e William Freire, também da classe Sport, completa o top 5.
A pole na Carrera Rookie ficou com o Porsche #911, de Silvio Morestoni e Jeff Giassi. Morestoni já se tinha destacado na divisão na etapa de sprint da semana passada e, apesar de ter recorrido ao carro reserva para a qualificação deste sábado, demonstrou um desempenho notável.

Challenge: Leite e Carbone na frente
Pela Challenge, a pole foi para o carro #66, de Sadak Leite e Fábio Carbone, com uma média de 1:49.278. Seguiu-se o #98, de Cecília Rabelo e Pietro Rimbano, com 1:49.347, a melhor média da divisão Sport. Na Challenge Rookie, Daniel Neumann e Gustavo Bandeira registaram 1:49.504.
Formato da corrida
O GP Paulo Pinheiro terá uma duração de 300 km (65 voltas) ou um máximo de 2 horas e 30 minutos. O regulamento da prova inclui três janelas de pit-stop obrigatórias, cada uma com oito minutos de duração, que serão abertas quando o carro líder completar 16, 31 e 48 voltas.
Cada equipa tem um tempo mínimo de paragem obrigatória, geralmente de 6 minutos entre a entrada e a saída das boxes. Para que a paragem seja considerada válida, é obrigatório trocar de piloto. Na prática, isto significa que o piloto que iniciar a corrida deverá também realizar o terceiro stint, com o companheiro a realizar os stints 2 e 4.
Para uma melhor distribuição dos stints, o regulamento também estipula um máximo de 33 voltas para o piloto de maior graduação de cada dupla.
A prova atribui pontos pela ordem de cada categoria no final da volta 30, conferindo pontos para o primeiro segmento apenas aos carros que tenham efetuado um pit-stop obrigatório até esse momento. O final do segmento será indicado no posto de sinalização da direção de prova, e a corrida continuará normalmente sob bandeira verde ou amarela, se esta já estiver em vigor por motivos de segurança.
Novidade: Boost na Carrera
Introduzido pela Porsche Cup C6 Bank em 2025, o Boost continua disponível no campeonato de endurance. Tal como nas provas de sprint dos carros da geração 992, o mecanismo de acréscimo de potência para aumentar a emoção nas disputas é limitado a partir da qualificação. O regulamento do GP Paulo Pinheiro estabeleceu 20 acionamentos, a partir dos treinos realizados no sábado. O uso de cada Boost é de livre escolha pelas equipas, e o traçado do Algarve já demonstrou nas corridas de sprint da semana passada que permite mais do que um trecho de aproveitamento máximo do seu acionamento, adicionando uma variável extra à estratégia.
A corrida tem início previsto para as 9:03 (horário de Brasília), com transmissão pelos canais digitais oficiais da Porsche Cup C6 Bank, Band e Sportv.
Declarações dos pilotos
Marçal Muller: “Estou muito feliz, estamos a começar este campeonato com o pé direito. Fiz um bom trabalho e o Felipe esteve muito bem, com uma volta fantástica que garantiu a nossa pole. É uma corrida longa, mas encaramos como quatro corridas de sprint, porque o carro é muito fiável e dificilmente terá problemas. Por isso, partir na frente é, sem dúvida, uma boa vantagem.”
Felipe Fraga: “Primeiro, tenho de agradecer ao Marçal pelo convite e a todos os patrocinadores. Já não vinha à Porsche Cup há muito tempo, mas adoro este evento e todo o trabalho que o Dener faz. É um privilégio poder fazer dupla com um piloto como o Marçal. Nem sabia que tinha feito uma volta tão rápida, entrei tranquilo, sem pressão – e acho que, dessa forma, as coisas fluem ainda melhor, porque ele já tinha criado uma boa vantagem em relação ao segundo tempo. Só tenho de agradecer a toda a nossa equipa, engenheiros e mecânicos, e claro, ao Marçal.”
Lucas Salles: “Estava muito quente nesta altura em comparação com o treino da manhã. Foi uma sessão difícil, com muitos carros na pista e bastante trânsito. A bandeira vermelha atrapalhou um pouco a nossa estratégia inicial, mas, felizmente, a nossa primeira volta foi limpa e contou bastante para o resultado da dupla. De manhã, não usámos pneus novos no treino e o carro melhorou bastante com isso.”
Miguel Paludo: “Não estou muito satisfeito com o nosso tempo, mas sabemos que a bandeira vermelha é uma consequência que pode acontecer. Sabíamos que havia esse risco ao deixar a volta rápida para o final. Não foi o ideal, mas estou feliz por ter subido de 21º para terceiro e satisfeito com isso. O equilíbrio do carro estava muito bom, mesmo sem a temperatura ideal dos pneus para a volta rápida com o Boost. Agora é focar em amanhã e, se tudo correr bem, estaremos na frente.”
Josimar Júnior: “Este resultado é fruto de um trabalho longo, que já vínhamos a desenvolver desde a corrida de Sprint. O Sérgio fez uma bela volta e colocou-nos na segunda fila. A corrida é longa, por isso, de qualquer forma, vamos precisar de uma boa estratégia para continuar na frente e tentar vencer. Mas este resultado já é um forte indicativo da nossa performance. O nosso carro está muito bem afinado e agora é dar tudo na corrida.”
Sérgio Ramalho: “Estou muito feliz com a volta do Josimar. Com a minha, nem tanto, porque acabei por não conseguir fechar a última tentativa, mas, claro, temos de comemorar esta pole na Sport e a largada no top 5 geral. Agora é pensar bem na nossa estratégia para amanhã e dar o nosso melhor, tentando repetir este bom resultado na corrida.”
Silvio Morestoni: “Estamos muito contentes, principalmente pela equipa. Este já é o terceiro carro que estou a pilotar neste fim de semana, devido a alguns problemas no ABS, e a equipa técnica da Porsche está a fazer de tudo para deixar o carro pronto e em pleno funcionamento para amanhã. Como sou um piloto com menos experiência, é mais difícil adaptar-me rapidamente a um carro diferente, porque cada um tem reações distintas. Vamos ver se amanhã conseguimos alinhar com o carro titular. Hoje não consegui extrair tudo o que queria, mas estou muito feliz com o resultado.”
Jeff Giassi: “A qualificação, como sempre, foi muito competitiva, com pilotos de altíssimo nível – vários deles, inclusive, foram meus instrutores quando eu estava a começar na Porsche Cup. Conquistar a pole na Rookie ao lado do Silvio é um sentimento muito especial. Isso mostra não só o trabalho que estamos a fazer como pilotos, mas também o esforço de toda a equipa e, numa escala maior, da própria Porsche Cup, que me desenvolveu como piloto. Hoje, trabalhando juntos, conseguimos esta pole position.”
Sadak Leite: “Deu tudo certo nesta sessão. A pista piorou bastante em relação ao treino da manhã, mas a nossa média de tempos está boa. Estou muito confiante, apesar de a pista exigir bastante do carro. Amanhã vamos ter cuidado para chegar até ao final. Segunda pole consecutiva, gostei muito da pista e estou muito feliz.”
Cecília Rabelo: “Estou muito contente, conquistámos o segundo tempo geral e o primeiro na categoria Sport. Amanhã a corrida é longa, mas estaremos muito bem preparados. A nossa média está muito boa, guardámos bastante pneu para a prova e acredito que tanto eu quanto o Rimbano fizemos um bom trabalho. Agora é focar para manter este ritmo. Amanhã o calor será intenso, por isso faremos alguns ajustes no carro a pensar na longa duração da corrida. Vamos trabalhar nas estratégias, estamos fortes e com as expectativas bem altas.”
GP Paulo Pinheiro – Grid de largada
- #544. Marçal Muller e Felipe Fraga – 1:46.285
- #70. Lucas Salles e Rafael Suzuki – 1:46.906
- #7. Miguel Paludo e Alan Hellmeister – 1:46.995
- #27. Josimar Junior e Sergio Ramalho (S) – 1:47.241
- #77. Francisco Horta e William Freire (S) – 1:47.361
- #33. Antonella Bassani e Nicolas Costa – 1:47.377
- #118. Matheus Comparatto e Arthur Leist – 1:47.520
- #17. Rodrigo Mello e Marcos Regadas (S) – 1:47.534
- #888. Lineu Pires e Beto Gresse (S) – 1:47.763
- #100. Seba Malucelli e Marcos Gomes (S) – 1:47.775
- #88. Pedro Boesel e Lirim Zendeli – 1:47.778
- #911. Silvio Morestoni e Jeff Giassi (R) – 1:47.817
- #85. Eduardo Menossi e Leonardo Reis (R) – 1:47.847
- #14. Carlos Campos e Thiago Vivacqua (S) – 1:47.876
- #80. Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr (S) – 1:47.878
- #87. Nelson Monteiro e Thiago Camilo (S) – 1:47.889
- #12. Marco Pisani e Renan Guerra (R) 1:48.066
- #22. Caio Castro e Danilo Dirani (S) – 1:48.357
- #15. Leonardo Sanchez e Rafael Martins (R) – 1:48.420
- #25. Paulo Sousa e Galid Osman (R) – 1:48.453
- #38. Eric Santos e Gabriel Robe (R) – 1:48.692
- #66. Sadak Leite e Fabio Carbone – 1:49.278
- #98. Cecilia Rabelo e Pietro Rimbano (S) – 1:49.347
- #23. Leonardo Herrmann e Vitor Baptista – 1:49.439
- #11. Flavio Sampaio e Bernardo Pinheiro (R) – 1:49.452
- #45. Jose Moura Neto e Matheus Iorio (S) – 1:49.468
- #21. Daniel Neumann e Gustavo Bandeira (R) – 1:49.504
- #83. Marco Billi e Maurizio Belli (R) – 1:49.664
- #246. Rafa Brocchi e Vitor Genz (R) – 1:49.893
- #999. Claudio Reina e João Gonçalves (R) – 1:50.031
- #55. Carlos Ruiz e Carlos Ruiz Jr (R) – 1:50.499
- #74. Piero Cifali e André Bragantini Jr (R) – 1:50.913
- #2. Luiz Souza e Bruno Bonifacio (S) – 1:51.195
- #99. Wagner Pontes e Rafael Reis (R) – 1:52.362
(S) Sport
(R) Rookie
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI