Tudo a postos para o fabuloso Algarve Classic Festival

Por a 16 Outubro 2015 10:52

Realiza-se na próxima semana o Algarve Classic Festival, evento que o Autódromo Internacional do Algarve organiza desde 2009, e que é uma autêntica festa dos clássicos de competição.

Desde o ano passado que o evento passou a ser organizado por Diogo Ferrão, o organizador da bem-sucedida Iberian Historic Endurance, a quem cabe a responsabilidade de dar ‘sangue novo’ ao evento, em conjunto com o Autódromo Internacional do Algarve.

Este ano, a grande festa dos clássicos vai contar também com a presença dos três campeonatos nacionais de clássicos da Full Eventos: “Não poderíamos deixar de estar presentes. As corridas de clássicos no nosso país têm tido um crescimento assinalável e o melhor exemplo disso é o Racing Weekend, que com os clássicos recebe uma animação muito especial. Acho que os nossos pilotos merecem discutir os títulos e encerrar os campeonatos numa festa assim, perante um público internacional” disse Paulo Ferreira, da Full Eventos.

Relativamente a todas as competições extra nacionais, Diogo Ferrão, revelou ao Autosport que ”Até ao momento contamos com 350 Equipas inscritas, mais 50 carros de clubes portugueses totalizando 400 clássicos. Em termos de Pilotos temos 550 pilotos, sendo que 90% deles são estrangeiros, começou por dizer.

Sendo este um evento que junta a nata dos clássicos de competição a nível internacional, vão estar presentes modelos fabulosos, e para além do Lola do Team BIP, que volta a Portugal como estrela principal do Algarve Classic Festival, há outros modelos a seguir com mais atenção, tal como nos disse Diogo Ferrão: “Por exemplo o Ferrari 250GT Breadvan, que será outro cabeça de cartaz. Este modelo único, projetado por Giotto Bizzarrini e Piero Drogo, participou nas 24 Horas de Le Mans de 1962 e é um dos mais preciosos Ferrari alguma vez feito. Uma verdadeira obra de arte, pela sua história, beleza e desenvolvimento técnico. Graças ao seu proprietário austríaco, será possível não apenas ver o carro num museu, mas também ouvir este precioso modelo numa pista de automóveis a fazer a tarefa para a qual foi criado. Competir”

“O terceiro cabeça de cartaz será o Cooper T51 de Formula 1. Este modelo, competiu entre 1959 e 1961 e deu à Cooper o título Mundial em 1959. Em Portugal, este modelo é especialmente recordado pela vitória de Stirling Moss no Circuito de Monsanto em Agosto de 1959 e pelas participações de Nicha Cabral ao volante deste modelo, com motor Maserati.”

“Mas existem muitos mais. Um dos únicos 6 AC Cobra Daytona existentes, um dos quais vendido recentemente por 10.000.000€ de Euros. Quatro Maserati 250F, carros que ficaram no imaginário de todos pelas vitorias de Fangio, especialmente em Nurburgring. Um muito raro Ferrari 512M que vai tentar bater os 10!! Lolas T70 no Classic Endurance Racing 1.”

Mas não só de fabulosos carros vai viver o Algarve Classic Festival, já que isso também vai suceder em termos de pilotos: “O Jackie Oliver que vai participar no U2TC. O Bobby Verden-Roe no GTSCC. O Frank Stippler no GTSCC e Historic Endurance e os pilotos portugueses que costumam ir às 24 Horas de Le Mans como o Rui Águas e o Miguel Pais do Amaral” revelou Diogo Ferrão, que revelou também que o horário ainda está a sofrer acertos: Nós organizamos o evento, como não podia deixar de ser, em conjunto com o Circuito do Algarve e recebemos recentemente a possibilidade de juntar os campeonatos nacionais de Clássicos ao evento. Corri no campeonato nacional durante quatro anos, inclusive durante os primórdios da então taça 1300. Obviamente que fico entusiasmado com esta possibilidade, pois tenho muitos amigos a correr assim como as melhores relações com a ANPAC. Quanto ao novo horário, será aprovado na FPAK nos próximos dias, tendo em atenção os compromissos anteriormente assumidos” acrescentou Diogo Ferrão.

O evento realiza-se no próximo fim de semana, de 23 a 25 Outubro, que vai ficar claramente marcado pelo regresso às pistas do Lola T292 que foi utilizado nos anos 70 pelo Team BIP, hoje propriedade de um colecionador belga, que disponibilizou este carro especificamente para estar presente no Algarve.

Diogo Ferrão, organizador do evento, ficou “especialmente honrado quando lendas que seriam estrelas de museus viajam propositadamente para participar no nosso evento. Neste segundo ano, com maior planeamento e a recuperação da confiança de Pilotos e organizadores, conseguimos ter um plantel ainda melhor”.

Este ano, o Algarve Classic Festival também aposta em receber os clubes portugueses, oferecendo condições atrativas para se deslocarem a este evento e exporem os seus carros numa área reservada do paddock, incluindo uma sessão em pista para que os proprietários possam também experimentar as emoções deste traçado. Quanto ao público, estão disponíveis bilhetes a partir dos cinco euros.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado