Pedro Salvador: “Espero que tenhamos levado já com toda a dose de azar para a época inteira”

Por a 13 Abril 2014 20:57

Carlos Vieira e Pedro Salvador não tiveram a sorte do seu lado nas duas corridas da jornada inaugural do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV) 2014, disputadas, hoje, no Circuito de Vasco Sameiro, em Braga. Uma desistência na corrida matinal e um problema mecânico que os atrasou na vespertina ditaram um resultado que está longe de traduzir o andamento de ambos os pilotos, sempre os mais rápidos em pista enquanto rodaram. Resta agora reagir e tentar responder com vitórias já na próxima jornada, para manter acesa a chama da luta pelo título. 

O domingo amanheceu quente e as condições eram perfeitas para a primeira corrida. Carlos Vieira entrou como previsto para o primeiro turno de condução determinado a resolver cedo a questão, mas ainda assim surpreendeu tudo e todos logo na segunda volta ao superar o tempo da qualificação: com 1m13,917s, bateu o recorde da pista do Vasco Sameiro, que Pedro Salvador tinha fixado nos Treinos Livres. Continuou em seguida a forçar o ritmo para conseguir uma vantagem confortável. “Depois, comecei a gerir um pouco, para entregar o carro com os pneus bons ao Pedro (Salvador)”, conta o piloto de Braga.

E tudo parecia correr bem, com a troca de pilotos em perfeitas condições já feita, só que o motor do Tatuus PY012 não pegou. Após várias tentativas e a perda de muito tempo, optaram por empurrar o carro para que o motor pegasse, incorrendo logo aí numa penalização (30 segundos ou drive through) por manobra não autorizada pelos regulamentos. Mas o pior estava para vir. Pedro Salvador começou a rodar como previsto e a recuperar terreno, quando, à entrada para a recta da meta, o acelerador do Tatuus ‘colou’, forçando o piloto a uma saída larga. Conseguiu depois que se soltasse e prosseguiu, mas o problema repetiu-se, originando uma incursão pela relva, felizmente sem consequências.

Com o acelerador a manter-se desta feita colado, seguiu-se a inevitável entrada nas boxes para se concluir que a desistência era também ela inevitável. “Na troca de pilotos, desligou-se o cabo do motor de arranque”, contou depois Pedro Salvador, explicando igualmente o que se passou com o acelerador: “O cabo ficou preso na camisa, numa situação impossível controlar e de prever. Foi pena, porque o carro estava bem e tínhamos todas as condições para ganhar”.

Na segunda corrida, disputada sob o calor tórrido da tarde bracarense, o infortúnio voltou a assolar a equipa: logo na volta inaugural, o cabo acelerador deu novamente dores de cabeça, desta vez soltando-se. Pedro Salvador teve de entrar na boxe e perdeu aí quase duas voltas até o problema estar solucionado. Regressou à pista e foi sempre o mais rápido, para depois Carlos Vieira manter esse estatuto durante o seu turno, mas o tempo perdido foi demasiado e só foi possível recuperarem de último até sexto.

“Espero que tenhamos levado já com toda a dose de azar para a época inteira”, desabafa com justificada frustração Pedro Salvador. Carlos Vieira também era o rosto do desalento, mas, tal como o colega de equipa, com a atitude que se impõe: “Resta continuar o bom trabalho feito até agora e traduzir em resultados o andamento que aqui demonstrámos, com duas poles, recordes sucessivos do circuito e o andamento mais rápido em corrida. Estamos já a pensar em tentar vencer a próxima”. E a próxima jornada do CNV 2014 disputa-se no mítico traçado da Rampa da Falperra, já no fim-de-semana de 10 e 11 de Maio.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado