Lourenço Beirão da Veiga é a ‘cara’ da Libolo Bull Racing – Objetivo: Le Mans

Por a 14 Outubro 2015 09:39

É recente, tem apenas meses de vida, mas uma enorme vontade de chegar longe. A Le Mans! É uma equipa portuguesa, chama-se Libolo Bull Racing, e nasceu da paixão e da vontade de internacionalizar o nome e projeto do Recreativo do Libolo, atual Campeão Angolano de Futebol e Basquetebol, equipa que tem tido bons resultados nos campeonatos africanos de clubes. Este projeto de cunho nacional, é uma extensão da ambição desportiva do clube. 

Tendo optado por Portugal como base da sua sede, o Libolo Bull Racing escolheu a experiência de Lourenço Beirão da Veiga neste seu primeiro ano de internacionalização, numa aposta que a longo termo visa chegar às 24 Horas de Le Mans com as suas cores. Um objetivo bem arrojado mas com base numa estratégia sólida.

Por agora a Libolo Bull Racing iniciou-se na SEAT Leon Eurocup, campeonato onde Beirão da Veiga já venceu corridas no passado e tem uma enorme experiência que ajudará no desenvolvimento técnico da equipa. Esta tem infraestrutura para assistir três carros, sendo que em termos de staff, a estrutura Libolo Bull Racing está assente maioritariamente em portugueses, com Duarte Félix da Costa (ex-rival de Beirão da Veiga no Eurocup) a assumir o papel de Diretor Desportivo, o que de acordo com Beirão da Veiga se tratou de “uma decisão natural pois ninguém como o Duarte me conhece tão bem como piloto. Fomos colegas de equipa neste campeonato e com toda a experiência de acompanhamento que tem feito ao António Félix da Costa acredito que é a pessoa certa. Além de tudo somos amigos, mas sabemos separar bem o lado profissional do lado pessoal, pelo que estou muito contente com o trabalho dele”.

No lado técnico propriamente dito a preparação encontra-se a cargo de Miguel Gaivão, técnico reconhecido e muito respeitado no panorama nacional e que vê neste desafio “uma grande responsabilidade, pois além do prazer que é trabalhar com um piloto como o Lourenço, penso que temos um projeto que me alicia e me motiva muito. Estamos num campeonato altamente competitivo e cada corrida que passa estamos mais perto dos pilotos da frente. Estou certo que em breve veremos o Lourenço com as cores do Libolo Bull Racing no pódio, referiu Gaivão, que tem dois mecânicos também portugueses (Fernando Lopes e José Albuquerque) à sua responsabilidade. O engenheiro do projeto é Francesc Tauler, o único estrangeiro que integra a equipa, e que traz toda a sua experiência de anos anteriores no SEAT Leon Eurocup.

GTs em 2016

Os objetivos da equipa são perfeitamente assumidos no discurso de Beirão da Veiga, naquele que é provavelmente o maior desafio da sua carreira: “Aceitei o desafio de integrar o Libolo Bull Racing pois vejo muita vontade e paixão para se fazerem as coisas bem feitas, num desporto onde todos nós conhecemos as dificuldades. Quando falamos em 24 horas de Le Mans, no espaço de 4/5 anos a primeira coisa que pensamos é que talvez seja um voo alto demais para uma equipa portuguesa, mas a verdade é que não podemos ter medo de desafios e este é um dos grandes, talvez dos maiores da minha carreira, mas acredito que com tempo poderemos realmente tornar-nos uma equipa com capacidades técnicas e logísticas para esse desafio. Por agora concentramo-nos no Seat Eurocup mas o objetivo é no início do próximo ano começar a ver como andam os novos modelos de GT e apostar numa marca de forma a que em meados de 2016 iniciemos sessões de testes e talvez competir em algumas corridas de GT, mas isso mais para o final do ano” , referiu o piloto de Lisboa.

Sendo as competições de GT provas de endurance, Lourenço Beirão da Veiga terá que escolher um ou dois pilotos para integrarem a equipa. Duarte Félix da Costa afirma que “Para o futuro do Libolo Bull Racing e numa ótica de dar continuidade às cores do nosso patrocinador principal, não sendo obrigatório mas o que mais sentido faz é que seja um piloto angolano a integrar as nossas fileiras. Estamos por isso atentos aos campeonatos Nacionais em Angola e obviamente aos pilotos locais que mais se destacam e que já se começam a internacionalizar”.

Até hoje, a única equipa portuguesa que chegou às 24 Horas de Le Mans foi a ASM Team, pelo que o desafio é grande. De qualquer modo, o sonho comanda a vida e é assim que o mundo pula e avança…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2