César Campaniço: “Esta prova da Eslováquia é mesmo para esquecer”

Por a 18 Agosto 2013 15:34

A quarta jornada dupla do FIA GT Series que decorreu no Slovakian Ring, Eslováquia foi um verdadeiro pesadelo para o Team Novadriver. Além do desconhecimento da pista por parte dos dois pilotos e da inferioridade técnica do Audi R8 LMS Ultra, versão 2013, o Team Novadriver debateu-se com uma enorme falta de sorte, que se traduziu num 6º lugar na categoria Pro-Am na primeira corrida e um abandono na segunda, depois da quebra da suspensão traseira devido a um violento toque de outro concorrente.

A primeira corrida foi muito difícil para os dois pilotos do Team Novadriver. Escapando à confusão da largada, César Campaniço estava a encontrar o ritmo certo quando a corrida foi neutralizada com o “Safety Car”, que se manteve em pista até à abertura da janela para troca de pilotos. Inteligentemente, o Team Novadriver cumpriu a paragem nas boxes mal a corrida foi retomada. Um extraordinário trabalho de boxes por parte dos elementos da equipa permitiram a Carlos Vieira entrar em pista no quinto lugar da categoria.

Uma saída de pista logo na primeira volta após a paragem nas boxes e um erro no calor da luta com o quarto classificado da categoria Pro-Am, cuja consequência foi nova saída de que e um placar publicitário “colado” na frente do Audi do Team Novadriver, arruinaram qualquer hipótese de um bom resultado.

Carlos Vieira foi forçado a uma passagem pela boxes para retirar o referido cartaz e a parte final da corrida foi um calvário pois o Audi R8 LMS Ultra ficou muito danificado e com problemas de sobreaquecimento. Contas feitas, um sexto posto na categoria Pro-Am e um 17º lugar à geral, resultado que manteve a dupla do Audi R8 LMS, no terceiro lugar da categoria.

Para a segunda corrida, o Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver deveria ter largado do 17º lugar, mas a equipa foi penalizada por não ter respeitado as bandeiras amarelas na primeira corrida e, assim, Carlos Vieira foi forçado a partir do último lugar da grelha. Nada de preocupante para o piloto que com um excelente arranque recuperou várias posições durante a primeira volta, até nova intervenção do “Safety Car” neutralizar a corrida.

No recomeço, Carlos Vieira voltou a arrancar muito bem e quando estava já na luta pelo pódio da categoria Pro-Am, o Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver foi, literalmente, abalroado pelo Mercedes do indiano Karun Chandhok. O toque foi tão insano como violento, provocando a quebra da suspensão traseira e o inevitável abandono.

Contas feitas, os pilotos do Team Novadriver saíram da Eslováquia ainda no terceiro lugar da categoria Pro-Am, mas agora a 37 pontos dos primeiros classificados da categoria: “Tudo nos correu mal este fim de semana, desde a surpresa de ver os Audi da WRT com especificações de 2012 e com grande andamento, passando pelo desconhecimento da pista, pelo mau resultado na primeira corrida, até ao abandono na corrida mais importante devido a um toque de outro piloto. Para mim foi muito mau, pois na primeira prova passei quase o tempo do meu turno atrás do ‘safety car’ e na segunda corrida nem me sentei no carro! Portanto, esta prova da Eslováquia é mesmo para esquecer e vamos já preparar-nos para a próxima jornada dupla, numa pista que conheço e onde eu e o Team Novadriver queremos regressar aos lugares de topo.”, referiu César Campaniço.

“Estava apostado em recuperar muitas posições no arranque, consegui fazê-lo, mas o ‘safety car’ veio cortar essa recuperação. No recomeço voltei a arrancar muito bem e estava já na luta pelo pódio da categoria quando o Chandhok, pura e simplesmente, não travou para a curva do final da reta da meta, abalroando o Audi do Team Novadriver com violência tal que partiu a suspensão traseira do R8 LMS Ultra, traçando ali o destino desta corrida. Foi pena pois poderíamos ter marcado pontos valiosos para nos manter próximo dos primeiros do campeonato”, disse Carlos Vieira. A próxima jornada dupla do FIA GT Series será realizada no circuito espanhol de Navarra nos próximos dias 28 e 29 de Setembro.

Classificação do FIA GT Series PRO-AM

1ºs Sergey Afanasiev/Andreas Simonsen, 96 pts

2ºs Dominik Baumann/Hari Proczyk, 88 pts

3ºs Carlos Vieira/César Campaniço, 59 pts

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado