António Félix da Costa: “Senti-me muito bem com o carro…”

Por a 4 Março 2015 15:02

António Félix da Costa esteve ontem no Autódromo Internacional do Algarve em testes com a BMW, naquele que foi o seu primeiro contacto com a sua nova equipa, a Schnitzer, e mostrou bastante agradado com o que lhe foi colocado à disposição, já que, por exemplo, a base que teve de afinações foi bastante diferente da que teve o ano passado… para melhor: “Este primeiro contacto foi muito bom, obviamente já conhecia a Schnitzer do ano passado, já tinha feito um teste com eles, agora sendo piloto da equipa, há outro tipo de comunicação. Acho que tivemos um dia muito bom, fomos atrás de uma filosofia diferente de afinação do carro, mais parecida com a dos outros BMW. Senti-me muito bem com o carro. Acho que ainda não estamos no ponto para ganhar corridas, penso que ainda me falta um bocadinho, e também acho que a BMW, no geral, tem que melhorar um pouco em comparação com os Audi e Mercedes. Os Mercedes parecem estar muito bem nestes primeiros testes, mas acho que para um primeiro dia, foi muito bom. Agora vamos para o Estoril onde está previsto andar mais um dia, e depois em Oschersleben vou fazer mais dois. Foi bom ter conseguido andar assim um dia, estes testes não são oficiais, entre os oito pilotos de cada equipa, só andam cinco ou seis, foi bom eles terem-me escolhido para ser um deles, para começar a trabalhar já com a nova equipa, criar aqui uma relação, mas acho que nos demos todos muito bem, entendemo-nos todos, estamos todos com a mesma ideia na cabeça, relativamente à direção a tomar e que se tem de ir com o carro. Já não há nada a descobrir, a ‘pólvora’ já foi toda descoberta, com o pacote que nós temos e agora há é que optimizar tudo”, começou por dizer Félix da Costa.

Apesar de ainda ser muito cedo, é natural que já se olhe um pouco para o que as outras equipas estão a fazer, embora como é natural, seja impossível fazer grandes comparações: “Sabemos que, aconteça o que acontecer, nenhuma das três marcas vai estar ridiculamente à frente ou atrás, isso e garantido. O regulamento foi congelado a meio do ano passado, por isso não pode mudar assim tanto relativamente ao ano passado. Vamos andar ali todos meio segundo, seis, sete décimos, mais não. De qualquer modo e como é natural, acho que andam todos a esconder muito jogo, nós também, não usamos algumas coisas que nos fazem andar mais depressa. Para ser sincero, até ao primeiro treino livre da primeira corrida, nunca vamos andar em condições de andar ali a procura do décimo, o que é normal, pois aqui esta ‘malta’ vem toda da Fórmula 1, e tem todos a mania que têm que esconder o jogo todo, mas no final toda a gente sabe tudo (risos)” disse o piloto da Schnitzer.

Depois do ano passado ter tido algumas dificuldades com as afinações do carro, esse foi um dos pontos em que Félix da costa Colocou ontem mais atenção: “Eles sabem que acabei o ano passado um bocadinho confuso com o que se tinha que fazer com o carro, em termos de afinações, e por isso, basicamente o meu dia ontem foi muito à minha volta. Foi muito bom para mim eles terem-me disponibilizado este dia. O teste foi todo conduzido pela BMW Motorsport, pelos engenheiros deles, mas deu para conjugar um bocadinho” disse o piloto da BMW que explicou um pouco do trabalho realizado: “Basicamente otimizar o que já temos sendo que o segundo carro estava a experimentar soluções dentro do que temos homologado. Suspensões diferentes, molas, amortecedores diferentes, caixa de velocidades, etc. São muitas coisas diferentes. O que acontece por vezes é que começamos no início do ano e acabamos com soluções diferentes e mais tarde voltamos um bocadinho ao início do ano passado, para confirmar se era mesmo esta a direção correta ou não. Basicamente é ir à procura de respostas que já tínhamos tentado saber, e confirmar o que fizemos durante o ano passado, porque nesta fase em que está tudo congelado a única coisa que podemos fazer é otimizar o que temos, não dá para inventar nada de novo” concluiu Félix da Costa que irá testar um dia no Estoril, não estando ainda perfeitamente definido em que dia isso irá acontecer.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado