24 HORAS DE LE MANS: O que disseram os principais protagonistas

Por a 12 Junho 2014 16:20

Numa altura em que os carros se preparam para rodar em pista para a segunda sessão de qualificação, fique com o essencial do que disseram os pilotos das principais equipas no dia de ontem:

TOYOTA

Alex Wurz: “Foi um primeiro dia agitado. Estou contente por o Loic Duval aparentar estar bem depois do seu acidente e estará de regresso em breve. Temos alguns bons testes e resultados interessantes. Agora é importante estudar os dados e fazer as escolhas certas para amanhã.”

Stéphane Sarrazin: “O carro estava muito bom. Infelizmente tivemos um problema mecânico na qualificação mas é melhor agora do que na corrida e pelo menos não perdemos tempo de pista em comparação com os outros. Os três pilotos estão realmente satisfeitos com o carro, o balanço é bom. Precisamos de testar algumas coisas para melhorá-las, mas não foi um mau dia.”

Kazuki Nakajima: “ No final foi um dia positivo, apesar do que aconteceu no final da qualificação. Tivemos um bom ritmo na primeira sessão e depois na sessão da manhã, infelizmente eu não pilotei mais mas ainda temos a segunda qualificação. A performance do carro parece estar lá, nós precisamos apenas de extraí-la.”

Nicolas Lapierre: “Foi uma sessão difícil. Não pudemos fazer muitas voltas, mas foi o mesmo para todos. O carro está bom e estamos prontos para o resto da qualificação. O carro parece ser competitivo mas é difícil avaliar porque fizemos apenas algumas voltas na qualificação. Teremos uma noção melhor na segunda qualificação.”

Sébastien Buemi:”Finalmente voltamos ao circuito, porque tem sido uma longa espera desde o dia de teste. Obviamente não correu como esperado, especialmente com o acidente do Loic Duval e esperamos todos que regresse muito em breve. As bandeiras vermelhas significam que não pilotamos muito e eu não tive oportunidade de pilotar de noite, o que é um pouco desapontante. Existe ainda um longo fim de semana pela frente, mas estamos inteiramente confiantes de que temos um bom conjunto.”

PORSCHE

Andreas Seidl, Team Principal LMP1: “A primeira sessão de qualificação foi interrompida por bandeiras vermelhas e acabou cedo. Neel Jani e Brendon Hartley conseguiram ambos fazer uma volta limpa. Comparado com as sessões de treino, os tempos por volta na qualificação têm claramente uma melhoria expectável. Fizemos mudanças no carro, que valeram a pena. P1 e P2 é bom e o resultado do forte esforço da equipa. Temos uma boa base mas estamos bem cientes que os nossos concorrentes não puderam explorar todo o seu potencial porque a sessão foi interrompida.”

Romain Dumas: “O meu companheiro de equipa tem mostrado que o carro estava muito melhor na qualificação do que tem estado nas sessões de treinos – rápidos em todos os três setores. Claro que não podemos julgar já os nossos concorrentes, mas nós fizemos progressos. No geral, foi um dia difícil com os acidentes e bandeiras vermelhas.”

Neel Jani: ”Não consegui uma volta limpa no início porque havia bandeiras amarelas e tive que abrandar duas vezes. Dentro das circunstâncias, estou contente com a minha melhor volta já que não pude atacar completamente. Agora esperamos poder ‘apertar’ na segunda qualificação sem sermos abrandados por bandeiras amarelas e tentarmos melhorar os nossos tempos por volta. Temos feito bons progressos no set-up do carro desde as sessões de treinos, o que pode ser comprovado pela tabela de tempos. Penso que podemos ser ainda mais rápidos.”

Marc Lieb: “O meu perído de qualificação esteve longe do ideal por causa das bandeiras amarelas e vermelhas. Não tive uma volta limpa e nenhuma hipótese de entrar no ritmo. Agora preciso apenas de mais uma volta mais à noite para estar apto me qualificar. Na sessão de treinos lutamos um pouco com o set-up, e para a qualificação fizemos algumas mudanças que não correram totalmente bem, mas penso que estamos a ir no bom caminho.”

Timo Bernhard: “ Na sessão de treinos trabalhamos muito duro e reunimos muitos dados para melhorar o carro. Penso que será uma dura luta nas restantes sessões.”

Brendon Hartley: “ Foi um bom primeiro período no começo da primeira qualificação. Fiquei surpreendido por ver que estava no topo dos tempos. Mas obviamente isto foi muito ainda no início da qualificação e temos um longo caminho a percorrer. Agora vamos continuar com o programa de testes. Penso que temos aprendido muito, no dia de hoje.”

Mark Webber: “Não apanhei uma altura calma em pista no meu período de qualificação. As bandeiras amarelas não foram boas para o meu ritmo. Mas temos feito bons progressos com o carro desde as sessões de treinos, e sinto-me mais confortável do que no teste de pré-corrida. Tive a minha primeira experiência de condução à noite em Le Mans desde há 15 anos e estou ansioso por tê-la novamente.”

AUDI:

“O acidente foi horrível mas mostra bem a validade do conceito de segurança do Audi R18 pois o Loïc sobreviveu a um enorme acidente quase ileso. Estamos aliviados por ver que ele está bem, considerando as circunstâncias. Ontem à noite a Audi Sport Team Joest preparaou um carro novo que está pronto para a segunda sessão de qualificação em Le Mans”, disse Chris Reinke, Chefe da LMP na Audi Sport.

“Os tempos por volta que vimos não foram muito conclusivos. O Marcel (Fässler) realizou um tempo nos treinos livres que ficou dois segundos abaixo do seu tempo de qualificação. Os nossos carros têm mais potencial do que fomos capazes de mostrar devido às circunstâncias especiais que todos conhecem. A ordem de partida, sem dúvida, vai mudar mas o importante é que Loïc (Duval) está mais ou menos bem e pode comemorar seu aniversário de 32 anos na quinta-feira”, disse o chefe da Audi Motorsport Dr. Wolfgang Ullrich.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado