Zak Brown… na Nascar?!

Por a 23 Agosto 2018 14:31

O presidente da Nascar, Bill France foi detido devido á condução sob efeito de álcool e estupefacientes e, por isso, afastou-se da presidência do organismo familiar e privado que dirige os destinos da competição automóvel mais vista nos EUA, a NASCAR. A partir do momento que Bill France foi preso e anunciou a sua saída – não definitiva, pois poderá, sempre, reclamar o seu posto – foram-se arregimentando várias hipóteses para ocupar o seu lugar.

Interinamente, é Jim France quem ocupa o seu lugar, tendo a seu lado Lesa France Kennedy, outro membro da família France, que é a CEO da International Speedway Corp, dona de muitas das pistas onde competem as três divisões da Nascar. Porém, nenhum deles quer ficar a tempo inteiro, deixando aberta a porta para outras soluções.

Uma das que surgiu á tona foi… Zak Brown. O americano é uma espécie de “globetrotter” e “guru” do marketing e da gestão, tendo fundado a Just Marketing International que se transformou na CSM Sport & Entertainment, pelo que o seu conhecimento do marketing associado ao desporto automóvel é imenso. Além disso, é o atual CEO da McLaren e tem estado a reestruturar a equipa de Woking, durante os tempos mais difíceis de que há memória para a equipa de Woking. Apesar de alguma surpresa, a verdade é que Zak Brown pode, mesmo, estar na linha da frente para substituir Bill France.

Naturalmente que há outros candidatos mais credíveis, entre eles Ben Kennedy. Com apenas 26 anos, foi forçado a abandonar a competição na Camping World Truck Series, pois a sua mãe, Lesa France Kennedy “obrigou-o” a tomar conta dos negócios da família, sendo hoje o responsável pela divisão das carrinhas da Nascar. Apesar da sua tenra idade e da falta de experiência, a ajuda do tio, Jim France e da mãe, escancaram-lhe a porta para uma liderança segura. E se não for desta feita, Bem Kennedy já tem o destino traçado: será o futuro presidente da Nascar.

Fora destes estarão Jeff Gordon, Dale Earnhardt Jr ou Kasey Kahne, pois nenhum deles teria a paciência para estar dentro de um saco de gatos. Já Carl Edwards, desaparecido a gozar a sua reforma, poderá ser um nome interessante.

Escolhas caseiras também as há. Steve Phelps, COO da Nascar é uma das opções bem como Steve O’Donnell, o vice-presidente executivo. Ambos conhecem bem a competição e sabem como ninguém o que devem procurar para manter a Nascar rentável e no topo. Brent Dewar, o CEO da Nascar pode subir na hierarquia e ocupar a cadeira de presidente. Foi ele quem desenhou o programa dos “charters” que licencia as equipas que estão na competição. Mike Helton, afastado da gestão ativa da Nascar, é outro nome que poderia fazer bem o papel de Bill France, já que passou anos e anos a cuidar da competição e era próximo do presidente.

Fora da Nascar, perfilam-se alguns candidatos. O principal é Robert Niblock, ex-CEO da Lowe’s, adepto ferrenho da modalidade e um dos defensores do investimento da Lowe’s na competição e, particularmente, em Jimmie Johnson, o sete vezes campeão. Reformado aos 55 anos, Niblock seria uma boa aposta graças ás suas capacidades de liderança e marketing que fez da Lowe’s uma das maiores empresas norte americanas. Finamente, o nome de Tom Garfinkel, o atual CEO dos Miami Dolphins, equipa da NFL e diretor do Hard Rock Stadium. Passou cinco anos com a equipa de Chip Ganassi como vice-presidente executivo, tendo igualmente passado algum tempo da sua carreira de gestor na Texaco. Esteve, recentemente, envolvido nas negociações para a realização a prova de Fórmula 1 em Miami.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas NASCAR
últimas Autosport
nascar
últimas Automais
nascar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado