Nascar: Kyle Busch reclama segundo título da carreira

Por a 18 Novembro 2019 12:31

“Este é para a ‘Rowdy Nation’!” Foi com estas palavras que Kyke Busch dedicou aos seus adeptos a vitória na edição 2019 da Monster Energy Nascar Cup Series, após uma corrida sem mácula, com muita cabeça e a ajuda de uma equipa de mecânicos fantástica. Tudo aconteceu no habitual palco para o final de temporada, o circuito de Homesteadt, em Miami. Que em 2020 vai deixar de receber o climax da competição, substituído por Phoenix.

Kyle Busch, piloto da equipa Joe Gibbs Racing, nascido há 34 anos em Las Vegas e com um palmarés absolutamente espantoso – 17 anos na Cup Series com 56 vitórias, 200 Top 5 e 296 Top 10 e 32 pole position em 534 corridas, mais 96 vitórias na Xfinity Series e 98 na Truck Series, perfazendo um total de 250 vitórias na Nascar em todas as disciplinas – conquistou o seu segundo título perante três rivais de enorme valia. Martin Truex Jr. (campeão em 2017 e com 26 vitórias em 513 corridas), Kevin Harvick (campeão em 2014, 49 vitórias em 682 corridas) e Denny Hamlin (37 vitórias em 506 corridas), formaram com Busch o quarteto que esteve na luta pelo título em Miami, após uma temporada regular composta por 26 corridas – ganha por Kyle Busch – e uns “playoff” compostos por dez corridas divididas em três rondas de eliminação que desaguaram em Miami com os quatro melhores da temporada de 2019.

Uma corrida com 400 voltas ao traçado de 1,5 milhas (2,4 quilómetros) divididos em três segmentos de 80 voltas os dois primeiros e 107 voltas o último. Numa pista onde os pneus fazem a diferença e que começa de dia, mas termina já de noite após os 640 quilómetros previstos, Martin Truex Jr. começou por impor a sua lei com um carro ultra rápido que deixou os rivais boquiabertos. Em sentido contrário, Denny Hamlin via o seu primeiro título escapar-se-lhe pelos dedos, embora mantendo a esperança que a chegada da noite “acordasse” o seu Toyota Camry. 

Alguns erros foram, entretanto, surgindo. Primeiro, Martin Truex Jr. viu a sua equipa cometer um erro gravíssimo quando trocaram os pneus: colocaram as rodas do lado direito na esquerda e vice versa. Obrigatória nova paragem, uma volta perdida para os líderes e a cólera contida do seu chefe de equipa, Cole Pearn. Felizmente para Truex Jr. uma bandeira amarela surgiu pouco depois e tudo regressou á normalidade.

Mais tarde, foi a vez de Denny Hamlin ficar com o carro a sobreaquecer porque um mecânico colocou um enorme pedaço de fita a tapar a grelha do Toyota. Paragem nas boxes inevitável e perda de uma volta já no ocaso da corrida. Kevin Harvick não cometeu nenhum erro, mas a equipa nunca foi das mais rápidas nas paragens e uma troca de pneus já muito tardia, condenou Harvick. 

Conforme se esperava, a noite mudou as coisas – pista mais fria logo mais veloz – e apesar dos muitos ajustes que foram fazendo, o Toyota de Martin Truex Jr foi perdendo a magia do inicio da corrída e na parte final das 400 voltas ao traçado de Miami, nunca esteve em condições de lançar a dúvida sobre o campeão de 2019.

Kyle Busch levou o Toyota Camry dos M&M’s imaculado até à linha de meta, ganhando a sua 56 corrida da sua carreira e o segundo título, na frente de Martin Truex Jr, Kevin Harvick e Denny Hamlin, que permanece sem títulos na divisão principal da Nascar. 

Festa rija para Kyle Busch, Samantha Nusch para o pequeno Brexton, que foi dar uma volta com o pai no carro de corrida ao traçado de Miami, para o chefe de equipa, Adam Stevens que conquista o segundo título da carreira (ele que foi engenheiro no título de Tony Stewart em 2011 e foi piloto de “late models” de terra) na Cup Series e, sobretudo, para Joe Gibbs.

O treinador de futebol americano que ganhou três SuperBowl (1982 e 1987 e 1991 com os Washington Redskins) hoje com 78 anos, retirou-se na NFL e tornou-se dono de equipa na Nascar Cup Serirs, na Xfinity Series e esteve na NHRA (campeonato de dragsters). Ficou conhecido por ganar com equipas com jogadores considerados medíocres, apostando tudo no rigor e na fé, ele que é um devoto cristão. Perdeu o seu filho J.D. Gibbs em janeiro, devido a um cancro na cabeça, e foi agora recompensado por Kyke Busch, juntando mais um título à sua longa prateleira de troféus conquistados no futebol americano (3 Super Bowl, duas vezes treinador do ano e membro do Hall of Fame) e na competição automóvel (cinco título de equipas com a Joe Gibbs Racing e membro do Hall of Fame da Nascar). Ele que também é escritor e pdoduziu duas obras: “Joe Giobbs: Fourth and One” em 1992 e co-autor em 2003 de “Racing to Win”. Em 2009 escreveu “Game Plan for Life”.

A Monster Energy Nascar Cup Series regressa em fevereiro de 2020 com as 500 Milhas de Daytona.

José Manuel Costa

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas NASCAR
últimas Autosport
nascar
últimas Automais
nascar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado