Lola do Team BIP… vence corrida do FIA Masters

Por a 2 Julho 2017 21:24

Foi aos comandos de um dos automóveis com mais história em Portugal, um Lola T292 do antigo Team BIP, no passado pilotado por Carlos Gaspar, que Diogo Ferrão e o Inglês Martin Stretton, conquistaram a sua primeira vitória no popular campeonato FIA Masters Historic Sports Cars, que se realizou no âmbito do Grand Prix Historique de France, disputado este fim de semana no circuito de Magny-Cours, debaixo de um forte temporal.

Diogo Ferrão, assegurou nos treinos a quinta posição da grelha, entre 22 carros, onde se destacavam vários Lola T70, Chevron B19, Abarth Osella, entre muito outros, com o português a debater-se na procura da melhor afinação para uma pista muito molhada. Ironicamente, a corrida iniciou-se com a pista praticamente seca, sendo que Diogo Ferrão depressa conseguiu recuperar as cinco posições, curiosamente nas primeiras cinco voltas, passando a liderar a corrida, aproveitando depois um safety-car para entregar o carro ao seu colega de equipa.

Com a chuva a ressurgir, Stretton logrou manter-se na frente, aumentando a vantagem para 26 segundos face ao segundo classificado, sendo que Diogo Ferrão torna-se assim no primeiro piloto português vencer à geral neste campeonato FIA, que, relembramos, irá terminar no Autódromo do Estoril nos próximos dias 21/22 de outubro, aquando do Estoric CLassic.

Para Diogo Ferrão: “Não podia estar mais feliz. Uma vitória inesquecível, num carro com um palmarés muito importante. Já é uma honra poder conduzi-lo, pelo que levá-lo à vitória numa competição internacional é um sonho de criança”, disse. O campeonato prosseguirá durante o Silverstone Classic que terá lugar no último fim-de-semana de julho.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
malhaxuxas
malhaxuxas
6 anos atrás

Parece que ainda os estou a ver em Vila Real. O record da antiga pista, essa sim uma pista perigosa mas à maneira, ainda é deste carro conduzido pelo Carlos Gaspar, se não estou em erro. Quando fazia a sequência de rectas da curva da Areias até à curva da Timpeira a mais de 200, passando pela reta da meta onde eu estava, que “loucura”. ISSO É QUE ERAM CORRIDAS. Vic Elford, Cris Craft, etc etc para não falar do Porche 917 e o Ferrari 512 que por lá passaram. Estoril? Qual Estoril qual quê. Era na parvónia que se… Ler mais »

can-am
can-am
6 anos atrás

Mas parece que estes carros que correm hoje nestes campeonatos, de original já não têm muito, e até são bastante mais potentes que na origem. O que até se compreende sob determinado ponto de vista. Esta equipa do team BIP era de facto um projecto de largo fôlego de internacionalização do desporto automóvel de velocidade a alto nível,quer no Mundial de Marcas, quer no Europeu de 2 litros. O golpe do 25 de Abril infelizmente acabou com esses sonhos, como tantos outros e tudo acabou. O T280 que, ao que julgo, também ainda hoje corre nestes campeonatos,foi adquirido em 72… Ler mais »

jo24061710
jo24061710
Reply to  can-am
6 anos atrás

Acerca deste Lola-BIP lembro-me que na primeira corrida que ganharam fora de Portugal em 72 ou 73 – classe até 2L – quando no podio, nao havia bandeira portuguesa para hastear… só o hino foi tocado.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado