Ligier European Series, Le Mans: Henrique Cruz com boa recuperação

Depois de mostrar-se no CPV, em 2024, Henrique Cruz apostou na Ligier European Series para a temporada. O piloto português Henrique Cruz, que representa as cores do Sporting Clube de Portugal ao volante do Ligier JS2 R.
Na primeira corrida do ano, a sua estreia no mítico Circuito de Barcelona-Catalunha revelou-se um fim de semana desafiador. Problemas mecânicos desde sexta-feira impediram Cruz de participar na qualificação, forçando-o a partir sempre da última posição da grelha. Na primeira corrida, uma impressionante recuperação levou-o até à quarta posição, mas a persistência do problema obrigou ao abandono. Na segunda corrida, mesmo com o problema aparentemente resolvido, uma falha no amortecedor traseiro direito, quando já estava novamente em quarto e com o pódio ao alcance, ditou um novo abandono.
A resiliência de Henrique Cruz foi novamente posta à prova na segunda ronda, no exigente circuito de Paul Ricard. O piloto de Leiria confirmou a sua velocidade, qualificando o Ligier em 5º lugar para a primeira corrida. Na corrida, Cruz levou o carro ao 4º lugar antes da troca de pilotos com o seu colega Miguel Romero, com a equipa a terminar em 5º. Contudo, uma penalização por saída indevida das boxes resultou na perda de uma posição, fechando a corrida em 6º. Para a segunda corrida, apesar de um arranque mais atrás do seu colega Miguel Romero, um toque inicial danificou a direção, comprometendo a performance e resultando num 9º lugar.

A terceira ronda, no icónico circuito de Le Mans, integrado nas 24 Horas de Le Mans, voltou a ser palco de uma notável exibição de recuperação. Uma transmissão partida impediu Henrique Cruz de participar na qualificação, atirando-o para a penúltima posição da grelha. No entanto, o piloto leiriense protagonizou uma recuperação brilhante, ascendendo dez posições para terminar num meritório 7º lugar. Cruz expressou a sua emoção por correr num circuito tão mítico e a confiança que a capacidade de recuperação demonstra para futuras corridas.
“Sou um privilegiado por poder correr neste circuito mítico, um sonho que se tornou realidade! Quanto à corrida foi pena a transmissão ter partido, mas sair de último e recuperar 10 posições mostra bem onde podemos chegar”.
Tem sido uma época em que o ritmo demonstrado não se reflete na classificação do jovem português. Os problemas mecânicos têm impedido bons resultados de forma mais regular. Mas em Le Mans ficou mais uma vez vincada a capacidade do piloto, que regressa às pistas em Spa a 22 e 23 de agosto.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI