GT Open: Pódio em dose dupla para Chaves e Ramos

Por a 24 Agosto 2020 16:29

Henrique Chaves e Miguel Ramos chegaram a Paul Ricard lideres do GT Open e concluíram o fim de semana mantendo a mesma posição. Mais dois pódios e duas excelentes prestações da dupla lusa, cada vez mais candidata ao título.

A receita já deu frutos no passado… Uma dupla 100% portuguesa, num McLaren assistido pela Teo Martin Motorsport. Em 2015 foi Miguel Ramos e Álvaro Parente que nos fizeram festejar e este ano  a fórmula tem muitas semelhanças, mudando apenas o modelo do carro ( em vez do 650S a máquina é o 720S) e o jovem piloto que acompanha Ramos que é agora Henrique Chaves. A primeira ronda na Hungria deu um segundo e um quarto lugar e a liderança no campeonato, lugar que a dupla pretendia manter no traçado francês de Paul Ricard, apesar da forte concorrência.

Os primeiros apontamentos do fim de semana eram claramente positivos para as cores lusas, com a dupla portuguesa a finalizar os treinos livres com a melhor marca. No final das três sessões, o melhor tempo foi para os líderes do campeonato Ramos – Chaves, com o tempo de 2.01.461, registado na primeira sessão. Os 5 primeiros melhores tempos cabiam em apenas 0,8 segundos, com cinco marcas representadas, o que comprovava a habitual competitividade do GT Open.

O segundo mais rápido foi o Mercedes da JP Motorsport de Patryk Kuprinski – Christian Klien (+ 0,251 seg.), o mais rápido na sessão 2, à frente de Louis Prette- Vincent Abril (AF Corse Ferrari, + 0,300 seg.), no topo da sessão 3, seguido do Bentley  da Team Lazarus de Stefano  Coletti –  Petru Umbrarescu (+ 0,731 seg.) e do  Aston Martin  da TF Sport de Salih  Yoluc- Charlie Eastwood (+ 0,842 seg).

A qualificação 1 não correu da melhor forma para Miguel Ramos, fazendo apenas o oitavo tempo da sessão. A dupla portuguesa da Teo Martin Mortorsport,  ficou a 1.488s do tempo mais rápido conquistado pelo o Aston Martin #34 da TF Sport com um tempo de 2:00.116s, tempo assinado por Charlie Eastwood. O irlandês bateu por meio segundo o Mercedes de Christian Klien.

A corrida deu mais motivos para sorrir, apesar da liderança do Aston Martin #34 nunca ter sido colocada em causa. Eastwood não desperdiçou a pole conquistada e manteve-se na liderança da prova no arranque, enquanto atrás de si o Mercedes de Klein ficava atrás dos dois McLaren da Optimum Motorsport (#7 com Ollie Millroy / Brendan Iribe e #72 com Nick Moss / Joe Osborne)  . Fabrizio Crestani, antigo colega de equipa de Ramos, começava a dar nas vistas no Bentley # 26 da Team Lazarus, mas na volta 13 os seus esforços caíram por terra com problemas no sistema de controlo de tração da máquina britânica, obrigando à desistência. Um pouco atrás, Ramos mostrava toda a sua qualidade e experiência e começava a aproximar-se da frente da corrida. O #59 foi dos primeiros a parar nas boxes, para troca de pilotos.

Com Chaves ao volante o McLaren 720s ‘voou’. A ser o mais rápido em pista, o piloto português aproveitou as paragens para ir ganhando algumas posições. Ainda em pista ultrapassou Bredan Iribe  pela terceira posição.

A paragem mais cedo e o ritmo impressionante de Chaves ditaram que no fim da corrida o português tivesse que gerir os pneus, com o #17 Ferrari 488 de Vicent Abril a tentar chegar ao lugar mais baixo do pódio, mas sem sucesso. Assim a dupla  Salih  Yoluc- Charlie Eastwood conquistava a primeira vitória do fim de semana, seguidos do McLaren #72 de  Moss / Osborne e do McLaren #59 de Ramos / Chaves, que mantinham assim a liderança do campeonato, seguidos de perto pela dupla do Aston #34.

Duplo pódio

A segunda qualificação já correu mais de acordo com as expetativas dos pilotos lusos e da equipa. Os mais rápidos foram Louis Prette e Vincent Abril no #17 Ferrari 488 GT3 da AF Corse / APM Monaco. A dupla fez um tempo de 1:59.956s. Na segunda posição ficaram Henrique Chaves e Miguel Ramos. A dupla lusa ficou a apenas 0.042s do tempo mais rápido, registo assinado por Chaves e que aumentava ainda mais a confiança num bom resultado que garantisse a manutenção da liderança.

Chaves foi de “faca nos dentes” na primeira parte da corrida e embora não tenha conseguido suplantar o Ferrari de Abril no arranque, o português não largou o seu adversário e juntos foram construindo uma vantagem esclarecedora face a restante concorrência que chegou a estar a 25 segundos do duo da frente. Apesar de estar a ser claramente mais rápido que o seu adversário, a porta para a ultrapassagem nunca se abriu e Chaves terminou o seu turno de condução na segunda posição, entregando a Ramos a tarefa de concluir o ataque. O experiente piloto tentou chegar a tão desejada vitória, mas tal não foi possível e assim a dupla lusa teve de se contentar com o segundo posto.

Venceu assim o Ferrari 488 GT3 da dupla francesa Louis Prette / Vincent Abril. No terceiro lugar ficou o Aston Martin Vantage GT3 de Salih Yoluc / Charlie Eastwood. Chaves e Ramos saíram de Paul Ricard na liderança do campeonato com 42 pontos, mais dois que a dupla  Salih Yoluc / Charlie Eastwood e  Louis Prette / Vincent Abril fecham o top 3 com 38 pontos. A próxima ronda do International GT Open disputa-se no Red Bull Ring entre nos dias 11 a 13 de setembro.

Mais líderes

Dupla portuguesa satisfeita mas queria mais: Após a corrida, Henrique Chaves estava satisfeito com o segundo lugar, muito embora não deixasse  de sentir algum amargo de boca por estar convicto que a vitória poderia estar ao alcance da dupla lusa.“Este segundo lugar é um bom resultado, mas ter ficado sem a pole-position por tão pouco, custou. Estava mais rápido que o nosso adversário, mas ele tinha mais velocidade de ponta e isso foi determinante para que não conseguisse suplantá-lo, muito embora tenha dado o máximo. O Miguel realizou, igualmente, um bom turno e o segundo lugar acaba por ser, como já disse, um bom desfecho para o fim-de-semana, depois do terceiro posto de ontem”, afirmou o português.

“Queremos sempre mais e quando se está tão perto do triunfo, isso sente-se, mas saímos daqui no primeiro lugar do campeonato e isso é o mais importante. Estamos a trabalhar muito bem juntos – eu, o Miguel e toda a equipa – e, por isso, temos estado sempre extremamente competitivos. Olhamos para as próximas provas com optimismo, uma vez que o nosso motor estava a chegar ao limite da quilometragem e teremos um novo V8 turbo da McLaren, o que deverá ajudar-nos. “

Miguel Ramos era um homem satisfeito após a ronda francesa: “Tenho que me sentir muito contente pelos dois Pódios e por sairmos para a terceira ronda na Áustria daqui a três semanas com a nossa vantagem ligeiramente aumentada. De qualquer modo somos muito realistas, este Campeonato é uma prova de regularidade e ainda que seja bom estarmos na liderança, isto só interessa como acaba em Novembro”.

Sports&You com sensações mistas

A estrutura portuguesa esteve em ação na pista francesa, na GT Cup Open Europe com António Coimbra e Luís Silva ao volante do Mercedes AMG GT4.

Na primeira corrida, apesar de um excelente arranque (de quarto para segundo) a dupla lusa perdeu alguns lugares, regressando ao quarto no final da prova (segundo lugar na categoria AM). Na segunda corrida as coisas não correram melhor com a dupla lusa a terminar em oitavo (quarto nos AM), num fim de semana de sensações mistas para a dupla lusa.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado