Indy500: Josef Newgarden venceu prova decidida na última volta

Por a 28 Maio 2023 22:50

Josef Newgarden foi o vencedor da 107ª edição da Indy 500. Uma corrida que ficou marcada pelas bandeiras vermelhas perto do fim da prova, com incidentes violentos. 

Alex Palou largou da pole e manteve-se nos lugares da frente na primeira metade da corrida, com Rinus VeeKey Félix Rosenqvist,  Scott Dixon,  Santino Ferrucci, Alexander Rossi  e Pato O’Ward a serem os principais favoritos nesta fase.

O primeiro incidente com Sting Ray Robb a perder o controlo do seu monolugar levou os carros para as boxes e a confusão instalou-se. Na saída da via das boxes, VeeKey fez um burnout e perdeu o controlo do seu carro, embatendo em Palou que ficou com a asa dianteira danificada, perdendo muitas posições.

 

A corrida foi-se desenvolvendo com Rosenqvist e O’Ward  na frente, com Newgarden, Marcus Ericsson e Colton Herta a aproximarem-se dos lugares da frente.

O drama chegou a 14 voltas do fim em que Rosenqvist  perdeu o controlo do seu carro e Kyle Kirkwood, que também estava na luta pelos lugares da frente, não evitou o contacto e embateu com violência nas proteções, com um pneu a voar para fora do circuito, embatendo num carro do lado de fora. A corrida foi interrompida e no recomeço, era O´Ward na liderança. Newgarden passou para a frente e O ‘Ward caiu para terceiro atrás de Ericsson. Mas o mexicano tratou de tentar passar o sueco, não evitando o toque que o atirou contra as barreiras, acabando com a sua candidatura à vitória. Faltavam quatro voltas para o fim.

Ainda tivemos mais um incidente, o que significou uma disputa na última volta. Ericsson liderou na largada logo no início, mas Newgarden conseguiu uma grande ultrapassagem a Ericsson, mantendo-o atrás até cruzar a linha de meta por 0,0974s. Ferrucci terminou em terceiro, à frente de Palou. Alex Rossi,Scott  Dixon, Takuma Sato, Connor Daly, Colton Herta e Rinus VeeKay completaram o top 10. 

Pos Piloto CAR NO. voltas Tempo Voltas lideradas Pontos PIT STOP
1 Josef Newgarden 2 200 02:58:21.9611 5 51 9
2 Marcus Ericsson 8 200 02:58:22.0585 30 44 9
3 Santino Ferrucci 14 200 02:58:22.4884 11 45 9
4 Alex Palou 10 200 02:58:22.7249 36 45 10
5 Alexander Rossi 7 200 02:58:22.9545 4 37 9
6 Scott Dixon 9 200 02:58:23.3927 35 9
7 Takuma Sato 11 200 02:58:23.5381 2 32 10
8 Conor Daly 20 200 02:58:23.8466 24 9
9 Colton Herta 26 200 02:58:24.1859 1 23 11
10 Rinus VeeKay 21 200 02:58:25.2259 24 32 11
11 Ryan Hunter-Reay 23 200 02:58:25.3834 8 20 9
12 Callum Ilott 77 200 02:58:26.0081 5 19 9
13 Devlin DeFrancesco 29 200 02:58:26.7043 17 9
14 Scott McLaughlin 3 200 02:58:26.9656 16 10
15 Helio Castroneves 6 200 02:58:27.4242 1 16 10
16 Tony Kanaan 66 200 02:58:27.6769 18 11
17 Marco Andretti 98 200 02:58:30.9411 13 9
18 Jack Harvey 30 199 02:58:30.3550 12 10
19 Christian Lundgaard 45 198 02:58:30.7177 11 13
20 Ed Carpenter 33 197 02:55:00.2474 10 9
21 Benjamin Pedersen 55 196 02:52:20.4559 11 10
22 Graham Rahal 24 195 02:52:16.7176 8 9
23 Will Power 12 195 02:58:34.1167 1 9 9
24 Pato O’Ward 5 192 02:45:31.1750 39 17 8
25 Simon Pagenaud 60 192 02:45:32.4536 5 7
26 Agustin Canapino 78 192 02:45:32.7600 5 7
27 Felix Rosenqvist 6 183 02:22:00.7768 33 16 5
28 Kyle Kirkwood 27 183 02:22:02.4174 5 5
29 David Malukas 18 160 02:10:02.4490 5 7
30 Romain Grosjean 28 149 01:52:57.3928 5 4
31 Sting Ray Robb 51 90 01:04:01.1077 5 2
32 RC Enerson 50 75 01:00:08.6857 5 3
33 Katherine Legge 44 41 00:46:34.9554 5 4

Foto: MPS Agency

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Scb
Scb
9 meses atrás

Ninguém fala do final à Abu Dhabi 2021?
Se fosse como em todos os restarts, não haveria tempo e a corrida teria terminado em bandeira amarela. Só que a direção de corrida decidiu fazer uma volta em bandeira verde logo após a saída das boxes, sem voltas em bandeira amarela para aquecer os pneus.
A maior parte do pessoal, eu incluído estavam satisfeitos. O Ericsson obviamente não. Mas de certeza não existirá o mimimi durante 1 ano

F1 FOR FUN
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Reply to  Scb
9 meses atrás

Podiam ter mostrado mais cedo a bandeira vermelha e ter poupado uma volta. Estas bandeiras vermelhas o que causaram foi mais acidentes, já parecem as corridas da NASCAR, ganha quem sobreviver aos acidentes das últimas voltas, com aconteceu com a F1 na Austrália.

canam
canam
9 meses atrás

Nunca se viu também aqui fazer uma largada a 2 voltas do fim. Como aconteceu imensas vezes no passado a corrida deveria ter terminado sob bandeiras amarelas e o vencedor teria sido novamente o Marcus Ericksson.
Razão tinha ele em dizer que a vitória tinha-lhe sido tirada…para dar a um americano que corre pela equipa do dono do circuito e do campeonato. Meras coincidências. Mas foi uma grande corrida…com tudo!
Nota – substituam estes Dallaras antigos e feios por uma coisa mais moderna e actual.

Last edited 9 meses atrás by Canam
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Reply to  canam
9 meses atrás

Seria perfeito o carro de Super fórmula (4cilindros) com o motor da indy (V6turbo). Deve ser engraçado ver estes carros lado juntos com os “barcos” de F1, as diferenças de dimensões para um F1 são gritantes.

Last edited 9 meses atrás by F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
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9 meses atrás

O momento de sorte desta corrida, foi a roda que saiu disparada do carro do Kyle Kirkwood, ter passado miraculosamente pelo pequeno espaço entre duas bancadas repletas de espectadores. Ir ver corridas de automóveis não é isento de riscos, acidentes como o de Le Mans de 1955, não se limitam ao passado, mesmo com toda a segurança de hoje em dia, uma grande coincidência de eventos podem levar carros ou rodas às bancadas.

Lagaffe
Lagaffe
9 meses atrás

Foi uma super corrida. Muito melhor que o GP do Mónaco. Foi pena que o O’Ward e o Rosenqvist tenham batido. Fizeram excelentes provas.

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