IMSA: Queixas dos Cadillac em relação ao BoP continuam

Por a 16 Setembro 2019 18:00

Apesar das mudanças no BoP feitas pelo IMSA o poderio dos Acura verificou-se novamente em Laguna Seca com uma dobradinha da Team Penske.

Mesmo com menos 20kg e um aumento no restritor de ar de 0.3 mm o ritmo dos Cadillac não foi o suficiente para chegar aos Acura, o que motivou queixas da WTR:

“Estamos um pouco decepcionados com o resultado final, já que estivemos em terceiro lugar durante quase toda a corrida”, disse Wayne Taylor. “Teria sido bom terminar no pódio, mas não aconteceu. O mais frustrante é que o BoP ainda está muito fora de linha, mesmo com as mudanças que eles fizeram antes desta corrida. Pedimos duas coisas: peso e restritor. Eles atenderam o pedido quanto ao peso , mas não no tamanho restritor.

“Ao pessoal da Penske, parabéns a todos eles. Mas ainda é como se estivéssemos numa corrida diferente. “

Renger Van der Zande perdeu o terceiro lugar para Pipo Derani perto do final e admitiu que exagerou na sua tentativa de passar o Acura de Hélio Castroneves:

“Dei tudo o que tinha”, disse o holandês. “Lutei muito pelo P2, mas essa é uma das pista onde é mais difícil de ultrapassar. Vimos que os Acura tinham muito mais ritmo. Na verdade, apenas no primeiro stint pude lutar com eles porque provavelmente tiveram um pouco de dificuldade com a pressão dos pneus. Assim que colocaram o segundo conjunto de pneus nos carros, eles desapareceram. Queimei demais os pneus no início do último stint, tentando passar o Castroneves pela segunda vez. E foi por isso que no final tive dificuldades. Não foi para isso que viemos. Viemos para vencer.

A questão do BoP já é antiga no IMSA. A Cadillac começou muito forte desde o início da era DPi e em 2017 e 2018 venceram 13 vezes em 20 provas acabando no pódio 18 vezes, como construtores. Numa fase em que o IMSA pretende alargar o número de marcas, será difícil convencer outros interessados se houver um “monopólio”, como acontecia com a Cadillac. Assim, este ano o BoP começou a atrasar ainda mais os “Caddy” de forma a beneficiar a Mazda e a Acura. Apesar do excelente trabalho da WTR e da Action Express, que já no ano passado fez omeletes com poucos ovos, dado o BoP que já era atribuído, esse esforço de nada serve quando as diferenças de andamento são tão evidentes. Será sempre um problema numa competição em que é preciso um sistema para uniformizar as performances de máquinas diferentes. Ninguém ficará satisfeito enquanto não estiver a vencer. O equilíbrio é ténue mas no caso do IMSA parece que se ultrapassou o razoável.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas IMSA
últimas Autosport
imsa
últimas Automais
imsa
Ativar notificações? Sim Não, obrigado