IMSA: O primeiro rugido das novas máquinas

Por a 16 Janeiro 2023 10:57

No próximo fim de semana começa oficialmente a época do IMSA WeatherTech SportsCar Championship com o Roar Before The Rolex 24, o teste que antecede a primeira grande prova do ano, as 24h de Daytona.

2023 é um ano de grandes mudanças no IMSA. Depois de em 2021 os GTE terem saído de cena, ficando apenas os GT3, em 2022 despedimo-nos dos DPi, máquinas que nos deram grandes corridas e que serviram de inspiração para o modelo LMDh que irá começar agora em 2023. O conceito usado nos DPI foi replicado agora para a nova categoria que se estreará e que despertou o interesse de muitas marcas. Isso, em conjunto com a aliança da IMSA com o ACO faz desta uma das eras mais entusiasmantes de sempre do endurance. 

As equipas já testaram as suas novas máquinas, mas o primeiro teste conjunto oficial acontece no palco da maior prova do ano, Daytona. Assim, teremos todas as equipas reunidas para o ensaio geral da 61ª edição das 24h de Daytona. 

Teremos nove GTP, que serão a novidade mais esperada do ano, 10 LMP2, nove LMP3,

oito GTD PRO e 25 GTD, numa grelha que conta com um total de 61 inscritos. Durante três dias, as equipas irão em busca da melhor afinação possível e no final será feita a qualificação que irá definir a grelha para o evento principal. 

Acura, BMW, Cadillac e Porsche são as primeiras marcas a iniciarem esta nova era, mas outras estão ainda a trabalhar nos seus protótipos que deverão chegar na próxima época. A Porsche foi a primeira a colocar o seu 963 em pista, mas as dificuldades iniciais encontradas quer ao nível das baterias do sistema híbrido, quer do motor elétrico retiraram toda a vantagem que a marca alemã poderia ter face à concorrência que começou mais tarde. BMW, Acura e Cadillac chegaram mais tarde ao “baile” já com muitos dos problemas iniciais resolvidos. O primeiro teste em Daytona, no final do ano passado, em que as marcas se juntaram, foi marcado por alguns problemas de fiabilidade, naturais nesta fase precoce dos programas. Espera-se que o Roar possa ajudar as equipas a encontrar mais soluções, mas sendo que a distância entre o teste e a prova de 24h é apenas de uma semana, qualquer mudança que possa ser necessária dificilmente poderá ser usada na prova principal.  Serão, portanto, três dias importantes para todos os envolvidos.

Quanto ao BoP anunciado para os GTP, teremos para todas as máquinas um peso mínimo igual para todos, com 1030 kg, sem combustível e piloto. A potência máxima será de  500 kW, 670 cavalos na moeda antiga. O Acura 2,4 litros biturbo poderá trabalhar com regime de até 9512 rpm; o 4 litros V8 turbo da BMW poderá chegar às 8000 rpm; a Cadillac com o seu DOHC V8 5,5 litros, aspirado, terá o seu limite às  8800 rpm e o Porsche V8 4,6 litros turbo chegará às 8158 rpm. Os carros terão 920 MJ por cada stint e o fluxo de reabastecimento terá uma taxa de 23 MJ/ seg. É esta a base com que todos começarão, mas o mais provável é vermos afinações a esta fórmula durante e após o Roar.

Os inscritos, com presença portuguesa garantida

A lista de inscritos, apesar de não estar completa, conta com os melhores nomes do endurance mundial. Só na categoria GTP temos uma parada de estrelas que prometem grande espetáculo em pista. Não será pela falta de qualidade que não teremos uma boa corrida. A representação lusa está garantida com Filipe Albuquerque, no Acura ARX-06 da Wayne Taylor Racing with Andretti Autosport, na categoria GTP e um dos principais candidatos à vitória, João Barbosa regressa ao palco onde já dominou para competir em LMP3 pela Sean Creech Motorsport e terá companhia lusa nessa categoria, uma vez que Guilherme Oliveira, vice-campeão do ELMS irá fazer a sua estreia em Daytona com a equipa alemã MRS GT-Racing. Ambos irão estar aos comandos de um Ligier JS P320, a máquina de eleição nesta categoria.

Formato de qualificação repensado

As qualificações para a 61ª edição das 24 Horas de Daytona serão realizadas no domingo do “The Roar”, mas voltarão à estrutura utilizada em outras provas do campeonato, com equipas a competir em sessões de 15 ou 20 minutos separadas por classes, com os mais rápidos em cada uma das cinco classes a receberem pontos. Até ao ano passado, era feita uma corrida de 100 minutos que definia a grelha para a prova principal.

Haverá muita ação em pista no ‘Roar Before the Rolex 24’ ao longo dos três dias, incluindo cinco sessões de teste.

Lista de Inscritos AQUI

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