/velocidade/imsa-canada-corrida-azarada-de-filipe-albuquerque/
IMSA, Canadá: Corrida azarada de Filipe Albuquerque | AutoSport

IMSA, Canadá: Corrida azarada de Filipe Albuquerque

Por a 4 Julho 2022 16:27

Foi uma corrida oportunista de Renger van der Zande, que através do tráfego conquistou uma vitória inesperada para si e para Sebastien Bourdais no Chevrolet Grand Prix no Canadian Tire Motorsports Park, enquanto Filipe Albuquerque perdeu a liderança do campeonato. 

Renger Van der Zande ao volante do Cadillac DPi #01 da Cadillac Racing ultrapassou Oliver Jarvis pela liderança da corrida do IMSA WeatherTech Sportscar Championship que seguia no Acura DPi #60 da Meyer Shank Racing, quando restavam apenas 10 minutos de prova. Um final inglório para Jarvis, que perto do final das 2 horas e 40 minutos de corrida foi inadvertidamente bloqueado na curva 3 do traçado canadiano por um concorrente GT Daytona Pro (GTD PRO). Uma vez na frente, van der Zande afastou-se para vencer por 3,509s de vantagem e conquistar a terceira vitória da época do Cadillac #01.
A vitória, que foi a 10ª na competição no IMSA WeatherTech SportsCar para Bourdais e a 17ª para van der Zande, acabou por ser uma surpresa para ambos os pilotos.
Pipo Derani e Olivier Pla completaram o pódio ao terminarem em terceiro no Cadillac #31 da Whelen Engineering Racing.

Muitos incidentes para o #10
Tom Blomqvist e Jarvis terminaram em segundo lugar na quinta corrida consecutiva no IMSA, uma etapa que data do evento em Laguna Seca, em meados de maio. O consolo veio na forma de recuperar pontos na classificação do campeonato sobre o Acura #10 da Wayne Taylor Racing partilhado por Filipe Albuquerque e Ricky Taylor, que terminou em sexto lugar no Canadá. Taylor bateu nas barreiras depois de um incidente com o Cadillac #31 de Action Express Racing pilotado por Pipo Derani, que resultou no quarto e último período de Full Course Yellow. 
O incidente aconteceu depois de ter tido um toque com o Cadillac #02 de Earl Bamber enquanto lutava pelo segundo lugar, com Bamber a receber uma penalização de drive through por ter sido considerado responsável pelo incidente.
Taylor regressou aos comandos do Acura #10  depois de um curto stint de Albuquerque, também teve um momento de muita proximidade com o Acura de Jarvis. Ainda houve um ligeiro contacto entres os dois Acura DPi e Jarvis recebeu um aviso por essa situação.
A dupla do Acura # 60 lidera agora o campeonato com 56 pontos de vantagem sobre a tripulação do #10. Bourdais e van der Zande subiram ao terceiro lugar na classificação, a 148 pontos da liderança.
As honras do triunfo na classe LMP3 foram para o Ligier JS P320 #54 da CORE Autosport de Colin Braun e Jon Bennett, que estenderam ainda a sua liderança no campeonato. Braun cruzou a linha de meta à frente do Ligier #36 da Andretti Autosport com Gabby Chaves ao volante. O terceiro lugar foi conquistado pelo Ligier #30 (Ari Balogh e Garrett Grist) da Jr III Racing.
O #36 da Andretti Autosport tinha sido o mais rápido na qualificação, e o LIgier #74 da Riley Motorsports (Gar Robinson/Scott Andrews) liderou durante os primeiros 90 minutos da corrida de 2 horas e 40 minutos. Mas o carro da Andretti atrasou-se nas boxes e o #74 sofreu um acidente, deixando Bennett e Braun numa corrida incontestada até ao final. Ganharam por 2,753 segundos sobre Andretti e Chaves.

Vitória incontestada de Campbell e Jaminet
Matt Campbell e Mathieu Jaminet conquistaram o triunfo esclarecedor na classe GTD Pro, e o Aston Martin Vantage GT3 #27 da Heart of Racing foi o mais forte entre os GTD. 
Campbell levou o Porsche 911 GT3 R #9 da Pfaff Motorsports à vitória com 1,115s sobre o Chevrolet Corvette C8.R GTD # 3 da Corvette Racing de Antonio Garcia após uma corrida impecável para a equipa canadiana, incluindo uma paragem estratégica para apenas substituir dois pneus.
Tendo arrancado da pole position, Jaminet manteve o comando da corrida até fazer a sua segunda paragem nas boxes com 1 hora e 5 minutos para o final da corrida e passar o carro a Campbell. O Aston Martin Vantage GT3 #23 da Heart of Racing de Ross Gunn e Alex Riberas completou o pódio da classe GTD Pro. 
Foi uma corrida igualmente dominante para a entrada o #27 da Heart of Racing de Roman De Angelis e Maxime Martin, que obtiveram a sua segunda vitória consecutiva na classe GTD. Martin manteve o Mercedes-AMG GT3 #57 da Winward Racing de Philip Ellis em segundo lugar, vencendo por 0.493s de vantagem. 
A equipa Rick Ware Racing conquistou o seu primeiro lugar no pódio com o Acura NSX GT3 Evo22 #51 de Ryan Eversley e Aidan Read.

Corrida de João Barbosa acabou antes de ter começado
Foi uma corrida curta para o Ligier #33 da Sean Creech Motorsport, o protótipo LMP3 de João Barbosa, tendo apenas completado 32 voltas. 
Logo no início da corrida do Chevrolet Grand Prix no Canadian Tire Motorsports Park, um outro carro LMP3 bateu no Liger #33, com Lance Willsey ao volante e obrigou à paragem para substituir o “nariz” e verificar a suspensão, o que levou à perda de cerca de 15 minutos.
Pouco depois, ainda com Wilsey aos comandos do carro, o carro foi obrigado a parar novamente depois do piloto ter sentido vibrações no suspensão. Quando o carro regressou à pista, o piloto perdeu o controlo do LMP3 depois de ter passado por cima de óleo na pista e entrou em pião, tocando ainda no Lexus RC F GT3 #12 e ficou parado junto às proteções da pista canadiana. A corrida estava terminada para a Sean Creech Motorsport e João Barbosa. 
A próxima ronda do IMSA realiza-se a 14 e 15 de julho em Lime Rock Park.

Classificações

DPi

1R. van der Zande / S. BourdaisCadillac DPi2:40:31.158
2O. Jarvis / T. BlomqvistAcura DPi3.509
3O. Pla / P. DeraniCadillac DPi4.272
4E. Bamber / A. LynnCadillac DPi4.704
5T. Vautier / R. WestbrookCadillac DPi5.785
6R. Taylor / F. AlbuquerqueAcura DPi15.025

LMP3

1J. Bennett / C. BraunLigier JS P3202:40:57.801
2J. Andretti / G. ChavesLigier JS P3202.753
3A. Balogh / G. GristLigier JS P3203.087

GTD Pro

1M. Campbell / M. JaminetPorsche 911 GT3R2:40:42.521
2A. Garcia / J. TaylorChevrolet Corvette C8.R GTD1.115
3R. Gunn / A. RiberasAston Martin Vantage GT34.903

GTD

1R. De Angelis / M. MartinAston Martin Vantage GT32:40:48.233
2R. Ward / P. EllisMercedes-AMG GT30.493
3R. Eversley / A. ReadAcura NSX GT39.136
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
Autosport

GRÁTIS
BAIXAR