/velocidade/gtwc-misano-ramos-e-macdonald-viraram-a-mesa-em-italia/
GTWC, Misano: Ramos e MacDonald viraram a mesa em Itália | AutoSport

GTWC, Misano: Ramos e MacDonald viraram a mesa em Itália

Por a 4 Julho 2022 16:30

O Circuito de Misano foi no fim de semana passado palco da mudança da liderança na classe Pro-AM, após uma fantástica prestação de Miguel Ramos e Dean MacDonald que lhes permitiu a passagem do terceiro lugar, para a liderança do Campeonato.

Miguel Ramos e o seu companheiro de equipa Dean MacDonald iniciaram a ronda de Monza do GT World Challenge Europe na luta pelo título na Sprint Cup da classe Pro-Am e conseguiram sair de território italiano na frente do campeonato, tendo agora em vista a dura corrida das 24 Horas de Spa, a contar para a Endurance Cup. 

Entrada com o pé direito
A pole position alcançada por Miguel Ramos na qualificação de sábado para a corrida 1 da ronda italiana do GTWC Sprint Cup, fez com que o seu stint na prova fosse muito tranquilo. Ainda que com algumas cautelas no arranque, Ramos fez um excelente primeiro turno e entregou o McLaren 720S GT3 #188 no primeiro lugar da Pro-AM quando da troca de pilotos. MacDonald fez o resto da prova sempre ao ataque e ainda aumentou o fosso para o segundo classificado, cifrando-se em mais de 15s no final da corrida. Em suma, um excelente sábado que permitia à dupla da Garage 59, subir à liderança provisória da tabela classificativa.

Mais uma pole position e vitória
Para a corrida 2 de domingo, tudo começou de igual modo com mais uma pole position conquistada pela dupla do McLaren. Desta feita foi MacDonald a fazer mais um bom trabalho na qualificação, tendo conseguido o melhor tempo para o McLaren #188. 
Na partida MacDonald teve imenso cuidado na confusão da primeira volta, que provocou aliás a entrada do Safety Car e no relançamento da corrida esteve sempre muito concentrado em não arriscar mais do que o necessário, pois tinha a corrida bem controlada. O pit-stop para a troca de pilotos correu normalmente no McLaren #188 da Garage 59 e Miguel Ramos fez uma segunda parte da corrida muito bem conseguida, mantendo Andrea  Bertolini no Ferrari 488 GT3 da AF Corse sempre a uma distância considerável e sem dar a este, a mínima hipótese de tentativa de lutar pela vitória.
Deste modo, foi um fim de semana perfeito para Miguel Ramos e Dean MacDonald com duas pole positions e duas vitórias, tendo alcançado a pontuação máxima possível, numa corrida do GT World Challenge.
Para Miguel Ramos “foi um fim de semana perfeito em que nada podia correr melhor. Duas Poles, duas vitórias, pontuação máxima e passamos para a liderança da tabela classificativa, que se podia querer mais? Temos de aproveitar e gozar o momento, pois nem todos os fins de semana nos correm assim de feição. Falta uma prova da Sprint Cup em Valência e estamos bem lançados no Campeonato, mas sabemos como as corridas são. Pelo meio ainda temos duas da Endurance Cup, uma delas a prova rainha de resistência nos GT, as 24 horas de SPA”.
À geral o fim de semana foi dominado pela dupla da WRT, Dries Vanthoor e Charles Weerts que saíram de Itália com uma vantagem de 11,5 pontos na Sprint Cup do GTWC depois de conquistarem duas vitórias na ronda em Misano, à semelhança do que aconteceu na classe Pro-Am. 
A dupla do Audi R8 LMS evo II GT3 #32 acompanhou a vitória na corrida de sábado com outro confortável triunfo no dia seguinte. O resultado foi também altamente significativo para Vanthoor, que igualou o recorde do irmão Laurens de 14 vitórias na Sprint Cup.
Após esta sexta etapa, Miguel Ramos lidera a classificação provisória global dos pilotos Pro-AM, estando também com Dean MacDonald na liderança da tabela da Sprint Cup.

Classificação 

Corrida 1

1Charles Weerts, Dries VanthoorAudi R8 LMS evo II GT3Pro Cup1:32.241
2Timur Boguslavskiy, Raffaele MarcielloMercedes-AMG GT3Pro Cup5.608s
3Thomas Neubauer, Benjamin GoetheAudi R8 LMS evo II GT3Silver Cup16.399s
4Simon Gachet, Christopher HaaseAudi R8 LMS evo II GT3Pro Cup17.983s
5Pieter Schothorst, Dennis MarschallAudi R8 LMS evo II GT3Pro Cup28.343s
17Miguel Ramos, Dean MacdonaldMcLaren 720S GT3Pro-Am56.802

Corrida 2

1Charles Weerts, Dries VanthoorAudi R8 LMS evo II GT3Pro Cup1:32.886
2Timur Boguslavskiy, Raffaele MarcielloMercedes-AMG GT3Pro Cup2.125s
3Simon Gachet, Christopher HaaseAudi R8 LMS evo II GT3Pro Cup2.979s
4Jean-Baptiste Simmenauer, Christopher MiesAudi R8 LMS evo II GT3Pro Cup3.388s
5Valentino Rossi, Frederic VervischAudi R8 LMS evo II GT3Pro Cup4.350s
15Miguel Ramos, Dean MacdonaldMcLaren 720S GT3Pro-Am Cup12.085
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
Autosport

GRÁTIS
BAIXAR