Grupo 1 e Troféu Mini, Estoril: A corrida mais importante da época

Por a 21 Novembro 2022 15:00

O Autódromo do Estoril recebeu a prova mais importante da época do Group 1 e do Troféu Mini, onde foram coroados os vencedores das diversas classes em competição. Com pontuações a dobrar, a mais longa corrida da temporada colocou à prova pilotos e máquinas.

Nos treinos cronometrados que antecederam a corrida de 2 horas de duração, foi a dupla Ricardo Pereira/Carlos Dias Pedro em Ford Escort RS2000 a mais rápida. Estabelecendo o tempo de 1:59.167s, a dupla arrancou do primeiro posto da grelha de partida, tendo ao seu lado Luís Pedro Liberal/Francisco Freitas, também em Ford Escort RS2000.

Ricardo Pereira, candidatos ao título na classe H81-2000, e Carlos Dias Pedro, começaram por liderar a corrida, mas problemas técnicos no Ford ainda no primeiro turno de condução obrigaram a dupla a desistir e entregar a Paulo Vieira (Ford Escort RS2000) a liderança, tendo este arrancado da quinta posição da grelha. No entanto, o azar também bateu à porta de Vieira, que passado pouco mais de 20 voltas foi obrigado a parar, também com problemas no seu carro.

Ficou assim Nuno Breda, que teve a seu lado pela primeira vez João Moreira no Ford Escort RS2000, na frente do pelotão,o vencedor da prova, enquanto Rui Ribeiro/Paulo Alves e António Maia/José Serra fecharam o pódio, totalmente de Ford Escort RS2000. Destaque ainda para a dupla do Jaguar XJS V12, André Castro Pinheiro/Ernesto Vieira, que rodaram no 3º lugar até à última volta, mas também com problemas no carro, baixaram na classificação até ao 10º posto.

Na Production Cup, dedicada aos Datsun 1200, a corrida relembrou o antigo troféu. Lutas sem quartel, mas sempre com desportivismo, marcaram a derradeira prova da época, onde Pedro Gordo/Rúben Ferreira venceram, com uma margem de apenas 0.544s para a dupla Alberto Xavier/C. Machado.

No Troféu Mini, Luís Sepúlveda/Duarte Aguiar/Fernando Soares venceram uma corrida emotiva. Com o triunfo, Sepúlveda e Aguiar conquistaram o troféu, visto que Bruno Lima, que fez dupla com o pai Paulo Lima, e liderava a classificação à entrada para a ronda do Estoril, foi apenas o quinto classificado, a apenas 1 segundo de uma posição que garantia o cetro.

Rafael Cerveira Pinto/António Liberal (VW Golf GTi) venceram a corrida na classe H81-1600, enquanto António Pinto dos Santos/Fernando Xavier/Tiago Silva (BMW 323i) fizeram o mesmo na H81-MAX. Carlos Aniceto/Carlos Maciel (Morris Cooper) foram os melhores entre os concorrentes da 1052.

Pódio à geral:

1 N. BREDA / J. MOREIRA FORD ESCORT RS2000 H81-2000 2:01:51.507
2 R. RIBEIRO / P. ALVES FORD ESCORT RS2000 H81-2000 11.772
3 A. MAIA / J. SERRAS FORD ESCORT RS2000 H81-2000 3 voltas

CLASSIFICAÇÃO COMPLETA, AQUI.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Cunha
Paulo Cunha
1 ano atrás

A fotografia é de outra corrida e não do grupo 1!!!!

últimas Group 1
últimas Autosport
group1
últimas Automais
group1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado