Fórmula E: Taylor Barnard domina a qualificação, Félix da Costa foi quinto

Taylor Barnard, (NEOM McLaren Formula E Team) foi o grande destaque da qualificação para a segunda corrida do fim de semana. O jovem piloto da McLaren bateu o recorde para o mais jovem de sempre a rubricar uma pole no campeonato 100% elétrico.
Depois do dia de ontem, dominado pela DS e por Maximilian Günther, (DS Penske), o segundo dia em Jidá abria novas oportunidades para toda a grelha da Fórmula E. Choveu durante a noite e uma hora antes do início da sessão de treinos do dia, mas o circuito já estava seco quando os carros saíram para a pista.

Guenther manteve a tendência no Treino Livre 3, assinando o tempo de 1m15,044s nos últimos momentos da sessão de 40 minutos, sendo 0,072s mais rápido do que Taylor Barnard, que esteve na primeira posição durante a maior parte do último treino. Oliver Rowland, (Nissan Formula E Team) fez a melhor volta com 300 kWh, ficando em terceiro na bandeira axadrezada – os mesmos três primeiros que subiram ao pódio na terceira ronda, ontem. Depois de um dia difícil ontem, António Félix da Costa, (TAG Heuer Porsche Formula E Team) foi quarto no treino, dando novamente boas indicações.
Qualificação
Quali coming up 🔜
Here are your qualifying groups for Round 4! #JeddahEPrix pic.twitter.com/bVR6bVwLuf
— Formula E (@FIAFormulaE) February 15, 2025
No Grupo A, Sam Bird, (NEOM McLaren Formula E Team) colocou-se no topo da tabela, com um tempo no segundo 17, seguido de Gunther. Zane Maloney, (Lola Yamaha ABT Formula E Team) ainda passou pelo segundo lugar, antes de Gunther se colocar no primeiro lugar, destronado pouco depois por Stoffel Vandoorne, (Maserati MSG Racing), já a bater à porta do segundo 16. A três minutos do fim, Vandoorne, Gunther, Rowland e Mitch Evans, (Jaguar TCS Racing) era os homens no top 4. A ordem no final da sessão não se alterou muito e apenas Evans perdeu a vaga na fase a eliminar para Bird.
How Group A ended in Jeddah 🇸🇦#JeddahEPrix pic.twitter.com/ctcjIcmIFi
— Formula E (@FIAFormulaE) February 15, 2025
No Grupo B, já com António Félix da Costa em pista, Barnard começou bem a sessão, sendo destronado pouco depois piloto português. Barnard voltou ao primeiro lugar, entrando no segundo 16. Os tempos começaram a cair a três minutos do fim da sessão, a ordem do top 4 era Barnard, Norman Nato, (Nissan Formula E Team), AFC e Jean-Éric Vergne, (DS Penske). Havia muita expetativa para as últimas voltas, mas a ordem não se alterou muito. Passaram à fase a eliminar Barnard, Hughes, Edoardo Mortara, (Mahindra Racing)e AFC.
Group B ✅
Duels 🔜#JeddahEPrix pic.twitter.com/TVjrc0Eoz0
— Formula E (@FIAFormulaE) February 15, 2025
Quartos de final
How we line-up for the Duels 🤺#JeddahEPrix pic.twitter.com/oz0pPksNa7
— Formula E (@FIAFormulaE) February 15, 2025
O primeiro duelo do dia seria entre Gunther, vencedor da corrida de ontem e um dos pilotos mais rápidos do fim de semana, contra Rowland outros dos pilotos mais rápidos até ao momento, tendo agarrado a liderança do campeonato depois dos resultados de ontem. Rowland venceu confortavelmente, com quase três décimos de diferença para Gunther.
Seguia-se Sam Bird vs Vandoorne, com o piloto da Maserati a levar a melhor, com apenas 0,08 segundos de diferença.
O terceiro duelo era entre Edo Mortara e Jake Hughes, uma luta decidida nos pormenores com apenas 0,008 segundos de diferença, com vantagem para Hughes, com a Maserati a colocar dois carros nas meias-finais.
O último duelo seria entre Félix da Costa e Barnard, o jovem da McLaren que estava com um excelente ritmo até esta fase. O piloto da McLaren conseguiu vencer o duelo, com pouco mais de dois décimos de vantagem para o piloto português, no que foi o duelo mais rápido destes quartos de final.
Meias-finais
It's time for the Semi-Finals ⚡️#JeddahEPrix pic.twitter.com/U3DjmNklI9
— Formula E (@FIAFormulaE) February 15, 2025
A primeira meia-final era entre Vandoorne e Rowland e o líder do campeonato não facilitou, vencendo o duelo, garantindo um lugar na final.
O segundo duelo foi entre o piloto da McLaren, Barnard e Jake Hughes, ex-piloto da McLaren. Barnard conseguiu uma volta espetacular e venceu o duelo com mais de 4 décimos de segundos de diferença para Hughes.
Final
An all-British final in Jeddah 💪#JeddahEPrix pic.twitter.com/67tVOen9Ps
— Formula E (@FIAFormulaE) February 15, 2025
No duelo final entre Barnard e Rowland, foi o jovem Barnard a conseguir a pole, sendo o piloto mais jovem de sempre a conseguir a pole. A diferença para Rowland foi de 0.4 seg. depois de um erro na parte final da volta. Mas o ritmo de Barnard foi insuperável nesta qualificação.
Barnard sai da pole na corrida de mais logo, agendada para as 17, Félix da Costa larga de quinto, o melhor Porsche nesta sessão.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A Porsche “gosta” de ter um piloto na 7ª fila 🙂 Ontem calhou ao AFC, hoje calhou ao Wehrlein.
Dois dias, duas qualificações bem diferentes. O AFC fez o segundo tempo dos quartos, mas teve o azar de duelar com o Barnard, que esteve imparável. Não adianta especular mas, com outro adversário, poderia ter ido mais longe. Espero que tenha mais sorte hoje na corrida.