/velocidade/formula-e/formula-e-novo-formato-de-qualificacao-em-2022/
Fórmula E: Novo formato de qualificação em 2022 | AutoSport

Fórmula E: Novo formato de qualificação em 2022

Por a 13 Outubro 2021 12:35

Desde a temporada 2018-2019, a Fórmula E tem usado um sistema de grupos de qualificação, em que os pilotos são divididos em grupos de seis de acordo com a classificação do campeonato, passando os seis primeiros classificados à discussão da Super Pole, saindo um a um para tentar conquistar o melhor tempo. O que acontece é que os pilotos melhor classificados vão para a pista primeiro, na fase de grupos e têm as piores condições de pista, terminando regularmente nas últimas linhas da grelha. Isso tem contribuído para a batalha pelo título permanecer imprevisível, mas os pilotos foram muito críticos do formato. 

Ouvindo o feedback dos pilotos, o promotor prepara-se para alterar o formato da qualificação a partir do próximo ano. Ainda falta a aprovação em Conselho Mundial da FIA, mas o novo formato deverá passar pela divisão dos pilotos em dois grupos. Os quatro pilotos mais rápidos de cada grupo avançam para a fase seguinte, que consistirá de duelos dois a dois, os vencedores passam para as meias finais, sendo que os dois pilotos mais rápidos disputam a pole na final. 

Alberto Longo da Fórmula E, em conferência de imprensa no México, afirmou ser uma tentativa de simplificar o formato. “Este é o resultado do desejo de simplificar o formato da corrida. Voltamos ao básico, mas também queremos permanecer inovadores. Esse formato é muito compreensível, pois todos entendem como funciona um torneio de ténis. Visualmente é atraente e na televisão será espetacular”.

A temporada 2021-2022 da Fórmula E começa a 28 de janeiro na Arábia Saudita.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
13 dias atrás

Não me parece que este formato seja fácil de assimilar, para alguém que “caia de paraquedas” perante este campeonato, mas se resultar numa grelha mais justa, venha ele. O formato utilizado até agora, era de fácil compreensão, mas muito injusto para quem fazia melhor trabalho.

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e