Fórmula E, ‘Gen3’: Mais 40% de potência em 2022

Por a 17 Fevereiro 2021 13:02

A Fórmula E prepara-se para mais uma forte acréscimo na potência dos monolugares da nova geração, a ‘Gen3’. Muita coisa mudou desde que o Gen1 nasceu na época de 2014/2015.

O primeiro monolugar tinha apenas 150kW (203 cv) de potência, e eram precisos dois carros para fazer as corridas. Um ano depois a potência subiu para 170kW (230 cv) e mais tarde a bateria foi melhorada.

Só para a temporada de 2018/19 surgiu o novo monolugar, ‘Gen2’, com que ainda se corre este ano de 2021, tendo sido esse o momento em que deixou de haver troca de carro a meio das corridas.

O novo ‘Gen2’ passou a ter 250kW (340 cv). O salto vai dar-se agora para cerca de 340kW (470 cv).

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

Os Gen 2 são tão bons como dizem? Os tempos de volta são semelhantes aos Gen 1. E a gen 3 vai continuar a correr em pistas tipo cartódromo?

afmota
afmota
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Têm os mesmos tempos mas duram o dobro do tempo.
Com este ritmo de evolução talvez dentro de uns 5 anos haja carros FE a igualarem os tempos da F1 numa volta.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  afmota
3 anos atrás

Têm um andamento anedótico quando comparados com outras viaturas eléctricas como o Volkswagen idr.

afmota
afmota
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

São carros completamente diferentes. Um foi desenhado para bater Records e outro para fazer uma base de uma formula. O VW se calhar não faz mais de 30 km, a coisa mais longa que penso fez foi Nurburgring, que tem salvo erro 15km.
Eu ainda me lembro de me rir da primeira vez que vi um individuo com um mala com um telefone ligado a falar na rua… E foi só há 25 anos.
Também me lembro de não haver carros elétricos, e foi só há 10 anos…

tp84
tp84
Reply to  afmota
3 anos atrás

Nao vai acontecer porque há limitiações na aerodinâmica e tipo de pneu utilizado. A FE usa pneus que se podem encontrar em veículos de estrada os F1 usam slicks desenvolvidos especificamente para a F1.
Para a FE andar perto dos F1 teria de mudar radicalmente o seu conceito e seguir na direção oposta nos dois tópicos que referi acima.

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado