Fórmula E: Gen 4 e calendário 2026 aprovados em Conselho da FIA

Por a 10 Junho 2025 15:25

A FIA aprovou os regulamentos técnicos para o carro Gen4 da Fórmula E, que deverá estrear no final do próximo ano, na 12.ª temporada. Os novos regulamentos, confirmados durante a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo em Macau, marcam o maior avanço tecnológico da série. Os testes do carro Gen4, que ainda não foi oficialmente revelado, foram realizados em privado por James Rossiter.

O Gen4 introduzirá duas configurações aerodinâmicas (alto e baixo apoio aerodinâmico) e tração permanente nas quatro rodas — uma atualização em relação ao atual Gen3 Evo, onde a tração nas quatro rodas só está ativa em determinados níveis de potência. A potência quase duplicará de 350 kW para 600 kW (cerca de 800 cv), com a capacidade regenerativa a aumentar de 600 kW para 700 kW. A Bridgestone substituirá a Hankook como fornecedora de pneus para o Gen4.

Simulações de desempenho sugerem que o Gen4 será tão rápido ou mais rápido que os carros de Fórmula 2, especialmente em pistas como Mónaco. Sébastien Buemi, da Envision, descreveu o Gen4 como um carro maior, mais longo e muito mais rápido, com potencial para atingir tempos de volta em Mónaco entre 1 minuto e 15 segundos e 1 minuto e 18 segundos — mais rápido que a F2 e próximo do ritmo esperado dos carros de Fórmula 1 de 2026.

Calendário para 2026 definido

A Fórmula E revelou o seu calendário provisório para a 12.ª temporada, em 2025 e 2026, marcando a sua maior programação até à data, com 18 corridas em todo o mundo. A sustentabilidade é um foco central, com os locais das corridas agrupados por continente para minimizar o transporte de mercadorias e as emissões de CO2.

A temporada terá início em São Paulo, Brasil, a 6 de dezembro de 2025. O campeonato segue então para a Cidade do México em janeiro de 2026, seguido por um novo local em Miami, no Hard Rock Stadium, sede do Autódromo Internacional de Miami. Fevereiro terá uma dupla corrida em Jeddah, na Arábia Saudita.

Março trará uma nova adição ao calendário com uma corrida em Madrid, Espanha, no Circuito de Madrid-Jarama, marcando a primeira corrida da Fórmula E na capital espanhola. A Europa continua em maio com uma dupla em Berlim, uma constante no calendário desde a temporada 1, e outra dupla em Mónaco no icónico circuito.

Há duas vagas de corrida “a confirmar” (TBC) em maio e junho, com especulações sugerindo um retorno a Sanya, na China, e Jacarta, na Indonésia. A etapa asiática da temporada contará com duas corridas consecutivas em Xangai (após um retorno bem-sucedido na 10ª temporada) e Tóquio em julho.

O campeonato da 12ª temporada será concluído com duas corridas consecutivas em Londres, na Excel Arena, em agosto, onde o campeão será coroado.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado