European Le Mans Series em Portimão: 2 corridas em 48 horas, 5 pilotos lusos | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

European Le Mans Series em Portimão: 2 corridas em 48 horas, 5 pilotos lusos

José Luis Abreu by José Luis Abreu
18 Outubro, 2023
in ELMS, VELOCIDADE
A A
European Le Mans Series em Portimão: 2 corridas em 48 horas, 5 pilotos lusos

Share on FacebookShare on Twitter

Chegou a hora de todas as decisões no European Le Mans Series 2023 e mais uma vez o palco dos campeões será o Autódromo Internacional do Algarve. Numa inédita ronda dupla o circuito junto à cidade de Portimão acolhe entre nos dias 20 e 22 de Outubro as duas derradeiras deste competitivo campeonato que desde 2017 tem tido sempre nas 15 curvas da ‘Montanha-Russa’ a sua ronda final.

Com quatro dezenas de máquinas em pista e mais de uma centena de pilotos em competição o inédito fim-de-semana será histórico por vários motivos pois pela primeira vez na história do campeonato duas corridas se realizam com menos de 48 horas de intervalo, as 4 Horas do Algarve no dia 20 de Outubro (sexta-feira) e as 4 Horas de Portimão no dia 22 de Outubro (Domingo), no que será igualmente um esforço inédito que equipas e pilotos terão que superar em todas as frentes de um campeonato que não está ainda decidido.

Num pelotão onde estão pilotos com história até na Fórmula 1 encontramos os colombiano Juan-Pablo Montoya e Tatiana Calderon, o britânico Paul Di Resta ou o brasileiro Nelson Piquet Junior entre muitos outros oriundos dos cinco continentes e aos quais se junta a ‘armada lusa’ defendida por Miguel Cristóvão, Manuel Espirito Santo, Pedro Perino e Rui Águas, todos eles com potencial para fazer brilhar a bandeira lusa no final dos dois confrontos em agenda.

Artigos relacionados

WEC: Aston Martin pondera introduzir primeira grande atualização

WEC: Aston Martin pondera introduzir primeira grande atualização

17 Junho, 2026
Nyck de Vries estreia-se a vencer as 24h de Le Mans à geral: “Todos os meus companheiros já tinham ganho…”

Nyck de Vries estreia-se a vencer as 24h de Le Mans à geral: “Todos os meus companheiros já tinham ganho…”

17 Junho, 2026

Mas não será apenas o European Le Mans Series a desfilar a sua rapidez e cores naquele que é o traçado mais desafiante do calendário pois na grelha de partida vão estar igualmente os pilotos e máquinas da Le Mans Cup e ainda os sempre espectaculares Radical que realizam no Autódromo Internacional do Algarve as suas finais mundiais.

Os bilhetes para este fantástico e preenchido fim-de-semana estão já à venda no site do Autódromo Internacional do Algarve e custam entre os 15 e os 50 euros para todo o fim-de-semana de forma a permitir aos seguidores acompanhar nas bancadas ou ‘paddock’ as duas corridas do European Le Mans Series e também as corridas de apoio que se realizarão ao longo deste inédito fim-de-semana.

Piloto Portimonense em pista
Com a primeira vitória assinada na jornada anterior no carismático traçado de Spa-Francorchamps o piloto de Portimão, Bernardo Pinheiro, será igualmente um dos heróis lusos a receber apoio do público, ele que alinha com as cores da equipa espanhola Virage na Ligier European Series apostado em conseguir juntamente com o seu colega de equipa, George King, fechar o ano da melhor forma com mais uma subida ao degrau mais alto do pódio em ambas as corridas a realizar no seu ‘circuito-natal’, eles que são os segundos classificados no campeonato ao volante do JS P4 da formação valenciana.

Paddock para toda a família
Aberto a todos o ‘paddock’ do European Le Mans Series é um local de culto para os adeptos mais fervorosos do automobilismo por força de todo o ambiente de competição que se respira e a proximidade com pilotos, equipas e máquinas, mas também por ser destinado a toda a família com espaços onde os mais pequenos se podem divertir e com muitos momentos de uma alegria que se pretende transversal e para todas as idades. No Autódromo Internacional do Algarve essa será uma das realidades e lado a lado com o promotor do campeonato o circuito irá abrir as suas ‘portas’ para os sempre desejados ‘Pit Walk’ para todos os portadores de bilhete paddock, ‘Hot Laps’ nos rápidos e apaixonantes carros da AIA Racing School, ecrã gigante no paddock para que todos possam acompanhar as provas através da transmissão televisiva…e muito mais porque o ELMS é isso mesmo, uma celebração do automobilismo.

LMP2 – Título pode ter sabor algarvio
A vitória na Bélgica colocou a equipa nº25 da Algarve Pro Racing composta por Kyffin Simpson, James Allen e Alex Lynn no topo da tabela com 76 pontos, 17 pontos à frente da Duqueine Team nº30 onde alinham Neel Jani, Nico Pino e René Binder depois deste ter sido a parte inocente no incidente da primeira curva com o número 65 da Panis Racing Oreca de Manuel Maldonado. A Panis Racing Oreca terminou a corrida em segundo lugar na classe e segue para o Algarve com 56 pontos, apenas um ponto à frente do número 28 da IDEC Sport Oreca. São 26 pontos entre o primeiro e o sexto classificados na LMP2, o que significa que todos são matematicamente capazes de conquistar o campeonato em Portugal.

LMP2 Pro/Am – Vários candidatos
A Racing Team Turkey regressou ao topo da classificação do campeonato depois de terminar no 2º lugar nas Ardenas. A equipa de bandeira turca composta por Salih Yoluç, Charlie Eastwood e Louis Delétraz soma 74 pontos, apenas quatro pontos à frente do número 83 da AF Corse e de dois dos pilotos François Perrodo e Matthieu Vaxiviere. Os vencedores das 4 Horas de Spa-Francorchamps LMP2 Pro/Am Alexandre Coigny, Nico Lapierre e Malthe Jakobsen estão com 58 pontos no número 37 da COOL Racing, 16 atrás dos líderes com 52 pontos ainda ‘na mesa’.

LMP3 – Cool Racing pode gerir
A terceira vitória em quatro corridas deu ao número 17 da COOL Racing e aos pilotos Adrien Chila, Alejandro Garcia e Marcos Siebert uma vantagem de 46 pontos sobre o resto do pelotão LMP3. O 13 da Inter Europol Competition está em segundo lugar com 45 pontos, o 31 do Racing Spirit of Léman está com 44 pontos e o número 11 da Eurointernational está com 43 pontos. A COOL Racing precisa de terminar em 7º ou melhor nas 4 Horas do Algarve, ou em 8º se conseguir o ponto único para a ‘pole position’, para garantir os títulos após a corrida de sexta-feira.

LMGTE – O último título
Os Porsches nº16 Proton Competition e nº60 Iron Lynx estão empatados no topo da classificação LMGTE com 61 pontos, com a tripla nº16 da Porsche composta por Ryan Hardwick, Zacharie Robichon e Alessio Picariello classificada como líder do campeonato graças ao 1º, 2º e 3º lugares ter em comparação com 1º, 2º e 4º para seus rivais Matteo Cressoni, Claudio Schiavoni e Matteo Cairoli. O Ferrari nº 57 da Kessel Racing está apenas 8 pontos atrás dos dois Porsche, com Scott Huffaker e Takeshi Kimura com 53 pontos. Com 52 pontos ainda por atribuir, onze dos doze carros LMGTE têm chances matemáticas de conquistar o título, o último desta categoria por os LMGTE pois em 2024 serão substituídos pelos GT3 depois de 13 anos nas grelhas de partida.

José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

WEC: Aston Martin pondera introduzir primeira grande atualização
VELOCIDADE

WEC: Aston Martin pondera introduzir primeira grande atualização

by Fábio Mendes
17 Junho, 2026
Nyck de Vries estreia-se a vencer as 24h de Le Mans à geral: “Todos os meus companheiros já tinham ganho…”
Destaque Homepage

Nyck de Vries estreia-se a vencer as 24h de Le Mans à geral: “Todos os meus companheiros já tinham ganho…”

by José Luis Abreu
17 Junho, 2026
Next Post
European Le Mans Series: Título pode ficar em ‘casa’ com a Algarve Pro Racing

European Le Mans Series: Título pode ficar em ‘casa’ com a Algarve Pro Racing

Os destaques dos Novos Opel Corsa e Corsa Electric

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários

F1: Ralf Schumacher afirma que Max Verstappen rejeitou proposta da Mercedes

17 Junho, 2026
WRC, Ott Tänak ponta-de-lança da recuperação da Hyundai no Rali de Portugal

Ott Tänak explica pausa no WRC

17 Junho, 2026
Ford Escort RS “regressa” e tem 330 cv

Ford Escort RS “regressa” e tem 330 cv

17 Junho, 2026
WEC: Aston Martin pondera introduzir primeira grande atualização

WEC: Aston Martin pondera introduzir primeira grande atualização

17 Junho, 2026
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright