ELMS, Filipe Albuquerque: “Vamos ter de jogar muito bem na estratégia”

Por a 28 Outubro 2018 08:50

Filipe Albuquerque é obviamente, a par de Henrique  Chaves, o piloto que mais atenções concentra sobre si. O piloto luso da United Autosports é um dos favoritos à vitória na prova de hoje, e quer finalmente vencer em território nacional, algo que ainda não conseguiu fazer no ELMS.

Albuquerque ficou perto da pole, tendo incluive liderado a tabela de tempos até perto do final, mas Will Stevens e Nicolas Jamin não permitiram a festa lusa. Albuquerque explicou a sua qualificação:

“Tive pena por não ter conquistado a pole. Decidimos usar dois conjuntos de pneus novos, porque no primeiro temos a referência e depois no segundo conseguimos sempre ir buscar um bocadinho mais. Mas o que é certo é que quando fui para a minha volta lançada, apanhei bandeiras amarelas na curva 3 e tive de abortar essa tentativa. Levantei logo o pé para poupar pneus para a corrida e entrei para colocar o segundo set de pneus. Os tempos andavam por volta dos 1:33:7 e na minha única tentativa consegui fazer 1:33:3. Depois disso todos melhoraram os seus tempos, mas só dois conseguiram tirar meio segundo para a primeira volta, o Will Stevens e o Nicolas Jamin. Não foi por muito e arrancar de terceiro é bom, mas queria mesmo ter feito a pole aqui em Portimão. Ao mesmo tempo senti que se tivesse conseguido fazer uma volta com o primeiro set, teria uma referência melhor para a segunda tentativa, mas foi positivo mostrar que temos o mesmo andamento numa tentativa, quando eles fizeram duas.”

As prespectivas para a corrida de logo são boas. O Ligier #22 tem estado constantemente nos primeiros lugares da tabela e a afinação para a corrida parece estar no ponto:

“Creio que o carro está em condições. Acho que vai ser preciso alguma sorte e vamos ter de jogar muito bem na estratégia, pois acreditamos que esta corrida vai ter muitos “Full Course Yellow”, porque temos vistos muitos erros, muitos piões, algo que aconteceu em todas as sessões. E esse factor vai ser importantate durante a corrida, pois ao nível de andamento puro, tenho a noção que estamos muito fortes.”

O forte vento que se fez sentir na pista foi um dos factores que complicou a tarefa aos pilotos. As fortes rajadas de vento afectam bastante estas máquinas onde a aerodinâmica é fundamental:

“O vento sentiu-se bastante. A pista estava muito dificil de guiar pois o vento estava de frente e quando chegamos à parte mais alta da pista, o carro escorregava de traseira.”

Quanto à pressão… para Albuquerque a única pressão é a de ele quere vencer. O sorridente piloto quer finalmente chegar ao primeio lugar do pódio mas não se sente mais pressionado por isso:

“Eu estou muito relaxado. A pressão é apenas minha de querer vencer e não tenho pressão extra. Quero vencer em Portimão e vou pegar no carro na última hora e meia, até lá vou ter uma ideia da nossa posição na corrida.”

O futuro de Albuquerque poderá passar de novo pela United Autosports, sendo que poderá haver novidades em breve. A equipa  e Albuquerque procuram,  no entanto, entender a valia do carro com os pneus Michelin. Desde a troca de fornecedor de pneus (a United usava Dunlop até a ronda de Spa) que a performance do carro melhorou significativamente e logo na primeira corrida com os pneus da marca francesa, conseguiram a vitória, embora em condições especiais. Em Portimao, o Ligier tem estado muito competitivo e tem conseguido rodar na frente mesmo com pneus usado e com mais combustível:

“Estamos a tentar perceber se o Ligier, com os Michelin é de facto competitivo. Pelo que temos visto até  agora parece ser o caso. Precisamos da corrida de amanhã para perceber isso.  E estamos aqui este fim de semana com esse intuito. Vamos ver como corre a prova e tentar entender o que vale o nosso carro com estes pneus, pois em Spa a vitória foi um bom indicador, mas foi em circunstâncias especiais.”

O piloto  espera que não chova durante  corrida para que sejam tiradas todas as ilações e pelo tempo que se faz sentir em Portimão, os desejos do piloto serão atendidos. O vento deverá continuar a complicar a tarefa, mas não deverá ser isso a impedir Albuquerque de finalmente chegar ao primeiro lugar do pódio, perante o seu público.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas ELMS
últimas Autosport
elms
últimas Automais
elms
Ativar notificações? Sim Não, obrigado