DTM: Audi abandona competição

Por a 27 Abril 2020 18:13

Não será uma grande surpresa para a maioria, mas a Audi irá abandonar o DTM no final da época 2020. O campeonato alemão fica agora numa posição delicada.

As ameaças da marca de Ingolstadt  já não eram novas, mas a ameaça passou agora a realidade. A Audi passará a focar-se apenas na Fórmula E e nas competições para clientes. Esta decisão terá tido como catalisador, o coronavírus que provoca uma crise duríssima na indústria automóvel, que obriga todas as marcas a um repensar dos planos para o futuro a médio prazo.

“A Audi modelou o DTM e o DTM modelou a Audi”, disse Markus Duesmann, Presidente do Conselho de Administração da AUDI AG. “Isso demonstra que poder existe no automobilismo – tecnológica e emocionalmente. Com essa energia, impulsionaremos a nossa transformação como um fornecedor de mobilidade elétrica sustentável e desportiva. É por isso que também concentramos os nossos esforços nas pistas e competimos sistematicamente pela “tecnologia de ponta” de amanhã.”

“A Fórmula E oferece uma plataforma muito atraente para isso. Para complementá-la, estamos a investigar outros formatos de automobilismo para o futuro “.

A Audi foi um dos fabricantes de maior sucesso no DTM, com 11 títulos de pilotos e 12 de fabricantes, 114 vitórias e 106 pole position.

“Esperamos que essa situação atualmente difícil melhore em breve e que ainda possamos disputar algumas corridas este ano”, disse Hans-Joachim Rothenpieler, membro do Conselho de Desenvolvimento.

“Os fãs mereceriam isso, assim como o ITR, os nossos pilotos, as nossas equipas e parceiros, que agora terão aviso prévio adequado para se reposicionarem durante o período pós-2020. O automobilismo de sucesso é – e continuará a ser – um elemento importante do DNA da Audi. “

Como seria de esperar, este anuncio não caiu bem na ITR e Gerhard Berger lamentou profundamente a decisão, que deixa o campeonato numa situação ainda mais delicada.

“Hoje é um dia difícil para o automobilismo na Alemanha e em toda a Europa”, disse Berger em comunicado. “Lamento profundamente a decisão da Audi de se retirar do DTM após a temporada de 2020.

“Embora respeitemos a posição do conselho, a natureza de curto prazo deste anúncio apresenta à ITR, ao nosso parceiro BMW e nossas equipas uma série de desafios específicos”.

“Essa decisão piora a situação, e o futuro do DTM agora depende muito de como nossos parceiros e patrocinadores reagem a essa decisão”, acrescentou Berger. “No entanto, espero que a Audi realize sua saída de maneira adequada, responsável e em plena parceria com a ITR.”

Apesar de enfrentar uma situação crítica, Berger continua comprometido em encontrar uma solução para a continuidade da série.

” O meu compromisso permanece com o próximo ano e em garantir que proporcionemos às nossas centenas de milhares de fãs uma temporada emocionante e competitiva. Mas, assim que possível, também quero criar um plano de segurança para nossas equipas participantes, patrocinadores e todos cujo trabalho depende do DTM.”

A BMW não escondeu a surpresa pelo anúncio:

“Nós, BMW Group, ficamos surpreendidos com a anunciada saída da Audi do DTM”, dizia o comunicado da BMW. “Juntamente com o ITR, sempre lutamos apaixonadamente pelo futuro e pelo desenvolvimento do DTM. Agora avaliaremos a situação e as possíveis consequências de todos os ângulos. ”

Esta saída da Audi traz dificuldades acrescidas num momento difícil para o automobilismo. Com a saída da Audi, o pouco interesse das marcas japonesas e com a crise instalada que deverá dissuadir outras marcas de se juntarem, o futuro do DTM é agora negro e muito incerto.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Brunex717
Brunex717
4 anos atrás

A pergunta que se faz é,” o que fez muitas marcas ao longo dos anos abandonarem este campeonato ?”…..e foram várias as marcas que la passaram

jem
jem
Reply to  Brunex717
4 anos atrás

Simplesmente porque os custos são gigantescos. O paddock do DTM não fica nada a dever ao da F1, exceto em alguns edifícios, mas em quantidade de convidados até é superior. E depois o grande problema: só pode ganhar um. E porque salvo poucas exceções, é na prática um campeonato alemão, e em que cada marca tem os seus problemas e responsabilidades sociais, é muito complicado. E a Audi até não pode queixar-se de resultados. Como a BMW já não ganha à muitos anos, pode ser que queiram fazer um troféu com carros rápidos mas menos custosos. Mas o DTM creio… Ler mais »

jem
jem
Reply to  jem
4 anos atrás

E completando. Como todas as marcas estão a desenvolver a motricidade elétrica mas ainda têm um longo caminho a percorrer, o que equivale a muitos milhões a gastar, creio que dentro de alguns anos quando as marcas alemãs a que juntaria a Peugeot-Opel estiverem e tiverem modelos compatíveis, aí sim creio que o DTM voltará, pois na prática é um campeonato alemão em que ” o meu é melhor que o teu”.

Honda Power
Honda Power
4 anos atrás

Os efeitos da batota no software no grupo VW continuam a fazer mossa. A sorte do grupo é que ainda teem muita gente que gosta de ser enganada. Já na America a coisa foi difente e tiveram de indemnizar quem comprou produto defeituoso, na Europa, o que conta é o status. Sem pena nenhuma de ver os alemães a afundar.

Pascassio
Pascassio
Reply to  Honda Power
4 anos atrás

O teu comentário, escandaliza as ovelhas hipócritas!
Bravo 👏

Lisboa
4 anos atrás

Deixa ver se entendo!!! Devido ao aumento dos custos de operação do DTM a escalarem de ano para ano, fizeram no espaço de 3 anos 3 construtores a abandonarem o campeonato? Estranho!!! É que segundo li nas últimas semanas neste espaço de informação, eram precisamente os orçamentos baixos e razoavelmente acessíveis para as equipas e construtores, é que matavam as competições e que só orçamentos bilionários é que é o caminho a seguir a bem da performance. A ser verdade os muitos especialistas neste espaço, a Mercedes, a Jaguar e a Audi estão erradas em sair devido aos elevados custos… Ler mais »

Cágado1
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

A Jaguar?…

Lisboa
Reply to  Cágado1
4 anos atrás

O pensamento foi “meio correcto”. Era a Aston Martin. Tinha acabado de ver um vídeo sobre a passagem da Jaguar pela F1 e fui atrás dessa lembrança. Obrigado pela chamada de atenção, caso contrário, nem teria me apercebido do erro.

jo16061702
jo16061702
4 anos atrás

Por favor façam alguma coisa decente por esta competição. As micromotorizações, e as estúpidas pressões elétricas estão a matar completamente aquele que foi dos mais espetaculares campeonatos do mundo…

Não me chateies
Não me chateies
4 anos atrás

Alterem os moldes do campeonato, passem a ter um campeonato de verdadeiros garagistas em vez de equipas de fábrica. Ter 8 a 9 carros por marca divididos por 3 “equipas”, com ordens inter-equipas, para mim foi isso que matou o meu interesse no DTM. Comprem carros aos japoneses e façam o campeonato.

Pascassio
Pascassio
4 anos atrás

O mundo como conhecemos, está a mudar.

rudicaraciola
rudicaraciola
4 anos atrás

Podiam fazer o campeonato com carros híbridos, já que a generalização do automóvel eléctrico em substituiçaó dos carros a combustíveis fósseis é impossível. Nem todos têem uma garagem particular para pôr o carro à carga durante a noite.Mas como o mundo gira agora à volta do socialmente correcto a nova onda é esta, a eléctrica. Que na prática é tão ou mais poluente que a fóssil. Com a pandemia do Covid e a reduçáo drástica da circulação automóvel, o barril de petróleo ficou abaixo de zero, a reduçáo de poluição foi só de 0,6%. O rei(o eléctrico) vai nu, mas… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

As próprias marcas matam o dtm e depois dão de fuga…

Ganhava quem a marca queria e não a melhor equipa.

últimas DTM
últimas Autosport
dtm
últimas Automais
dtm
Ativar notificações? Sim Não, obrigado