Vila Real/CPV Clássicos: João Novo vence Corrida 1

João Novo (Ford Escort RS 1600 – G5) venceu a primeira corrida dos clássicos, batendo Rui Costa (Ford Escort Mk II – H75) por 2.693s depois de alguma luta em pista com o trio da frente a destacar-se rapidamente do resto do pelotão. António Soares (Ford Escort RS 1600- H75) foi terceiro colado a Rui Costa, num grande luta pelo triunfo nos H75 que terminou melhor para Rui Costa.
Bruno Santos (Porsche 911 RS) H75 foi quarto, terceiro da categoria na frente de Cláudio Vieira (Porsche 911 RS) H75.
Carlos Santos (Ford Escort Mk I) foi nono e venceu os H71 com cerca de 10 segundos de avanço para Domingos Sousa Coutinho (BMW 2800 CS) H71. Pedro Poças (Porsche 924) venceu os H81 bem na frente de Costa – Carvalho (Ford Escort Mk II) H81.
Filme da Corrida
Com desistência de João Macedo Silva (Porsche 911 RSR), primeiro, e Luís Delgado (Porsche 930 Turbo), quase no final da primeira corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, João Novo (Ford Escort MK1) aproveitou e triunfou à geral.
Luís Delgado não sentiu a pressão de largar da primeira posição da grelha de partida e liderou o pelotão do CPV Clássicos, mantendo João Macedo Silva colado à traseiro do seu Porsche,
enquanto João Novo era o único piloto que conseguiu acompanhar a dupla dos carros germânicos nas voltas iniciais. Seguiam-se António Soares e Rui Alves, ambos aos comandos de Ford Escort MK1.
Decorridas as primeiras voltas da prova com 30 minutos de duração, Rui Costa (Ford Escort RS 1800) assumiu o quarto posto ao mesmo tempo que Rui Alves foi obrigado a abandonar. Desta forma, Rui Costa e António Soares passaram a discutir intensamente o melhor posto da classificação, continuando essa luta até aos últimos momentos da prova.
Com Luís Delgado a sentir mais pressão por parte de João Macedo Silva, João Novo estava à espreita de algo que pudesse acontecer à sua frente, poucos metros atrás da dupla adversária. Domingos Sousa Coutinho (BMW 2800 CS) deu um pequeno toque nas barreiras da curva do Boque, conseguindo regressar à corrida.
Quando a prova entrou nos últimos 15 minutos, Delgado passou a ter apenas a companhia de Macedo Silva, com João Novo a perder contacto com ambos. No entanto, pouco depois, João Macedo Silva teve problemas no Porsche e acabou por desistir, ficando Luís Delgado isolado na frente, com cerca de 9 segundos de vantagem, e João Novo no segundo posto da classificação geral, sendo Rui Costa o terceiro.
O volte face na corrida aconteceu com menos de 10 minutos para o final, quando Luís Delgado entrou no pitlane após algum fumo sair da traseira do Porsche, dando por terminada a sua corrida. Isso deixou João Novo na liderança, precisando apenas de controlar o pouco tempo que faltava para a conclusão da prova inaugural do CPV Clássicos. Desta forma, Novo triunfou à geral e entre os concorrentes do Grupo 5, sendo acompanhado no pódio da categoria por Carlos Fernandes (Mazda RX2 Capella) e Luís Nunes (Ford Escort MK1). Já Rui Costa terminou na vice-liderança da classificação geral, tendo triunfado na categoria H75, com António Soares a dar-lhe muito trabalho até à última curva, conseguindo o segundo posto da mesma categoria (terceiro da classificação absoluta). Bruno Santos (Porsche 911 RSR) a fechar o pódio dos H75.
Carlos Santos (Ford Escort MK1) e Domingos Sousa Coutinho subiram ao pódio dos H71, respetivamente, enquanto Manuel Almeida (Ford Escort RS 2000) foi o primeiro classificado entre os H81, sendo secundado por Pedro Poças (Porsche 924) e Agostinho Costa (Ford Escort MK2).
As competições da ANPAC regressam amanhã à ação em pista, com corridas agendadas para as 9h00 (CPV Clássicos e Legends 1300), 9h55 (CPV Legends), 10h50 (CPV Super Legends) e 14h30 (CPV Clássicos).
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI