GP Grã-Bretanha F1: pole position para Max Verstappen (Red Bull)

Max Verstappen (Red Bull) assegura a sua 4ª pole-position do ano, a primeira desde Miami e empata com Oscar Piastri (McLaren) que nesta Q3 melhorou o seu tempo em 0.005s, mas não foi suficiente para se manter na frente, onde estava após a primeira série de voltas. Lando Norris (McLaren) foi terceiro na frente de George Russell (Mercedes).
O melhor Ferrari é o de Lewis Hamilton (Ferrari) em quinto, na frente de Charles Leclerc (Ferrari), seguindo-se Kimi Antonelli (Mercedes) em sétimo, e vai descer 3 posições, devido ao incidente da Áustria em que eliminou Verstappen. Ollie Bearman (Haas) foi oitavo, mas vai descer 10 posições, pois também foi penalizado, e a fechar o top 10 ficaram Fernando Alonso (Aston Martin) e a surpresa Pierre Gasly (Alpine).
Verstappen, os dois Ferrari e os dois McLaren chegaram à Q3 usando apenas dois jogos de pneus, então eles têm dois jogos novos para a Q3. A Mercedes não, ambos estão a usar pneus usados para a primeira saída. Alonso e Bearman estavam com pneus novos, Gasly estava com pneus usados.
No final da primeira série de voltas, Oscar Piastri na frente de Lewis Hamilton e Lando Norris, que cometeu um pequeno erro e foi um pouco ‘fundo’ numa curva, por isso deixou algum tempo na pista. Max Verstappen foi quarto, quase três décimos atrás, à frente de Charles Leclerc. George Russell, com pneus usados, foi sexto, à frente de Fernando Alonso, Oliver Bearman, Kimi Antonelli e Pierre Gasly, que não marcou um tempo na primeira série de voltas.
Q1: despiste de Franco Colapinto e algumas surpresas
Numa fase da qualificação interrompida depois do despiste de Franco Colapinto (Alpine), os últimos segundos foram muito movimentados com muitas mudanças na zona de eliminação. Acabaram por ser eliminados Liam Lawson (Racing Bulls), Gabriel Bortoleto (Sauber), Lance Stroll (Aston Martin), Nico Hulkenberg (Sauber) e naturalmente, Franco Colapinto (Alpine).
A primeira fase da qualificação arrancou com várias estratégias em jogo, mas ficou claro desde cedo que usar todos os pneus no setor inicial não era o caminho mais rápido nesta pista. Oscar Piastri mostrava o ritmo ao ser 0,039s mais rápido que Max Verstappen, com Fernando Alonso a surpreender em terceiro. George Russell estava em quinto, à frente de Hamilton e do rookie Hadjar, enquanto a pista, mesmo com temperaturas frias, mostrava sinais de rápida evolução.
Franco Colapinto era um dos pilotos na zona de eliminação, tal como Gasly, Stroll, Bortoleto e Hülkenberg. Ocon estava à justa, em 15.º, e Tsunoda pouco à frente, em 14.º. Numa tentativa de melhorar o seu tempo, Colapinto entrou numa volta lançada… mas perdeu o controlo na última curva. O argentino rodou e bateu nas barreiras, danificando o carro.
Conseguiu sair da gravilha, mas danificou uma placa de publicidade e falhou a entrada das boxes, tendo de dar uma volta inteira à pista com o carro em mau estado. Circulava lentamente, provocando bandeiras amarelas que afetaram outros pilotos ainda em tentativa de volta rápida.
Eventualmente, encostou o Alpine, deixando claro que não poderia regressar à ação. O replay revelou um erro aparentemente simples: Colapinto abusou da berma, perdeu a traseira e saiu largo a alta velocidade, batendo com a frente direita nas barreiras. O incidente ditou o seu fim na qualificação.
Depois disso, foi uma mini-mini-sessão que terminou com algumas surpresas.
Q2: dois Williams, e um Red Bull ‘out’
Carlos Sainz (Williams), Yuki Tsunoda (Red Bull), Isack Hadjar (Racing Bulls), Alex Albon (Williams) e Esteban Ocon (Haas) foram os cinco eliminados na Q2, numa sessão que se definiu bem mais depressa do que a anterior.
Na altura da bandeirada, Pierre Gasly foi para nono e deixou Tsunoda de fora, Antonelli foi para P8 e deixa Carlos Sainz de fora. Grande feito, Pierre Gasly conseguiu colocar o seu Alpine na Q3!
A cinco minutos do fim da Q2, Norris liderava com Verstappen e Piastri. No outro extremo, Hamilton, Antonelli, Leclerc, Gasly e Tsunoda eram os pilotos ainda com problemas. Todos estes cinco estavam a usar pneus usados na sua primeira saída para a pista, mas destes cinco, só mesmo Tsunoda por lá ficou….

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pity
5 Julho, 2025 at 16:49
Pole surpresa do Max, depois de passar o tempo a queixar-se do carro. Faz-me lembrar um certo Hamilton, que passava a vida a queixar-se dos pneus para, em seguida fazer a melhor volta.
Desta vez, Piastri bateu Norris, mas por pouco. E Russell bateu os Ferrari.
A Ferrari está mais perto, pelo menos em qualificação, e Hamilton parece que já está finalmente, adaptado ao carro. (Mas continua a divertir-nos com os rádios).
Que grande penalização do Bearman! 10 lugares e 4 pontos… mão pesada dos comissários.
Colapinto não se ajuda…
JonhWatson
5 Julho, 2025 at 17:01
Assim dá gosto ver uma qualificação !!!
malhaxuxas
5 Julho, 2025 at 17:22
Não é desta vez. Vai ser quase sempre!
Canam
5 Julho, 2025 at 17:33
Mãos de ouro decidem.
Scirocco
5 Julho, 2025 at 18:40
A diferença esteve atrás do volante. Max a fazer a diferença. Excelente prestação do Lewis que tirou tudo do Ferrari.
jo baue
5 Julho, 2025 at 19:12
Vista agora a Qualificação, é um verdadeiro canibal dos nossos tempos, este Max, isto apesar de ter tido a ajuda do Kimi A. ( que deve estar a rezar para que chova na corrida) com a aspiração antes de Copse.
Os 2 pilotos- papaia a cometerem pequenos erros,
e a Ferrari, muito frustrante para os seus adeptos, o HAM estava 0.1 à frente do Piastri ao entrar na última curva, e o Leclerc, piloto excelente em 1 volta a seco, também a errar, e há muito que não o via tão lixado no fim. Mas agora o Vasseur a atirar as culpas aos 2 pilotos é que não parece a atitude correcta.
Amanhã é que conta.
Guilherme Moreira
5 Julho, 2025 at 19:47
Que volta incrivel, perfeição, novamente o Max a fazer milagres na red bull, e conquistar mais uma pole legendária no circuito mais iconico do mundo, que gozo deve ter dado! Está na luta pela vitoria amanhã e pelo titulo, max max super Max! Os mclaren serem batidos com o carro mais rapido do pelotão por um carro mais lento deve ser uma humilhação e derrota enorme, nem piastri nem norris estão ao nivel do Max, nem perto! O Russell a aproveitar as temperaturas baixas, e a fazer uma volta perfeita para bater os ferraris quando pareciam o carro mais rapido todo o fim de semana nos treinos livres, acho que puseram mais downforce para ter melhor ritmo de corrida amanhã e lutar pela vitoria ou pelo menos um podio para o hamilton, grande voltas do bearman, alonso e gasly, mas com os 10 lugares de penalização vai ser dificil o bearman pontuar em condições normais, o aston martin com os upgrades parece cada vez melhor e mais rapido mas ainda falta um bocadinho grande para lutar com as 4 grandes equipas, veremos se consegue alguns pontos, ja seria um fim de semana muito bom!
Thor
5 Julho, 2025 at 20:50
Quando não faz a pole é o carro, quando faz são as “mãos”. 😁
Leandro Marques
6 Julho, 2025 at 11:06
ainda consegues ser pior que o outro que tanto críticas. nem para martelo de são João te queria.
Thor
6 Julho, 2025 at 16:42
Tens de ver as coisas como elas são. Tendencioso tudo bem, exageros..
Reconheço as capacidades, mas vamos ter algum “decoro”.
Estive no Porto, mas não sou de pegar em martelos. Mas aparece para cabeçudo. Acho que era que nem uma luva, cá na minha terra…