CPV 1300 – Paulo Mendes terminou em grande

Por a 1 Novembro 2021 15:29

Caiu o pano no Campeonato de Portugal de Velocidade 1300, a aposta da ANPAC para 2021 para revitalizar as competições das máquinas de cilindrada menor, que nos deu algumas das melhores corridas do ano.

Se as competições de baixa cilindrada pareciam estar a perder gás, a decisão da ANPAC em tentar reavivar este tipo de provas foi claramente acertada, com boas grelhas durante todo o ano e acima de tudo boas corridas, que animaram quem viu ao vivo e nos Live Stream. Uma boa surpresa em 2021 numa categoria que tem muito para dar. 

Corrida 1 – Paulo Mendes começou melhor

Decorreu ao início da tarde de sábado a primeira corrida, uma prova desde logo condicionada pela muita água presente no asfalto devido à chuva que caiu no asfalto do AIA. A chuva, aliás, terá afastado o público das bancadas, mas não impediu que a animação surgisse em pista, com os pilotos a permitirem várias situações de interesse ao longo do pelotão.

Em termos de triunfo à geral, Paulo Mendes, em Toyota Starlet 1.3 (Legends) dominou a corrida em toda a linha, conseguindo mesmo o tempo da volta mais rápida assinada com o tempo de 2:30.547. Na segunda posição terminou o seu irmão Luís Mendes (Citroen AX), também ele entre os Legends, fechando-se o pódio com Tiago Fino Vitorino (Mini 1275 GT), o piloto de Leiria que à beira do fim e numa luta muito própria entre os carros aqui da categoria H75, conseguiu superar João Braga (Datsun 1200) relegando este para fora do pódio deixando-o no quarto lugar à geral.

Na quinta posição terminou Rui Silva (Fiat Punto 85), primeiro classificado do Desafio ANPAC à frente de Manuel Alves (Fiat Punto 85), sexto à geral, dois pilotos que protagonizaram um duelo muito interessante ao longo de toda a corrida.

Corrida 2 – Paulo Mendes selou o título nos Legends

A última corrida do ano disputou-se debaixo de condições dantescas, com muita chuva, pista encharcada e visibilidade reduzida devido à chegada da noite com o atraso das competições que estiveram em pista durante o fim de semana.

Apesar disso, os pilotos entregaram-se de alma e coração à conquista das melhores posições e, na frente da corrida, os irmãos Paulo Mendes (Toyota Starlet) e Luís Mendes (Citroen AX) entretiveram-se na busca da vitória. O Citroen passou, brevemente, pelo comando, mas o piloto do Starlet impôs-se e ganhou esta derradeira corrida.

Mais atrás, João Braga (Datsun 1200) limitou-se a levar o carro até final para recolher um suado terceiro lugar perante tamanhas dificuldades.

Os pilotos do Desafio ANPAC voltaram a dar espetáculo e se Manuel Alves (Fiat Punto 85) acabou por ganhar, uma vez mais, teve de suar para bater António Areal (Fiat Punto 85), que chegou a ultrapassar Alves. Miguel Barbosa (Toyota Starlet) e Rui Silva (Fiat Punto 85) também estiveram nesta luta até meio da corrida.

Referir que Miguel Barbosa foi o melhor no Desafio Toyota Starlet, terminando num excelente terceiro lugar dentro do Desafio ANPAC e sexto lugar da geral.

Destaques para o 10º lugar final do Autobianchi A112 de Sérgio Monteiro, que foi o melhor dos 1000 c.c. (Miguel Barata foi o segundo com o Hilman Imp, o melhor dos H71-1000), para a recuperação de Paulo Antunes (Datsun 1200 Deluxe) que foi o melhor nos H71.

Numa corrida muito complicada apenas três pilotos abandonaram: Gonçalo Lopes (Fiat Punto 85), Ricardo Ferrão (Opel Corsa 1.3) e Tiago Fino Vitorino (Mini 1275 GT).

Nas contas dos títulos (que terão de ser confirmadas pela FPAK), Paulo Mendes festejou o título  campeão nos Legends, João Braga levou o título nos H75 e o título absoluto em 1300, Manuel Alves no desafio ANPAC, Abel Marques e Sérgio Monteiro na Taça 1000 e a dupla Miguel Barata / Veloso Amaral nos H71.

Resultados AQUI

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