Rampa de Boticas: Palco das decisões

Por a 26 Setembro 2019 09:56

A edição 2019 da Rampa de Boticas terá honras de fecho da temporada de Montanha. A prova assinada pelo Demoporto assume, este ano, uma importância acrescida pois, ao facto de ser o culminar de uma época longa e muito competitiva, adiciona a vistoria de que será alvo por parte da FIA, com a organização e o Município de Boticas a apostarem todas as fichas em levarem a bom porto a candidatura para o traçado e o concelho serem palco da edição 2020 do FIA Hill Climb Masters, competição que é uma autêntica Taça das Nações da modalidade.

Os 5110 metros de extensão da Rampa de Boticas, com uma inclinação média de 9,2% e um desnível de 727 metros, são um desafio que muito agrada ao plantel do CPM JC GRoup, tendo sido palco, ao longo de todas as edições, de grandes duelos.

E este ano não deverá fugir à regra, até porque, apenas um dos títulos está já atribuído. Será em Boticas que se conhecerão os campeões nacionais absoluto, da categoria protótipos e de clássicos. A luta pelo trono principal está ao rubro. João Fonseca (Silver Car EF 10), autor de 5 vitórias absolutas e de seis pontuações totais, voltou à liderança da tabela após a Arrábida, tendo 7 pontos de vantagem sobre Helder Silva (Juno CN 09), com este a ser o único outro piloto do campeonato a já ter saboreado o triunfo esta época, com a vitória em Murça. Se o favoritismo pende para Fonseca, o seu adversário vai dar tudo e é um forte opositor.

Também com toda a capacidade para se imiscuir na luta pela vitória em Boticas está José Correia.

O bracarense busca chegar ao degrau mais alto do pódio e esteve quase na prova sadina. A sua habituação ao Osella PA2000 EVO2 tem sido fenomenal e correrá sem a pressão de lutar pelo título, assegurado que tem o 3º lugar final no campeonato.

Aos 3 principais candidatos à vitória juntam-se os BRC CM 02 de Nuno Guimarães e de António Rodrigues, com este a fazer mais uma aparição nas provas de Montanha.

A estreia do Porsche 991 GT3 Cup de Pedro Marques é uma das grandes novidades desta rampa. Já vencedor final da divisão Turismo 4, o piloto de Braga trocou o habitual Cupra TCR por esta “bomba” da marca de Estugarda, com que pretende fazer todo o campeonato de 2020.

Quanto às restantes divisões dos carros Turismo, as contas finais estão também praticamente saldadas, bem como a questão do título nacional da respectiva categoria.

Luís Nunes já comemorou o título e a lógica vitória na “sua” divisão Turismo 2.

A exemplo de outras provas, assume favoritismo a mais um triunfo, tendo de enfrentar o regressado Hugo Araújo que, após uma incursão vitoriosa aos ralis, está de volta aos comandos do Subaru Impreza e tudo fará para desfeitear as pretensões de Nunes.

Nesta divisão, vão competir mais cinco pilotos.

Saliência para os regressos de Manuel Pereira (Mitsubishi EVO VI), do potente Ford Escort RS de José Pires e do Peugeot 106 de Carlos Silva, a que se juntam o habitual duo de Peso da Régua formado por João Guimarães (Peugeot 206 RCV) e Nuno Pinto (Mazda MX5).

Em “solitário” na sua divisão 1, o já vencedor final Parcídio Summavielle vai querer mostrar todo o potencial do duo que forma com o seu Skoda Fabia R5, apontando aos lugares cimeiros globais.

Quanto às lides da divisão Turismo 3, a questão da vitória final ficará saldada no momento em que Joaquim Teixeira arrancará para a primeira subida, pois um simples ponto o separa da revalidação da vitória na divisão. O piloto do Seat Supercopa MK3 quererá comemorar com mais um triunfo, para mais na sua rampa “caseira”.

Gabriela Correia, em carro idêntico, tem tudo para voltar a lutar pelo pódio na divisão e pelo Top 10 na geral da prova.

Ainda entre os concorrentes nesta divisão, vão estar em Boticas Sérgio nogueira que, tudo indica, se despede do seu Renault Clio RS e Jorge Meira, num Seat Leon Tdi.

Finalmente, na divisão Turismo 4 é caso para dizer que com “patrão” fora, fartura em casa.

O Cupra TCR que era conduzido por Pedro Marques estará em boticas pelas mãos de Manuel Rocha e Sousa, que recentemente se estrou no campeonato, na Arrábida.

A ele juntam-se o flaviense Luís Delgado, aos comandos de um Kia CEE’D e Paulo Silva, num Audi RS3 LMS.

Já recuperado das mazelas sofridas no forte acidente que protagonizou, na ultima subida de prova na Arrábida, Ricardo Loureiro vai a Boticas como favorito para conquistar o título absoluto no Campeonato de Portugal de Clássicos Montanha JC Group.

São 29 os pontos que o piloto do Ford Escort MK II tem sobre Carlos Oliveira (Ford Sierra RS Cosworth), com este a estar envolvido numa luta com Fernando Salgueiro (Ford Escort MK II), colega de equipa de Loureiro pelo segundo posto final no campeonato.

Chegam à ultima prova separados por apenas 7 pontos.

O plantel do CPCM JC Group em Boticas conta ainda com mais 5 pilotos.

Augusto Vasconcelos está de regresso aos comandos do Ford Escort Twim Cam da JC Group, juntando-se a ele o Ford Escort MK I de Paulo Teixeira, o BMW 325 i de Luís Coelho e o Toyota Celica 4WD de José Pedro Miranda.

A lista de membros desta “tribo exclusiva” fica completa com Rui Gama e o Austin Clubman Sallon.

São 4 os inscritos em Boticas com carros com cilindrada até 1300.

Com a vitória final na TPM 1300 já entregue a João Diogo Santos, que selou as contas na Arrábida, o destaque vai mesmo para a ausência deste.

Em prova estarão João Silva (Fiat Punto) e Francisco Milheiro (Peugeot 106).

José Pedro Figueiredo e Domingos Fernandes vão discutir a vitória final na taça reservada aos clássicos.

Confiam no seus habituais Datsun 1200 e Autobiachi A122 e chegam à ultima prova separados por 13 pontos, com vantagem para Fernandes.

Quanto ao programa oficial da prova organizada pelo Demoporto, as verificações técnicas e documentais decorrerão a partir das 9 da manhã de sábado, 28 de setembro.

Às 14 será tempo de semáforo verde para a subida de Warm Up, sendo cumpridas durante o primeiro dia de competição mais duas subidas oficiais de treinos e a primeira oficial de prova.

As 10 da manhã de domingo, dia 29, será realizada mais uma sessão de Warm Up, a que se sucederá mais uma subida oficial de treinos.

O culminar competitivo acontecerá com a segunda e terceira subidas oficiais de prova, antes da cerimónia de entrega de prémios, programada para o início da tarde.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPM MONTANHA
últimas Autosport
cnm-montanha
últimas Automais
cnm-montanha
Ativar notificações? Sim Não, obrigado