/velocidade/alms-crowdstrike-racing-by-apr-garante-titulo-em-lmp2-e-cool-racing-de-espirito-santo-em-lmp3/
ALMS: CrowdStrike Racing by APR garante título em LMP2 e COOL Racing de Espírito Santo em LMP3 | AutoSport

ALMS: CrowdStrike Racing by APR garante título em LMP2 e COOL Racing de Espírito Santo em LMP3

Por a 11 Fevereiro 2024 17:09

A Algarve Pro Racing carimbou mais um título coletivo, alcançando com o Oreca #4 que opera para a CrowdStrike Racing a vitória na temporada 2023/2024 do Asian Le Mans Series (ALMS), ao mesmo tempo que triunfou na última corrida desta competição com o Oreca #25 que inscreveu em nome próprio e foi pilotado por Chris McMurry, Freddie Tomlinson e Toby Sowery.

A última corrida da temporada não começou da melhor forma para o Oreca #4 da Crowdstrike Racing by APR, pilotado por George Kurtz, Colin Braun e Malthe Jakobsen, que estava na contenda do título do ALMS com o #99 da 99 Racing, conduzido no último fim de semana da série em Abu Dhabi por Al Harty Ahmad, Louis Deletraz e Filipe Albuquerque. Logo na curva, após o início da corrida, o carro da Crowdstrike sofreu um toque, que deu início a um acidente que envolveu vários concorrentes, ficando no fundo do pelotão. 

Foi necessário a entrada do Safety Car, o que agrupou todo o pelotão e o #99, que tinha alcançado a pole position, teve de cumprir uma penalização pelo incidente na corrida de sábado. Na sequência do incidente de Ahmad Al Harthy na primeira corrida em Abu Dhabi, o Oreca #99 foi reconstruido, mas o carro que Filipe Albuquerque pilotou, teve dificuldades em recuperar a competitividade e acabou por terminar em 11º lugar na prova final de temporada. 

Por seu turno, o #4 saiu ileso do incidente na volta inicial e o carro começou a progredir na ordem assim que Braun assumiu o comando após um período de bandeiras vermelhas longo, que resultou do acidente entre o Oreca #55 da Proton Competition conduzido por Paul-Loup Chatin e o Porsche 911 GT3 R #8 da EBM conduzido por Setiawan Santoso. Braun conseguiu regressar aos cinco primeiros antes de passar o carro a Jakobsen, que parecia poder terminar em quarto lugar. No entanto, teve de fazer uma paragem rápida nas boxes para abastecer a duas voltas do fim da corrida, o que fez com que caísse para sétimo, posição suficiente para garantir o título por sete pontos, especialmente porque a 99 Racing não conseguiu pontuar na corrida.

O carro #25 da Algarve Pro Racing conseguiu ganhar uma vantagem significativa sobre o pelotão por estar nas boxes quando a corrida foi interrompida com bandeira vermelha.

Quando a corrida recomeçou, Freddie Tomlinson estava na liderança do pelotão sem precisar de parar para reabastecer, ganhando vantagem quando vários concorrentes diretos optaram por ir às boxes imediatamente após o reinício para substituir os pilotos. Passou a ter 75 segundos de diferença para a concorrência, precisando de gerir esta vantagem até ao final da prova. 

Em LMP3, Manuel Espírito Santo, que partilhou os comandos do #17 da COOL Racing com James Winslow e Alexander Bukhantsov, voltou a subir ao pódio no final da corrida, terminando em segundo, enquanto a sua equipa alcançou o título da categoria por 3 pontos.

O Ligier #26 da Bretton Racing (Dan Skocdopole/Julien Gerbi/Mihnea Stefan) venceu a corrida. 

Em GT, Alex Malykhin, Klaus Bachler e Joel Sturm deram à Pure Rxcing o título do ALMS.

Foto: Asian Le Mans Series

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2