Algarve Classic Festival: Conheça melhor as diversas categorias

Por a 18 Outubro 2018 12:12

O Autódromo Internacional do Algarve organiza desde 2009, o Algarve Classic Festival, evento que se realiza este fim de semana. Fique a conhecer um pouco melhor as diversas categorias em compita, isto para além das restantes competições FPAK que aqui não serão referidas, os Clássicos, Clássicos 1300, Legends e Super Seven by Toyo Tires.

 

HGPCA F1 Pre-61 & Pre-66

Lembra-se quando os Fórmula 1 eram decorados com as cores do país de origem em vez de patrocínios de milhões de Euros? Pilotados por Gentlemen Drivers com carisma em vez de jovens imaturos?

A Historic Grand Prix Cars Association organiza provas para Fórmula 1 anteriores a 1966, numa competição onde se podem ver (e ouvir) novamente os BRM de Jackie Stewart e Graham Hill, o Ferrari de Lorenzo Bandini, o Cooper de Bruce Mclaren e os Lotus de Jim Clark e Richard Attwood, entre outros. Assim, será possível no Algarve reviver os velhos tempos e as novas gerações.

U2TC

Corrida reservada para carros de turismo anteriores a 1966 e com cilindrada até 2000 c.c. Esta prova é sempre uma das mais populares entre o público, com dezenas de Ford Cortinas Lotus, Alfa Romeo Giulia GTA, BMW 1800 TISA e os sempre irrequietos Mini Cooper S, a disputarem cada centímetro de pista. Ao volante costumam estar grandes pilotos do passado que fazem maravilhas conduzindo estes carros com pneus radiais com piso de época.

Pre 1975 Algarve Sports Cars

As corridas de Sports Cars sempre foram uma das corridas favoritas do público durante o Algarve Classic Festival, devido ao peso da herança que estes carros têm em Portugal (os exemplos de Vila Real e Estoril) mas também nas antigas colónias de Angola e Moçambique. Depois das corridas bastante bem-sucedida no passado, os pilotos desafiaram-nos para continuar a incluir novamente uma corrida para Sports Cars no programa.

Em conjunto com os organizadores do GT & Sport Car Cup e do U2TC, presentes também no ACF, aceitámos co-organizar esta corrida, que baptizámos de “Algarve Sports Cars Pre-1975”.

Já na sua terceira edição e tendo como foco os Sports Cars do final da década de 1960 e inicio de 1970, a competição também aceita carros como o Porsche 911 RSR, que competiam conjuntamente com os GT’s na altura do mundial de resistência.

Pre-’63 GT by DK Engineering

Anunciada em 2009 como uma corrida especial para GT pre-63 na Silverstone Classic, rapidamente se tornou numa competição de enorme popularidade, com inscrições vindas de toda a Europa e do resto do Mundo.

A competição Lansdowne foi inspirada no primeiro encontro da Goodwood Revival em 1998, para máquinas pre 1963 Group 1 e 2, com o objectivo de recriar o melhor e mais fiel possível os sons e o espirito das corridas de 1950 e dos inícios de 1960, tanto para pilotos como para o público.

A GP ‘Originals’ apresenta os sons e os cheiros do período Pos Classico. Os anos 70 e 80 foram tempos áureos para o Grande Prémio de Motas – provavelmente a última era de quando as equipas privadas tinham a oportunidade genuína de se “misturarem” com as equipas de fábrica. GP Originals foi inspirado pelas máquinas representadas no ‘Hailwood Trophy’ – uma corrida de motas muito prestigiada, que tinha lugar na Goodwood Members’ Meeting para motas de especificação originais. A classe 250 cc está destinada a máquinas até 1984 e a 350cc até 1981.

​GT & Sport Car Cup

Competição para genuínos Pre-1966 GT e Pre-1963 Sports-cars que tenham competido no Campeonato do Mundo de Resistência. Organizada pelo 10º ano consecutivo, estas provas de resistência apenas participam nos melhores ‘Historic Festivals’ da Europa, com as grelhas de partida recheadas de fantásticos e originais automóveis como o Jaguar E-Type lightweight, Ferrari 250 GT Berlinettas, Alfa Romeo Giulia TZ2s, AC Cobra 289, Morgan Plus 4 SLR, entre outros.

Motor Racing Legends 50’s Sports Cars

Uma das mais elegantes competições do Algarve Classic Festival, o MRL 50’s Sports Cars convida verdadeiros Pre-61 Sport Cars a participarem numa corrida de resistência a um final de tarde de Sábado. De luzes ligadas e com o sol a desaparecer, os Jaguar C e D-Type, os Lister knobbly, os Cooper – Monaco e os Lotus 11 e 15, entre outros, automaticamente nos remetem para o imaginário das 24 Horas de Le Mans. O Algarve é a mais tradicional desta competição, sendo o perfeito final de época para os Pilotos e equipas.

Historic Touring Car Challenge

O HTTC é para carros de Grupo 5 até 1969, Grupo 2 até 1981 e Grupo A pós 1981. No entanto, a partir de 2016 as inscrições foram alargadas para incluir também carros de Grupo A até Dezembro de 1990 e carros turbo até 1600cc. Originalmente criada para Turismos de grupo A, tal como competiram no campeonato Inglês e Europeu de Turismos entre 1972 e 1985.  No Algarve Classic Festival irão disputar uma prova de Endurance de 2 Horas.

​Iberian Historic Endurance

Competição criada por Diogo Ferrão, são as grandes corridas de “Historic Racing” na Península Ibérica. Com uma média de 37 inscritos por fim-de-semana, esta competição aceita Turismos e GTs, dividindo-se em três Classes: Viaturas até 1965, Viaturas até 1971 e até 1976. Cada fim-de-semana inclui 2 provas, normalmente de 50 minutos para 1 ou 2 pilotos.

Fórmula Ford Portugal

Criada em 2011, a Fórmula Ford Portugal, antiga ‘Single Seater Series’ teve como principal motivação a existência de uma competição onde pudessem correr os fantásticos fórmulas que estavam parados nas garagens e apenas podiam rodar em esporádicos track days. Ao longo dos anos, a Fórmula Ford tem recebido um número crescente de participantes.

A prova do Algarve Classic Festival é sempre a prova mais emocionante do ano, pois juntam-se aos participantes Portugueses dezenas de Fórmulas estrangeiros que vêm dar um ar da sua graça.

CSS Group1 e Troféu Mini

Criada em 2012, o CSS Group1 para clássicos com especificações Grupo 1 Pre-1981, nasceu da necessidade que as equipas tinham de competir num campeonato onde os custos de participação fossem controlados ao máximo, indo ao encontro do espírito “Club Racing” inglês. Esta competição é sempre disputada à classe, recompensando o grande esforço das equipas e pilotos que correm em cada uma das classes e assim disputam o seu campeonato dentro dos campeonatos.

O Troféu Mini destina-se aos modelos MK4 SPI e MPI, de acordo com as regras “Mighty Mini” inglesas. Isto significa, o motor e a caixa de série. Esta configuração torna a aquisição de uma viatura muito acessível com uma manutenção ainda mais baixa, pois todas as peças são basicamente standard, com custos de aquisição muito acessíveis, existindo um grande mercado de peças Mini a baixos preços.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Sapo
últimas Autosport
sapo
últimas Automais
sapo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado