69º Grande Prémio de Macau: Sete corridas e muitos nomes sonantes

Por a 16 Novembro 2022 09:36

O duplo vencedor do Grande Prémio de Macau de Fórmula 4, Charles Leong Hon Chio, vai defender a coroa, os vencedores da Taça GT Macau Maro Engel, Raffaele Marciello e Darryl O’Young juntam-se ao quádruplo vencedor Edoardo Mortara e a Corrida de Turismos é cabeça de cartaz com sete construtores e a neerlandesa Nadieh Schoots torna-se a primeira mulher piloto a participar no Grande Prémio de Macau de Motos, no regresso da emocionante corrida de duas rodas ao Circuito da Guia

Está tudo a postos para mais um GP de Macau, tendo agora sido anunciadas as inscrições para o 69º Grande Prémio de Macau. O evento realiza-se de 17 a 20 de novembro.

À corrida de monolugares do Grande Prémio de Macau de Fórmula 4 – Sands China junta-se a Taça GT Macau – Galaxy Entertainment para maquinaria GT3 e a montra de carros de Turismo da Corrida da Guia Macau – TCR Asia Challenge – Wynn Macau, enquanto o singular 54º Grande Prémio de Motos de Macau, com o seu pelotão de 15 pilotos internacionais, regressa às pitorescas ruas da RAEM pela primeira vez desde 2019.

Todas as sessões serão transmitidas online em directo, com comentários em língua inglesa via o portal oficial do Grande Prémio de Macau em www.macau.grandprix.gov.mo e na página de Facebook do evento, enquanto uma série de emissoras nacionais e internacionais transmitirá o evento em directo, em diferido e através da transmissão de resumos.

Grande Prémio de Macau de Fórmula 4 – Sands China

A corrida servirá para destronar o bicampeão do Grande Prémio de Macau de Fórmula 4, Charles Leong Hon Chio, com 18 pilotos a deslocarem-se ao Circuito da Guia para a edição deste ano do espectáculo de monolugares júnior.

Embora nem Leong, nem o seu companheiro de Macau Andy Chang Wing Chun tenha corrido, em 2022, no Campeonato Chinês de Fórmula 4, no qual a grande parte das equipas presentes compete, o duo conhece a sua pista caseira como as palmas das suas mãos, onde competiram cinco e quatro vezes, respectivamente.

Leong superou Chang nas edições de 2020 e 2021 do Grande Prémio de Macau de Fórmula 4, embora Chang tenha obtido um melhor resultado na geral nos tempos da Fórmula 3 do evento – um 12º lugar em 2016. Chang, que é inscrito pela Champ Motorsport, vai procurar ajustar contas e obter o seu primeiro sucesso no Grande Prémio de Macau de Fórmula 4 – Sands China, enquanto Leong, a representar a Theodore Blackjack Racing , está de olho numa terceira vitória consecutiva.

No topo dos concorrentes regulares do Campeonato Chinês de Fórmula 4 de 2022 está o estreante Gerrard Xie Wing Lam. O antigo piloto internacional de karts obteve sete vitórias nas oito corridas até à data, e lidera confortavelmente o campeonato com a Smart Life Racing Team. Entre os seus rivais está o companheiro de equipa Lyu Jing Xi, sétimo em Macau em 2021, e agora muito experiente na competição de F4. O progresso do piloto de Hong Kong Xie será muito interessante, e se ele conseguir manter Leong e Chang à vista durante a sua primeira viagem a Macau, isso será um bom presságio para o seu futuro.

Fazendo equipa com Leong na Theodore Blackjack Racing está Li Si Cheng. Terminou no pódio nas edições de 2020 e 2021 da corrida e foi segundo classificado no campeonato no ano passado, e não há dúvidas que desta vez quererá aproximar-se de Leong e Chang. Jing Ze Feng, que completou os quatro primeiros do ano passado no Grande Prémio de Macau – Fórmula 4, está de volta para mais.

Elevando o número de participantes locais para quatro, ao lado de Leong e Chang, estão Lam Kam San e Cheong Chi Hou.

O Grande Prémio de Macau de Fórmula 4 – Sands China sairá duas vezes para a pista na quinta-feira para duas sessões de treinos livres de 25 minutos. As duas sessões de qualificação de sexta-feira, de 25 minutos, definirão a grelha de partida para a primeira corrida de 8 voltas, no sábado. A ordem de partida para a segunda corrida de domingo, de 12 voltas, será tirada da classificação final da primeira corrida.

Taça GT Macau – Galaxy Entertainment

O vencedor no ano passado, Darryl O’Young, lidera um pelotão repleto de estrelas para a Taça GT Macau – Galaxy Entertainment. O’Young irá mais uma vez enfrentar o Circuito da Guia num Mercedes-AMG preparado pela sua própria equipa Craft-Bamboo Racing de Hong Kong. Procurará um segundo triunfo consecutivo na Taça GT Macau, e terceiro no total, depois de recuperar de um acidente na corrida do ano passado para vencer a corrida decisiva. Se replicar esse sucesso este ano, tornar-se-á o segundo piloto mais bem-sucedido na história da Taça GT de Macau atrás do tetracampeão Edoardo Mortara.

Para o fazer, será necessário ultrapassar alguma concorrência feroz – incluindo o próprio Mortara. O homem conhecido como “Sr. Macau”, graças às suas quatro vitórias na Taça GT Macau (2011, 2012, 2013, 2017) e às vitórias no Grande Prémio de Macau da Fórmula 3 em 2009 e 2010, regressará a Macau pela primeira vez desde 2019. Procurará uma quinta vitória na Taça GT Macau, conduzindo um R8 LMG GT3 evo II conduzido pela equipa Audi Sport Asia Team Absolute.

Outro candidato importante será o colega de equipa O’Young na Craft-Bamboo, Maro Engel. Tal como O’Young, o alemão procurará uma terceira vitória na Taça GT Macau, tendo anteriormente ganhado o evento em 2014 e 2015. Já poderia contabilizar três vitórias, tendo estado a controlar a Taça GT Macau 2013, quando um furo o tirou da corrida na penúltima volta.

A equipa Toro Racing tem uma equipa incrivelmente forte de três carros inscritos. O único AMG será conduzido pelo piloto de fábrica da Mercedes, Raffaele Marciello, que obteve uma brilhante vitória da última vez que correu aqui em 2019. A equipa Toro, que venceu a Taça GT Macau com Ye Hongli em 2020, vai também alinhar este ano com um par de Porsche GT3 para o chinês Min Heng e para o concorrente de há muito tempo do Circuito da Guia Alexandre Imperatori.

Chen Wei’an e a Harmony Racing regressam a Macau este ano, porém trocaram o Audi com que alinharam em 2021 por um Ferrari. Chen estava a acompanhar o grupo da frente na corrida de 2021 quando um furo o deixou de fora da contenda. O experiente Adderly Fong está de volta para conduzir um Audi preparado pela UNO Racing Team

O pelotão de 16 carros está dividido por seis construtores, com cinco Audis, cinco Mercedes, dois Lamborghinis, dois Porsches, um BMW inscrito pela Son Veng Racing Team para o piloto local Leong Ian Veng, e um Ferrari.

Após duas sessões de treinos livres e as qualificações de sexta-feira, no sábado, a corrida de abertura terá oito voltas, e a sua classificação irá determinar a grelha de partida para a corrida principal de 12 voltas no domingo.

Corrida da Guia Macau – TCR Asia Challenge – Wynn

Um pelotão forte de 25 concorrentes apresenta pilotos do Interior da China e das RAEs de Macau e de Hong Kong, carros de sete marcas da competição-cliente, que irão lugar pelas honras da Corrida da Guia Macau – TCR Asia Challenge – Wynn.

Tendo acolhido a decisão do título do TCR Asia na última época, a Corrida da Guia Macau – Wynn vai este ano receber o TCR Asia Challenge – um título que será atribuído pela primeira vez em 2022. Embora se trate de uma nova iniciativa, uma série de participantes regulares da Corrida da Guia Macau procurará acrescentar o seu nome à extensa e impressionante lista de vencedores da corrida.

Lo Sze Ho, que terminou em terceiro na corrida de 2020 e segundo na pista no ano passado antes de ser desclassificado, está de regresso no Hyundai i30 N TCR da Z-Challenger Racing – um dos dois modelos na lista de inscritos, ao lado da versão da Z.SPEED de Tan Tzer Szen.

O piloto de Macau Filipe de Souza é outro que provavelmente estará na luta pela vitória no Audi RS 3 LMS TCR da Champ Motorsport. É um dos sete pilotos da “casa” no pelotão, enquanto a Audi é novamente o mais popular carro na lista de inscritos – com 10 preparados para participar.

A Honda é a marca seguinte melhor representada com sete inscritos, que incluem dois pilotos locais, Eurico Jesus e Leong Keng Hei.

A inscrição da Team TRC para Cheuk Wai Yan deverá ter um lugar proeminente. Foi candidato durante todo o fim-de-semana da Corrida da Guia Macau de 2021 – recuperando 15 lugares em duas voltas a partir da 22ª posição na grelha – antes de abandonar, e foi também sétimo na prova de carros de Turismo nos Jogos de Automobilismo da FIA em Paul Ricard, no final do mês passado.

Pelo terceiro ano consecutivo, Yiu Lung vai conduzir o único Alfa Romeo Giulietta TCR inscrito pela Team Endless que terminou num impressionante quarto lugar na Corrida da Guia Macau no ano passado. Haverá também um só Cupra TCR da 109 Racing pilotado por Zhang Han Biao e um só Lynk & Co 03 TCR para Samuel Hsieh, colocado em pista pela Shell Teamwork. O último modelo na lista de inscritos é o Volkswagen Golf GTI TCR, com dois exemplares presentes para Weng Tong Chan, de Macau, e Chi Leung Ng.

Depois de duas sessões de 25 minutos de treinos livres na quinta-feira, na qualificação de sexta-feira, os 12 carros mais rápidos na Qualificação 1 de 20 minutos prosseguiram para a Qualificação 2 de 10 minutos. A grelha de partida da corrida de 9 voltas no sábado será formada pelos 12 carros posicionados pela ordem da classificação da Qualificação 2 e os restantes pela ordem da classificação da Qualificação 1. Na segunda corrida de domingo, que também terá a duração de nove voltas, os dez primeiros da Qualificação 2 serão colocados na grelha de partida em ordem inversa, seguidos pelo 11º e 12º da Qualificação 2 e os restantes de acordo com a ordem da classificação da Qualificação 1.

54º Grande Prémio de Motos de Macau

A grelha de partida do 54º Grande Prémio de Motos de Macau terá uma nova imagem em comparação com os anos anteriores no regresso da corrida ao calendário internacional após um hiato de dois anos. Onze dos quinze motociclistas farão a sua estreia no Circuito da Guia, com Nadieh Schoots a fazer manchetes ao tornar-se a primeira motociclista a participar na corrida.

Embora Schoots e os outros estreantes experimentem a Curva do Mandarin Oriental ou a Curva Melco pela primeira vez, os debutantes têm uma vasta experiência em corridas de estrada, tendo competido na Ilha de Man TT, no Manx Grand Prix, na North West 200 ou no europeu International Road Racing Championship (IRRC).

O piloto inglês, Matt Stevenson, venceu o Senior Manx Grand Prix em 2018 na Ilha de Man e o seu compatriota, Joey Thompson, tem sido um candidato aos pódios na North West 200 e no Ulster Grand Prix.

O suíço Lukas Maurer terminou nos dez primeiros da corrida Superstock na North West 200, enquanto o piloto francês, Timothee Monot, tem competido na TT desde 2020. David Datzer da Alemanha terminou em segundo lugar nas Superbike nesta temporada da IRRC e Kamil Holan, da República Checa, competiu em todas as principais corridas de estrada do mundo, mais a subida de Pike Peak e a Daytona 200 nos Estados Unidos da América.

Dos quatro pilotos que estão na grelha de partida deste ano e que anteriormente correram no Grande Prémio de Motos de Macau, André Pires é o mais experiente. O piloto português tem sido um regular do Circuito da Guia desde 2013, tendo como melhor resultado um 13º lugar. Na época passada, Pires impressionou na sua estreia no Campeonato do Mundo de MotoE e durante a sua participação no Campeonato Espanhol de Superbike em Jerez, onde terminou em 12º na geral.

Rob Hodson de 35 anos de idade, que fez duas viagens a Macau anteriormente, vai regressar com a Dafabet Kawasaki e o inglês vai começar como um dos favoritos após a sua vitória este ano na corrida Classic Superbike no Manx Grand Prix.

Terá a forte oposição do finlandês Emo Kostamo, que tripula para uma das equipas regulares de Macau, a Penz13.com BMW. Piloto da frente do IRRC Superbike, Kostamo vai estar a fazer a sua terceira aparição em Macau.

Sheridan Morais pode ser um recém-chegado às corridas de estrada, mas o experiente sul-africano produziu uma série de resultados impressionantes nos campeonatos mundiais de Supersport, Superbike e Endurance, incluindo o 4º lugar da geral na série de 600cc em 2017, 5º lugar na prova do título da Endurance durante 2019 e obteve pódios na Bol d’Or, uma prova de 24 horas, e na Daytona 200.

Os pilotos terão uma sessão de treino livre de 45 minutos na quinta-feira, com duas sessões de qualificação de 30 minutos na sexta-feira para definir a grelha para a corrida de abertura. Após o aquecimento no início da manhã, as duas corridas de oito voltas serão realizadas no sábado.

Taça de Carros de Turismo de Macau – China Touring Car Championship – MGM

A Taça de Carros de Turismo de Macau – China Touring Car Championship – MGM ostenta uma série de pilotos que venceram anteriormente no lendário circuito da Guia de Macau. A lista de inscritos inclui quatro SAIC Volkswagen Lamando L CTCC, com as especificação do Campeonato de Carros de Turismo da China, que serão conduzidos por Xie Xin Zhe, Hua Yang Gao, Wen Hu Lu e Teng Yi Jiang.

Enquanto a maioria dos inscritos vem do Interior da China, Taipé Chinês ou das RAE de Macau e Hong Kong, o piloto britânico Rob Huff assegura o regresso de um sabor internacional ao cenário das corridas de carros de turismo de Macau para 2022. Este ano, o vencedor do Troféu dos Independentes da Taça do Mundo de Carros de Turismo da FIA – WTCR – por nove vezes vencedor da Corrida da Guia Macau – está entre os 21 pilotos da Taça de Carros de Turismo de Macau – MGM, num quarto carro da equipa da MG XPower. Também a conduzir o MG 5 XPower estarão os pilotos habituais Rodolfo Ávila, de Macau, Zhang Zhen Dong e Cao Hong Wei.

Os pilotos da Shell Teamwork Lynk & Co Racing David Zhu, Sunny Wong Yat Shing e Zhang Zhi Qiang ocupam os três primeiros lugares na classificação do TCR Ásia e estão todos preparados para disputar a Taça de Carros de Turismo de Macau-MGM nos Lynk & Co 03 TCR. Zhang tem pedigree, tendo ganhado a Corrida da Guia Macau nos últimos dois anos. O seu triunfo em 2020 foi histórico, uma vez que se tornou o primeiro piloto chinês do continente a vencer a prestigiada corrida. Wong, entretanto, foi o vencedor da Taça de Carros de Turismo de Macau em 2018. Chuang Yan conduz um quarto Lynk & Co da equipa Fancy.

Os restantes inscritos incluem cinco Audi RS 3 LMS TCR, dois exemplares do Hyundai Elantra N TCR, bem como um Volkswagen SAIC Golf GTI TCR.

Taça GT Grande Baía – Melco

Um eterno prazer para o público, este ano a Taça GT Grande Baía – Melco será para as máquinas de corrida GT4 e GTC, com pódios separados para cada classe. Com todas as principais marcas automóveis do mundo representadas, os inscritos na GT4 incluem carros da BMW, Ginetta, KTM, McLaren, Mercedes e Porsche. As inscrições do GTC incluem Audi R8 LMS Cup, Lamborghini Huracán STO e Lotus Exige. Uma prova de oito voltas no sábado será seguida de uma prova de 12 voltas no domingo.

Macau Roadsport Challenge – SJM

A Macau Roadsport Challenge – SJM para carros de grande produção, incluindo os 1600cc Turbo e os 1950cc e Acima, mais os modelos Lotus Elise em conformidade com os regulamentos, tem a garantia de ser bastante disputada entre os pilotos da China Interior e das RAE de Macau e Hong Kong. Na grelha de partida estarão modelos da Chevrolet, Ford, Lotus, Peugeot, Mini, Mitsubishi, Subaru e Volkswagen. A corrida de oito voltas de sábado será seguida de uma segunda corrida no domingo ao longo de 12 voltas.

FOTO Galen Chan

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado