24h de Nurburgring: Mercedes volta a vencer, Guilherme Oliveira no pódio da classe | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

24h de Nurburgring: Mercedes volta a vencer, Guilherme Oliveira no pódio da classe

José Luis Abreu by José Luis Abreu
17 Maio, 2026
in VELOCIDADE
A A

Share on FacebookShare on Twitter

A Mercedes-AMG venceu as 24 Horas de Nürburgring pela primeira vez em dez anos, com o #80 de Maro Engel, Luca Stolz, Fabian Schiller e Maxime Martin a impor-se numa edição marcada pelo colapso tardio da equipa de Max Verstappen. O neerlandês, que se estreava na clássica do Nordschleife, esteve muito perto de conquistar a vitória, mas a avaria num veio de transmissão no Mercedes #3, quando faltavam menos de três horas e meia para o fim, destruiu uma corrida que parecia controlada.

Desfecho amargo para Verstappen
Até esse momento, a formação partilhada por Verstappen, Daniel Juncadella, Jules Gounon e Lucas Auer tinha sido uma das referências absolutas da prova. A equipa liderou longamente durante a madrugada de domingo, depois de Verstappen ter ultrapassado Maro Engel e aberto vantagem no seu primeiro turno nocturno no Nordschleife.

O duelo entre os dois Mercedes chegou mesmo a incluir um toque a alta velocidade na Döttinger Höhe, antes de ambas as equipas aumentarem a margem de segurança entre si. Com ritmos praticamente idênticos, tudo indicava que a luta pela vitória ficaria resolvida entre os dois AMG, até que Juncadella começou a sentir vibrações anormais no #3. O espanhol ainda tentou continuar, mas foi chamado às boxes para uma reparação longa, depois de ser detectado um problema na transmissão.
A equipa viria a regressar apenas nas voltas finais, já fora da discussão, recebendo forte aplauso dos adeptos, particularmente mobilizados pela presença de Verstappen ao longo do fim de semana.

Artigos relacionados

Vila Real: Os traçados que fizeram história

6 Julho, 2026
ELMS, José Cautela: “Continuar a lutar pelas vitórias e pelo título”

ELMS, José Cautela: “Continuar a lutar pelas vitórias e pelo título”

6 Julho, 2026

Vitória histórica do Mercedes
Do outro lado da garagem, o #80 capitalizou a situação e confirmou o triunfo. Para Maro Engel, tratou-se da segunda vitória absoluta na prova, depois de também ter integrado a última formação vencedora da Mercedes em 2016. Já Stolz, Schiller e Maxime Martin alcançaram o primeiro sucesso em Nürburgring, com Martin a igualar o feito do pai, Jean-Michel Martin, vencedor em 1992.
Fabian Schiller destacou a recuperação da equipa, que arrancou apenas de 25º após o acidente de Engel no Top Qualifying 3. “Partir de 25.º estava longe de ser ideal. Mas nas 24 Horas de Nürburgring nem sempre se trata de onde se começa”, afirmou. O piloto explicou que os turnos fortes de Engel permitiram chegar cedo à frente e considerou decisiva a escolha de pneus no momento em que começou a chover: “Foi a chuvada decisiva da corrida e fizemos exatamente a escolha certa.”

Pódio inédito para Lamborghini e Aston Martin
A luta pelos restantes lugares do pódio prolongou-se até ao fim. O Lamborghini #84 da Abt, com Luca Engstler, Mirko Bortolotti e Patric Niederhauser, segurou o segundo posto apesar de uma penalização de 86 segundos por excesso de velocidade em zona de Code 60, aplicada após a corrida. O Aston Martin #34 da Walkenhorst, com Christian Krognes, Mattia Drudi, Nicki Thiim e Felipe Fernandez Laser, fechou o pódio. Para ambas as marcas, foi o primeiro pódio de sempre nas 24 Horas de Nürburgring. Os BMW #99 da Rowe e #81 da Schubert completaram o top 5.

Corrida de desgaste e imprevisibilidade
A prova voltou a mostrar a dureza singular do Nordschleife. Depois de um arranque turbulento, os dois Mercedes ganharam vantagem ao acertarem em cheio numa paragem antes de uma das chuvadas mais fortes de sábado.
A partir daí, controlaram a corrida durante largas horas, num traçado onde o desgaste do carro, a meteorologia variável e os incidentes tornam a gestão tão importante como a velocidade.
Foi isso que também atingiu vários candidatos, entre eles o Porsche Manthey #911, o Ferrari Kondo #45, que chegou a liderar, e o Ford HRT #64.
No caso de Verstappen, o desfecho repetiu o padrão já visto nas provas NLS deste ano: uma exibição forte, interrompida não por erro dos pilotos, mas pela brutal exigência mecânica de uma corrida onde, mais do que em quase qualquer outra, talento e sorte raramente andam separados.

Guilherme Oliveira e os seus colegas de equipa, Yannik Himmels (Alemanha), Lluc Ibañez (Espanha) e Jörg Viebahn (Alemanha), no Mercedes-AMG GT4 da PROsport Racing, competindo na classe SP10 foram terceiros da classe SP9, atrás dos vencedores, o BMW M4 GT4 EVO #145 da Riller & Schnauck powered by Cerny Motorsport de Peter Cate, Joshua Bednarski, Tom Schütze e Jeroen Bleekemolen e do BMW M4 GT4 EVO #888 da Hofor Racing by Bonk Motorsport de Max Partl, Michael Schrey, Philip Wiskirchen e Thorsten Wolter.

Classificações Online – CLIQUE AQUI

Tags: 24h de Nurburgring
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

VELOCIDADE

Vila Real: Os traçados que fizeram história

by Redação
6 Julho, 2026
ELMS, José Cautela: “Continuar a lutar pelas vitórias e pelo título”
VELOCIDADE

ELMS, José Cautela: “Continuar a lutar pelas vitórias e pelo título”

by Fábio Mendes
6 Julho, 2026
Next Post

24h Nürburgring: homens do pódio destacam estratégia, resistência e capacidade de reação após corrida de desgaste

Rampa da Falperra: Lanzagorta ‘quebra’ domínio de Merli

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários

Vila Real: Os traçados que fizeram história

6 Julho, 2026
ELMS, José Cautela: “Continuar a lutar pelas vitórias e pelo título”

ELMS, José Cautela: “Continuar a lutar pelas vitórias e pelo título”

6 Julho, 2026
Paddock: A plataforma global que visa aproximar pilotos, equipas e novas oportunidades

Paddock: A plataforma global que visa aproximar pilotos, equipas e novas oportunidades

6 Julho, 2026
F1: Gabriel Bortoleto garante todos os pontos da Audi desde a estreia: “Finalmente demonstrámos a nossa velocidade”

F1: Gabriel Bortoleto garante todos os pontos da Audi desde a estreia: “Finalmente demonstrámos a nossa velocidade”

6 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright