24h de Daytona: DPi prometem grande luta

Por a 21 Janeiro 2019 15:17

Estamos a poucos dias da primeira grande prova do ano e uma das mais míticas corridas de resistência do mundo. As 24h de Daytona são o arranque ideal do IMSA um dos campeonatos mais interessante da atualidade, que reúne cada vez mais interesse de marcas e pilotos.

Na luta pela vitória à geral estarão os carros da classe DPi. As 11 máquinas inscritas para esta edição prometem uma luta renhida pelo triunfo, que nas últimas duas edições sorriu aos Cadillac. Em 2017, para nosso desgosto, foi o #10 da WTR que venceu depois de um “toque de magia” nos últimos dez minutos que roubou a vitória mais que merecida aos nossos pilotos, que em 2018 fizeram questão vencer de forma categórica. Em 2019, os Cadillac são obviamente favoritos, mas a luta será certamente mais intensa.

Os Mazda da Team Joest, que desde o ano passado tem estado a desenvolver os chassis Riley-Multimatic, chegaram este ano ao ROAR before the 24 com um andamento fortíssimo. Foram os carros mais rápidos do fim de semana de testes, embora na qualificação tenhamos visto que as distâncias são curtas. Os dois Mazda ocuparam as primeiras posições da tabela, mas perto ficou o Acura de #7 de Ricky Taylor e o Cadillac #5 de Filipe Albuquerque da Action Express, com os #31 da Action Express, o #10 da WRT e o #6 da Acura nas posições seguintes.  É sabido que as qualificações são pouco relevantes em corridas de resistência e que apenas se trata de uma questão de honra, pois em 24h de competição há muito mais em jogo do que apenas velocidade pura.

A JDC Miller MotorSports deixou de usar chassis LMP2 passando a usar um par de Cadillac DPi para esta nova época, a quem se junta a Juncos Racing, aumentando para 6 os carro da marca americana no grid. A relativa inexperiência destas equipas com este tipo de maquinaria notou-se no ROAR e  poderá afectar a performance geral. A alguma distância ficou o Nissan da Core autosport, que no ano passado também usavam LMP2 e este ano adotaram o chassis que era da ESM. Apesar do andamento dos Mazda, a experiência da equipa e dos pilotos da Action Express poderá ser um factor decisivo nesta prova, sem esquecer os Acura que no ano passado apenas “pecaram” pela falta de fiabilidade.

Do lado dos pilotos, teremos uma parada de estrelas. Nomes sonantes como Fernando Alonso (de regresso agora com um DPi), Kamui Kobayashi, Rubens Barrichello, Felipe Nasr, Juan Pablo Montoya, Romain Dumas e claro, Filipe Albuquerque e João Barbosa, que querem oferecer a Christian Fittipaldi uma prenda de despedida em grande. O brasileiro vai retirar-se da competição e escolheu Daytona como palco para a sua última “actuação”, colocando um ponto final numa carreira fantástica. O plano é tentar repetir o triunfo do ano passado, com a ajuda de Mike Conway que se junta ao habitual trio. E se para uns a prova é de despedida, para outros é de estreia com Pipo Derani, um dos melhores pilotos do IMSA, a juntar-se à Action Express, no carro #31 com Felipe Nasr, seu compatriota e Eric Curran. Uma nova fase na carreira do piloto que se junta à tripulação vencedora de 2018.

Se a luta nesta classe tem sido muito interessante de seguir nas duas últimas épocas, 2019 promete ainda mais e melhor.

Nos LMP2 o interesse foi reduzido e apenas teremos 4 carros nesta categoria que agora é Pro-Am. A PR1 Mathiasen Motorsports foi destaque, mas os dois carros da DragonSpeed chegaram com algum atraso à pista o que afectou inevitavelmente o programa da equipa, com a Performance Tech Motorsports  na última posição. Ainda assim esperam-se boas lutas para este quarteto.

 

Lista de inscritos

 

Horário:

 

QUINTA-FEIRA 24 DE JANEIRO

15:20- 16:05 IMSA WeatherTech Championship (Todas as classes) Treino Livre #1

16:05 – 16:20 IMSA WeatherTech (GTD S/B apenas) Treino Livre #1

18:30 – 19:25 Treino Livre 2 do IMSA WeatherTech (Todas as Classes)

20:35 – 20:50 Qualificação IMSA WeatherTech (GTD)

21:00 – 21:15 Qualificação IMSA WeatherTech (GTLM)

21:25 – 21:40 Qualificação IMSA WeatherTech (DPi/LMP2)

00:00 hs – 01:30 Treino Livre #3 IMSA WeatherTech SportsCar Championship

SEXTA, 25 DE JANEIRO

10:00- 11:00 Campeonato IMSA WeatherTech (Todas as classes) Treino Livre #4

SÁBADO, 26 DE JANEIRO

19h35 INÍCIO – 57ª Rolex 24 Daytona

DOMINGO, 27 DE JANEIRO

19:35 FIM – 57ª Rolex 24 Daytona

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas IMSA
últimas Autosport
imsa
últimas Automais
imsa
Ativar notificações? Sim Não, obrigado