Taça do Mundo de TT arranca na Rússia

Por a 18 Fevereiro 2015 10:30

O sinal de partida para a Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno 2015 é dado já este fim-de-semana com a Baja Russia – Northern Forest, primeira de dez provas que compõem o calendário e que, mais uma vez, termina em Portugal, com a clássica Baja Portalegre 500, prova que no ano passado foi o palco da decisão do título, entre Nasser Al-Attyah e Vladimir Vasilyev, com a vantagem a acabar por pender para o piloto russo.

A competição irá começar com um plantel de ‘encher o olho’, com a presença da X-Raid e da Overdrive. Entre os MINI ALL4 Racing, conta-se o duas vezes vencedor do Dakar (2011 e 2015), Nasser AL-Attyah, e também Vladimir Vasyliev e Erik Van Loon. Do lado da Overdrive, estarão em prova três Hilux, nas mãos de Marek Dabrowski, Reinaldo Varela e Tapio Suominen, este último que começou a carreira em 1999 como co-piloto de Toni Gardemeister.

A jogar em casa estará a equipa russa, Kazakhstan Mobilex Racing team, representada por Kanat Shagirov, em Toyota Hilux, e Yury Sazonov, piloto que, depois de participar no África Eco Race, mantem-se aos comandos do seu protótipo NZ nesta prova da Taça do Mundo de TT. Em prova estão também as Nissan Navara da PEC Team, entregues a Evgeny Firsov e Dmitry Levlev, que planeiam participar no Dakar 2016.

Após três anos fora da competição, a Baja Russia – Northern Forest marca o regresso de Anton Mel’nikov, navegado pelo experiente Anton Nikolaev, piloto que terminou o Dakar 2012 na 17ª posição. Em mãos terá uma Nissan Pathfinder preparada pela Aldis Vilcans Team. A dupla planeia também realizar mais algumas provas da Taça do Mundo de TT.

Curiosa é a dupla participação de Alexandr Terentyev, que faz parte da organização do evento e que irá competir com uma Ford Raptor F-150, inscrita pela equipa letã RE Autoklub. No T2 também não faltam motivos de interesse, desde logo com a presença do atual campeão em título, Andrey Rudskoy , com a sua Toyota LC200. Artem Varenzov, da GEORAID Team, que conta no currículo com três vitórias na Taça do Mundo de TT no T2, também irá marcar presença na prova. Com um Nissan Patrol estará Denis Berezovskiy, que tem no currículo um segundo lugar na competição alcançado em 2008 no T2.

Quanto à prova russa, esta tem lugar entre 20 e 22 de fevereiro e será composta por uma Super Especial de 9,5 km de extensão, no primeiro dia, e no segundo e terceiro dias de competição com os concorrentes a terem pela frente, em cada dia, 159 km ao cronómetro. Este evento integrou a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno pela primeira vez em 2003.

Em termos de calendário, nota apenas para a mudança da Baja de Itália que este ano tem lugar em junho, ao invés de março, sendo a quinta prova da Taça do Mundo e tendo lugar após o Rali dos Faraós, contrariamente ao ano passado, que era a segunda do calendário.

A competição sofreu também algumas alterações regulamentares em prol da redução de custos. Os pilotos prioritários só poderão usar oito pneus por ronda. A sua substituição no decorrer do evento deverá ter a concordância do delegado técnico da FIA, mas acarretará 90 segundos de penalização de 90 por pneu trocado. Já nas áreas de assistência sem paragem de cronómetro, só poderão trabalhar na viatura dois mecânicos e um engenheiro, sendo que reabastecimentos deverão decorrer nas estações de combustível comuns ao público.

A nível técnico, os diâmetros dos restritores irão variar consoante a altitude média de uma Baja, de forma a equilibrar o desempenho entre os veículos. Já a classificação de prova-maratona passará a ser aplicada a todas as que tiverem pelo menos 5.000 km, ao invés de 3.000 km, como até aqui. A par disto, um piloto não poderá ter recebido uma penalização fixa em mais de metade das etapas de um rali, sendo um tipo de admoestação que não se atribui no último dia de prova. Por fim, a classificação final contará apenas com todos os resultados dos ralis todo-o-terreno e as cinco melhores Bajas.

Calendário
20.02.2015 Baja da Russia
27.03.2015 Abu Dhabi Desert Challenge
19.04.2015 Sealine Cross Country Rally Qatar
10.05.2015 Rali dos Faraós
25.06.2015 Baja de Itália
24.07.2015 Baja Aragón
13.08.2015 Baja da Hungria
27.08.2015 Baja da Polónia
03.10.2015 Rali de Marrocos
22.10.2015 Baja Portalegre 500

O sinal de partida para a Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno 2015 é dado já este fim-de-semana com a Baja Russia – Northern Forest, primeira de dez provas que compõem o calendário e que, mais uma vez, termina em Portugal, com a clássica Baja Portalegre 500, prova que no ano passado foi o palco […]

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    últimas TT
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png