Stéphane Peterhansel: “Era tudo novo para nós: a primeira partida, a primeira especial e também nunca tínhamos conduzido neste tipo de superfícies”

Por a 5 Janeiro 2015 07:26

Após a etapa de abertura do Rally Dakar, naquele que foi o primeiro dia de competição para a Team Peugeot Total desde 1990 – todos os três Peugeot 2008 DKR regressaram em segurança ao acampamento noturno montado na Villa Carlos Paz, ultrapassando com êxito os 175 quilómetros do setor competitivo, a que se seguiu a seção mais longa secção de estrada (519 km) de todos os 17 dias desta prova. Neste seu regresso ao Dakar, o objetivo principal da Peugeot é levar os 3 carros até ao final, em Buenos Aires no dia 17 de janeiro.

O novo Peugeot 2008 DKR não teve quaisquer problemas mecânicos durante o seu primeiro dia em prova, tendo dado aos seus três pilotos um encorajamento extra no arranque desta odisseia. O duplo Campeão do Mundo de Ralis Carlos Sainz lidera o trio da Peugeot, tendo alcançado o 8º tempo na etapa e na geral no final do primeiro dia. “Estou satisfeito… foi um bom início” afirma o vencedor de 2010 do Dakar. “O nosso principal objetivo era completar a especial sem problemas e conseguimos fazê-lo. Conseguimos adaptar o nosso ritmo e foi bom, mesmo que a primeira etapa não fosse especialmente adequada a carros de duas rodas motrizes”.

Dois lugares atrás de Sainz, no 10º lugar da geral, está Stéphane Peterhansel, ele que já por 11 vezes venceu o Dakar, sendo o piloto mais vitorioso da história deste evento. Apesar desse facto, confessou-se algo nervoso antes da partida para a etapa: “Sim, estava, de facto, um pouco nervoso”, confirmou. “Era tudo novo para nós: a primeira partida, a primeira especial e também nunca tínhamos conduzido neste exacto tipo de superfícies. Mas foi uma boa surpresa, com um bom ritmo, com destaque para a alta velocidade”.

‘Novato’ na equipa era Cyril Despres, piloto que disputa o seu primeiro Dakar num automóvel depois de ter vencido a prova por cinco vezes nas duas rodas. Terminou a especial na 33ª posição, sem registar problemas. “Tenho muito a aprender, com os melhores professores, aquele tipo de professores que nem todos têm a hipótese de ter!”, comentou. “Estou só a dar um passo de cada vez e a conduzir no meu próprio ritmo”.

Bruno Famin, responsável máximo da Peugeot Total, alguém que está muito familiarizado com a Argentina, após sete anos ali a trabalhar para a Peugeot, referiu: “Afirmámos que iríamos enfrentar a prova etapa a etapa, sendo que apenas passou a primeira – mais parecida com um prólogo alongado – havendo muitas mais pela frente! É manifestamente cedo para se poder concluir alguma coisa, em especial porque a etapa de hoje não era ideal para o nosso carro. Contudo, estamos satisfeitos por termos atingido o final deste primeiro dia com os nossos três carros. O Stéphane teve um furo na roda direita traseira, permitindo-nos testar o sistema automático de enchimento. Hoje as coisas tornam-se mais exigentes, com uma especial longa que será um verdadeiro teste”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado