Dia atribulado no arranque do Dakar

Por a 5 Janeiro 2015 09:30

São pelo menos 25 os pilotos que este ano têm condições de lutar pelo top 10 no Dakar, naquela que é uma das edições mais concorridas dos últimos anos. Nunca como este ano o plantel do Dakar esteve tão rico, e após disputada apenas a primeira especial, pouco há a dizer relativamente a como tudo poderá correr daqui para a frente, ficando no entanto a certeza que haverá um vencedor distinto do ano passado, ainda que possa voltar a ser um MINI.

Na tirada de ontem, Nani Roma viu o motor do seu MINI All4 Racing ter problemas com a pressão do óleo, e teve de ser rebocado para o bivouac por um camião de assistência, perdendo várias horas e qualquer hipótese de repetir o triunfo do ano passado.

Mas como se não fosse bastante, não foi tudo para a MINI já que depois de o medalhado olímpico Nasser Al-Attiyah ter vencido a tirada, foi penalizado por excesso de velocidade, tendo rodado acima dos 50 Km permitidos numa zona controlada, pelo que foi penalizado em dois minutos, perdendo dessa forma a liderança da prova e caindo para o sétimo posto.

Dessa forma é Orlando Terranova o líder do Dakar, com pouco mais de um minuto de avanço para Robby Gordon. Giniel de Villiers é terceiro, numa Toyota que, já se viu, andou muito bem, e depois da tirada de hoje, ver-se-á se tem uma palavra a dizer neste Dakar. Desconfiamos plenamente que sim, pois com um carro menos competitivo tem andado sempre a ‘cheirar’ os lugares da frente.

O polaco Krzysztof Holowczyc é quarto na frente de Emiliano Spataro, na Renault/Duster argentina, que espantou pela sua prestação nesta tirada inicial. Carlos Sainz foi oitavo e o melhor dos Peugeot, que começaram muito cautelosos, sendo que hoje vão ter um dia crucial para se saber o que vale o carro.

A Mitsubishi Brasil entendeu ajustar a eletrónica dos seus carros de modo a evitar problemas precoces, já que na prova do Atacama, o ASX Racing de Carlos Sousa, embora tenha andado sempre com a eletrónica do motor ‘esticada’ ao máximo, para ver o que valia o motor, a verdade é que na fase final da prova a equipa apanhou alguns sustos, que convém evitar numa fase tão precoce desta corrida. Para hoje o carro vai manter-se na mesma. Significa menos potência no motor, mas também menos dores de cabeça para pilotos e técnicos.

Stéphane Peterhansel foi décimo no segundo Peugeot, tendo também optado por uma toada calma. Quem talvez tenha tido calma a mais foi o terceiro Peugeot, o de Cyril Després, que teve mais do que um concorrente, um deles foi o colega de equipa de Carlos Sousa na Mitsubishi Brasil, Guilherme spinelli a ‘buzinar-lhe’ aos ouvidos para que o francês o deixasse passar na pista, facto que levou a uma breve troca de palavras entre ambos no final, frente às camaras do Eurosport.

Boa primeira etapa para Ricardo Leal dos Santos, que foi 26º na Nissan Navara V8, imediatamente na frente de Ronan Chabot (SMG buggy). Guilherme Spinelli, foi 29º, Filipe Palmeiro (ao lado do chileno Boris Garafulic) foi 31º. Vitor Jesus e Nazareno Lopez (Toyota) foram 38º.

Nos Camiões, Hans Stacey venceu a primeira especial, deixando Marcel Van Vliet a 35s. Ales Loprais foi terceiro a 47s, sendo que para já os Kamaz começaram muito calmos.

O dia de hoje será bem complicado, já que os concorrentes enfrentam a especial mais longa do rali, com 518 quilómetros cronometrados até San Juan.

Classificação

1 Orlando Terranova (ARG)/Ronnie Graue (ARG) Mini 1hr 13min 12sec

2 Robby Gordon (USA)/Johnny Campbell (USA) Hummer 1hr 13min 54sec

3 Giniel de Villiers (RSA)/Dirk von Zitzewitz (D) Toyota 1h4 14min 02sec

4 Krzysztof Holowczyc (PL)/Xavier Panseri (F) Mini 1hr 14min 06sec

5 Emiliano Spataro (ARG)/Benjamin Lozada (ARG) Renault 1hr 14min 08sec

6 Bernhard Ten Brinke (NL)/Tom Colsoul (B) Toyota 1hr 14min 28sec

7 Nasser Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (F) Mini 1hr 14min 50sec

8 Carlos Sainz (E)/Lucas Cruz (E) Peugeot 2008 DKR 1hr 14min 56sec

9 Erik van Loon (NL)/Wouter Roesegar (NL) Mini 1hr 15min 10sec

10 Stéphane Peterhansel (F)/J-P Cottret (F) Peugeot 2008 DKR 1hr 15min 25sec

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado