Rali da Sardenha TT: Joan Barreda vence, Rodrigues é o melhor português

Por a 11 Junho 2014 19:02

Joan Barreda (KTM) foi o vencedor do dia enquanto Alessandro Botturi (Husqvarna) mantém a liderança, à geral, no Rali da Sardenha TT, quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis de Todo-o-Terreno Motos. Hoje teve lugar a quarta de cinco etapas, novamente dividida por dois setores seletivos (50 e 65 km aproximadamente), nesta que foi a segunda etapa maratona e, por isso, os pilotos não tiveram assistência.

Após o dia de hoje e com um terceiro lugar na etapa, a 1m40s do primeiro lugar, Hélder Rodrigues (Honda) subiu uma posição na geral, sendo quarto e o melhor português, por toca com Paulo Gonçalves (Honda), atual quinto classificado. No final, Rodrigues mostrou-se satisfeito com a sua prestação e diz que irá ‘atacar’ até final, quando está apenas a 2m05s da terceira posição: “Hoje todos nós melhorámos os nossos resultados. Tentei atacar para chegar a um lugar de pódio. Na primeira especial apanhei bastante pó e não consegui ser tão rápido, mas no segundo troço voltei a atacar. Apanhei o Marc e terminei a especial com ele. Estou satisfeito com o meu resultado. Não comecei da melhor forma esta corrida, mas agora tenho estado bem e vou continuar a lutar por melhorar ainda mais a minha posição”, afirma o Campeão do Mundo de Ralis de Todo-Terreno de 2011.

A par de Rodrigues, Paulo Gonçalves também irá aproveitar a quinta e última etapa da prova, que tem lugar amanhã, para tentar subir algumas posições, no entanto explica as dificuldades por que passou ao longo dos dois últimos dias: “Este quarto dia de rali foi bastante difícil, estou com dores num ombro depois da queda de ontem, fiz a ‘especial’ da manhã sem travão da frente e isso fez-me perder bastante tempo. Resolvemos o problema no final da primeira ‘especial’, tentei andar rápido na segunda ‘especial’, acabei por perder algum tempo, amanhã será o último dia e irei atacar para tentar chegar ao pódio ainda neste Rali da Sardenha”, explicou o piloto da Honda e actual campeão em título, Paulo Gonçalves, que terminou o dia de hoje na sexta posição.

Já Ruben Faria rubricou o segundo tempo na quarta etapa, a apenas 1m15s de Joan Barreda. O português começou com uma toada calma, aumentando o ritmo no segundo sector selectivo, um percurso com características mais a seu gosto, o que lhe permitiu subir uma posição na geral, passando a ser nono. “Foi um dia bem positivo. Tivemos duas especiais cronometradas neste penúltimo dia de prova, com distâncias muito semelhantes. Na primeira não corri riscos e num percurso mais técnico optei por, acima de tudo, segurar a minha posição em termos de classificação geral. Ontem subi ao décimo posto e, apesar de estar perto dos adversários mais directos, não ataquei.” Quanto ao segundo sector selectivo, o piloto salienta que “a segunda especial correu mesmo muito bem. Mantive sempre a minha concentração quanto à navegação e ataquei. Estava confortável com a moto e com a pista e resolvi tentar a vitória na especial. Acabei por ficar em segundo, o que é muito bom antes da derradeira especial. Esta prova é um enduro muito grande e não um rally tradicional, por isso penso que foi muito positivo este dia.”

Quanto a Mário Patrão, estreante em provas do Mundial, a par do compatriota David Megre, tem como objetivo alcançar um lugar no top dez, – depois de alcançar o oitavo lugar na quarta etapa – ele que é actualmente 11º da geral, a 9m02s do 10º lugar, ocupado por Hernadez Armand (KTM). “Mais um dia cumprido, estou a conseguir andar com os pilotos da frente e a aprender a navegar. Ao mínimo erro afundamo-nos na tabela, tenho estado seguro e a cometer o mínimo de erros possível. Sei que ainda não posso conciliar uma maior velocidade com a navegação mas a seu tempo tudo será melhor. Resta-nos um dia de prova, o objetivo vai ser o mesmo, o melhor desempenho, mas se no final conseguir assegurar o ‘Top 10’ da geral será fantástico”, afirma o seis vezes Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, Mário Patrão. A terminar, David Megre fez o 15º tempo do dia, posição que é ocupa à geral.

Rali da Sardenha TT – Classificação após 4ª Etapa:

1º BOTTURI Alessandro Husqvarna 12:19:52

2º COMA CAMPS Marc KTM +10:06

3º FARRES Gerard 12:37:49 GAS GAS +17:57

4º RODRIGUEZ Helder Honda 12:39:54 +20:02

5º GONCALVES Paulo 12:41:21 HONDA +21:29

6º MANCINI Andrea 12:42:25 HONDA +22:33

7º BARREDA Joan 12:45:24 KTM +25:32

8º PAIN Olivier 12:51:21 YAMAHA +31:29

9º FARIA Ruben 12:56:14 KTM +36:22

10º ARMAND Monleon Hernadez GAS GAS +37:07

11º ABRANTES PATRAO SUZUKI +46:09

15º MEGRE David KTM +1:46:45

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado