OPINIÃO: Extreme E? Até ver, Alejandro Agag não teve Toque de Midas…

Por a 5 Abril 2021 15:12

A nova competição tem um marketing fantástico, dinheiro para seduzir pilotos com grande nome, ideias para dar e vencer, senhoras a competir ao lado dos homens, um carro interessante, mas faltou quase tudo o resto. É verdade que houve alguma ação, mas bastou a primeira prova para ficaram completamente a nú as debilidades desta competição, ao melhor estilo do ralicross, mas em estrada aberta.

É boa a ideia, o pressuposto, a mensagem, mas os adeptos dos ‘motores’ em geral, todo o terreno em particular não se vão deixar facilmente seduzir pela Extreme E.

Talvez com alterações no formato das provas, talvez seja necessária muito mais maturação.

A Fórmula E quando nasceu, também toda a gente desconfiou, mas sete anos depois está perfeitamente consolidada. É claro que hoje é impossível fazer um Dakar com um carro elétrico, mas a Audi vai fazer um em 2022 com um híbrido.

Os motores de combustão nasceram em 1872, através do norte-americano George Brayton, e quase século e meio depois vive-se uma era de transição.

Quanto tempo mais ‘cá’ vão ficar não sabemos, mas pelo meio temos que experimentar.

Esta Extreme E, desta forma, não ‘pega’. Corridas de duas voltas e 18 quilómetros em todo-o- terreno não resultam. O pó já causou acidentes complicados, num Dakar, concorrentes a rodar juntos é sinal para ter cuidado, pelo que três Odyssey 21 e-SUV a andar no máximo, não vai ser fácil. E estávamos no deserto, agora vamos para o Lago Rosa perto de Dakar, no Senegal, depois para a Gronelândia, Pará no Brasil, Terra del Fuego, na Argentina. Talvez as restantes deem um bom espetáculo televisivo, mas na Arábia Saudita não foi. Até ver, Alejandro Agag, não teve Toque de Midas…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge
Jorge
3 anos atrás

Todo terreno e rally tem de ser um concorrente de cada vez, independentemente do carro ser a combustão, elétrico ou outra coisa qualquer.
Ainda me meti a ver a primeira semi final, mas no final da reta já estava decidido. Parece mais uma drag race que todo o terreno.

jgorito
jgorito
3 anos atrás

E não se percebeu afinal o que faltou.
Já o AS inglês achou outra coisa…

Scb2
Scb2
3 anos atrás

Foi abaixo das expectativas mas foi a primeira corrida de algo completamente novo, mais fora do normal que a FE.
Talvez resulte em áreas menos secas (o Dakar africano fazia partidas em conjunto no Lago Rosa, temos as 24h TT de Fronteira…Há muito por onde mexer. Querer matar a prova após a 1a (ainda por cima com o buzz mediático que criou e com os apoios que tem).
Não acho que venha a ser algo muito relevante, mas um bom entretenimento como é a FE.

Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

Foi mais reality TV do que corridas, tanto trabalho a ver as corridas de qualificação, para depois agruparem os 3 primeiros numa meia final e os 3 últimos noutra, garantiram logo que o 3º ia à fava e um dos falhados ia à final. Depois as corridas entre múltiplos carros foram apenas corridas até à primeira curva, a partir daí foi um passeio com os carros a manterem 30 segundos de diferença por causa da poeirada. Este pessoal que anda comentar no YT parece que nunca viu corridas de rally cross.

Last edited 3 anos atrás by Não me chateies
últimas Extreme E
últimas Autosport
extreme-e
últimas Automais
extreme-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado